Esportes - 6 de julho de 2011

quarta-feira, 06 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Jogos decisivos no Intercolegial

A primeira fase dos Jogos Intercolegiais está chegando ao fim e cada rodada é decisiva para a definição de quem continua no torneio. Na primeira fase as equipes são divididas em chaves de três ou quatro equipes, classificando-se duas para a próxima fase, onde todos os jogos são eliminatórios.

A rodada de sábado, 2, foi marcada por 88 gols, alguns decisivos para a classificação da equipe. Confirmaram passagem para a próxima fase o Graças sub11, Augusto Spinelli sub13, Fribourg sub11, ESI sub15, Graças sub15, Ciep 480 sub15 e Ciep Glauber Rocha sub13. Estas equipes já estão com vaga garantida na segunda fase, que começa em agosto.

9h: Mercês 5 x 3 Graças 11

9h50: Graças 6 x 4 Miosótis 11

10h30: Rui Barbosa 3 x 5 Augusto Spinelli 13

11h10: Labor de Cordeiro 2 x 5 CNSD 11

12h: Fribourg 3 x 8 Miosótis 15

13h Espaço Livre 4 x 10 Fribourg 11

13h40: Dinâmico 1 x 3 ESI 11

14h20: Galdino 1x 0 Tuffy El-Jaick 13

15h: Sanglard 8 X 0 Oficina do Saber 11

15h45: CNSD 2 X 2 ESI 15

16h30: Graças 13 X 2 Crescer 15

17h10: Ciep 480 3 x 2 Ciep Glauber Rocha 15

17h40: Maximilian 0 X 1 Ciep Glauber Rocha 13

O Intercolegial é uma parceria da Prodesporte, Universidade Candido Mendes, Luau TV e A VOZ DA SERRA, com apoio de Fisk, Mund Sports, Classe A, Pré-Vestibular do São João Batista, Águas de Nova Friburgo e Prefeitura de Nova Friburgo.

Friburguense pode garantir sua classificação nesta quarta

O elenco tricolor se reapresentou domingo, 3, realizou atividade regenerativa e segunda-feira treinos em período integral. Ontem, 5, logo após treino tático e recreativo, o Frizão viajou rumo à concentração para o jogo desta quarta, 6, contra o Quissamã, às 15h, no Carneirão. A rádio FutRio transmite a partida, direto de Quissamã, através do site www.futrio.net.

Caso vença, o Fri fica numa boa posição para se classificar, pois chegará aos 32 pontos e pulará para a 2° colocação, desde que Bonsucesso perca seu compromisso contra a Portuguesa no Estádio Leônidas da Silva.

A classificação hoje é:

1º - Quissamã – 34 pontos

2º - Bonsucesso – 30 pontos

3º - Friburguense – 29 pontos

4º - Sendas – 26 pontos

5º - Barra Mansa – 20 pontos

6º - Serra Macaense - 17 pontos

7º - Portuguesa - 17pontos

8º - Ceres - 16 pontos

9º - Tigres do Brasil – 14 pontos

10º - Teresópolis – 13 pontos

11º - Estácio de Sá – 13 pontos

12º - Angra dos Reis – 9 pontos

Projeto Solução classifica mais atletas no estadual

No fim de semana aconteceu o Campeonato Inter-regional do Rio de Janeiro, realizado em Queimados. O campeonato contou com mais de 1500 atletas inscritos, representantes dos principais clubes do Estado do Rio e mais uma vez o Projeto Solução representou Nova Friburgo com competência. Destacou-se Christina Queiroz Amaral Duarte, campeã na classe sub20 e bronze na sênior. Bom desempenho também teve Lucas de Carvalho Silva Gomes, que ficou com prata na categoria meio pesado - sub15.

Mesma sorte não teve Gustavo Amaral da Silva, atleta Isero, que foi derrotado em duas disputas pelo bronze, perdendo nos últimos segundos na classe seniores e nos juniores, por uma desistência por contusão no ombro direito.

Em agosto será realizado o campeonato estadual — uma das últimas etapas do circuito estadual — e já nas próximas semanas os Jogos Mundiais Militares, que terão o professor Carlos Hespanha, do Projeto Solução, como técnico da seleção feminina brasileira.

As competições de judô terão entrada franca e acontecerão na Universidade da Força Aérea (Unifa), no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Christina Queiroz Amaral Duarte: campeã

Lucas de Carvalho Silva Gomes: 2º lugar

Augusto Neves Rosa: 3º lugar

Christina Queiroz Amaral Duarte: 3º lugar

Cleiton Erick Gomes Tranhago: 3º lugar

Emanuelle Pereira Oliveira: 3º lugar

Diego de Oliveira Duarte: 3º lugar

Jéssica da Silva Tuler de Rezende: 3º lugar

Sheurie de Abreu dos Santos: 3º lugar

Tour do Rio movimentará o Estado sobre duas rodas

O Tour do Rio é uma competição de ciclismo que acontece no Estado do Rio de Janeiro de 27 a 31 de julho. A primeira edição foi no ano passado e a deste ano já chega com o status de maior prova internacional de ciclismo de estrada da América Latina, com distribuição de R$ 200 mil em premiação. Participam dez equipes nacionais e oito internacionais, duas a mais do que em 2010. Os atletas percorrerão cerca de 800 quilômetros num cenário de montanhas, praias e reservas naturais, passando por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Nova Friburgo, Região dos Lagos e Rio de Janeiro.

Apesar de ser novidade no circuito mundial de competições de ciclismo, o Tour do Rio conquistou prestígio. A competição agora determina as equipes nacionais que participarão de provas no exterior. A pontuação também influencia na classificação dos atletas para as Olimpíadas de Londres, em 2012.

ALÉM DO ESPORTE - Imagine uma cidade com ruas com trânsito fluindo em todos os sentidos, sem retenções nas principais vias de acesso. Ao invés dos engarrafamentos, cantados em jargões todo santo dia pelos noticiários, gente indo e vindo de bicicleta por ciclovias interligadas. E carros, ônibus e bikes dividindo esse ir e vir com respeito e segurança. Boa parte do mundo está atrás dessa fórmula perfeita. Inglaterra, França, Holanda, Alemanha, Suécia e Colômbia são exemplos de países que aderiram à onda bike friendly e adotaram medidas radicais para tirar das ruas o maior número de carros possível e, ao mesmo tempo, induzir o uso de bicicletas.

Em Amsterdam são ao todo 700 mil bikes em circulação, o que representa 50% do tráfego. Em Paris, o governo disponibilizou dez mil bicicletas em 750 pontos de locação, com o intuito de, até 2020, reduzir em 40% o número de automóveis. Berlim investiu pesado: elevou o preço dos combustíveis e gastou 2,5 milhões de euros em ciclovias que se conectam às estações de trem e terminais de ônibus, além de construir três mil estacionamentos para bicicletas. Londres lançou o programa “London Bicycle Master Plan Study”, um conjunto de medidas para incentivar e gerar condições ideais para o uso das bikes. Estocolmo tem 40 grandes estações de bicicletas espalhadas pela cidade. E Bogotá gaba-se de ser hoje a dona da maior ciclovia da América do Sul, com 300 quilômetros. Trocando em miúdos, a bicicleta é, em termos mundiais, a estrela dos tempos verdes: não polui, não depende de combustível, significa saúde, bem-estar, contato com a natureza. E figura como talvez a única solução para reverter a iminente inviabilidade dos centros urbanos. A linha de chegada do Tour do Rio está localizada justamente aí, nessa equação contemporânea.

Dentro do pacote Educação, Saúde e Sustentabilidade da competição estão várias iniciativas. Entre elas, o Adeus Rodinhas, que antecede a passagem dos atletas. É uma brincadeira de criança, com objetivo de gente grande: despertar na meninada a importância do uso da bicicleta como meio de transporte e ensinar a elas as regras para se sair por aí de bike. Workshops acontecerão nas seis cidades. “Fazemos um trabalho que chamamos no ciclismo de 3K. Trinta quilômetros por hora é a velocidade média que o ciclista anda na rua. No circuito que montamos, aprende o motorista, o pedestre, o ciclista, as crianças”, diz Jucá. Outro foco do Tour do Rio é o meio ambiente: 200 árvores frutíferas serão plantadas na capital e em cada um dos cinco municípios fluminenses, para neutralização do carbono emitido pela competição. “As cidades recebem mais de 600 pessoas, entre equipes e organização. Como são lugares pequenos, você mobiliza tudo, a rede hoteleira, os restaurantes, o comércio”, comenta a produtora. “Acho que posso dizer que atuamos em todas as frentes: turismo, conscientização, sustentabilidade, transporte, lazer”, diz.

No segundo ano de vida, o Tour do Rio já alça voos altos, figurando entre as principais provas de ciclismo do mundo. O número de equipes internacionais pulou de seis para oito. E a competição determina as equipes nacionais que vão participar de provas lá fora. A pontuação no Tour do Rio influencia também na classificação dos atletas para as Olimpíadas de Londres, em 2012. As cidades ao longo do circuito agradecem pela passagem de tal caravana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade