Friburguense é derrotado pelo América por 2 a 1, de virada, e se complica no Estadual
O Frizão pressionou durante toda a segunda etapa, porém não conseguiu evitar a quarta derrota, em seis jogos, na Taça Guanabara. O time permaneceu com quatro pontos e caiu para a sexta colocação do Grupo B, acendendo o sinal de alerta: o Duque de Caxias, primeiro integrante da zona de rebaixamento, tem apenas dois pontos a menos. Além disso, a equipe tricolor ficou distante de obter uma vaga no Torneio Mathias de Andrade. Já a equipe carioca chegou a sete pontos ganhos, subiu para a quarta posição, e deu um importante passo para conseguir a classificação. A esperada presença do ex-jogador e atual diretor do América, Romário não foi em vão. O baixinho acompanhou atentamente a partida na porta do vestiário dos visitantes.
O jogo:
Buscando se aproveitar do apoio da torcida, os donos da casa se lançaram ao ataque desde o início da partida, na tentativa de pressionar o adversário. No entanto, o Frizão esbarrou na falta de organização dos homens de frente, e quem mais assustava era o América nas jogadas de contra-ataque. Aos sete minutos Gérson cruzou para Adriano que entrou pela esquerda da área friburguense e bateu cruzado. A bola passou tirando tinta da trave. Aos 11 minutos, Osmar subiu mais alto que a defesa adversária e cabeceou no canto direito do goleiro Marcos que, atento, salvou o Friburguense.
Quando se tinha a impressão que o gol dos visitantes era questão de tempo, aos 25, Carlos Alberto cobrou escanteio pela direita e Sérgio Gomes de cabeça inaugurou o marcador: 1 a 0 Frizão e muita vibração nas arquibancadas do Eduardo Guinle. Mas a festa não durou muito tempo. Após abrir vantagem, a equipe do técnico Cleimar Rocha recuou e seis minutos depois o América igualou o placar também pelo alto. Claudemir cobrou escanteio, a zaga tricolor afastou e a bola voltou para o lateral direito que cruzou para Daniel Morais empatar. Quarto gol do atacante no Campeonato Carioca. A partir daí o Friburguense se perdeu em campo e aos 38 minutos veio a virada. Em rápido contra-ataque o habilidoso Adriano passou pelo zagueiro Wallace invadiu a área e bateu colocado no canto esquerdo de Marcos.
Pressão total no segundo tempo
No intervalo, o técnico Cleimar Rocha trocou Carlos Alberto e promoveu a entrada do atacante Paulo Roberto na tentativa de aumentar o poder de fogo dos donos da casa. O Friburguense voltou mais organizado e pressionou o adversário desde o primeiro minuto. Aos 5, Léo Andrade recebe na área, porém ao invés de chutar a gol, prende demais a bola, perde o domínio e acaba cometendo a falta. Primeiras das muitas vaias que o atacante viria a receber mais tarde.
Aos 14 minutos, a melhor oportunidade de empatar foi desperdiçada. O zagueiro Fábio Braz puxa Cassiano dentro da área. Pênalti para o Frizão. Léo Andrade cobra com paradinha e manda uma bomba no travessão do goleiro Roberto. Muito perseguido pela torcida após o erro, aos 28, Léo Andrade deixa o campo muito hostilizado para a entrada de Vivinho. O tempo passava e o panorama é o mesmo. O América fechado na defesa e o Friburguense buscando a todo o tempo o empate. Restando cinco minutos para o final, Miguel, novamente realizando boa partida, faz excelente jogada e é derrubado na área, o árbitro Estevão Cunha de Trindade porém manda seguir.
Um minuto antes, Wallace, que já tinha cartão amarelo, impediu com falta contra-ataque perigoso dos visitantes e foi expulso. Com um a menos os donos da casa se lançaram ao ataque na base do desespero e por pouco não sofreram o terceiro gol. Fim de jogo e frustração dos torcedores do Frizão. Alegria da torcida do Diabo, que também compareceu, e do time comandado pelo técnico Bebeto.
FRIBURGUENSE 1 X 2 AMÉRICA
Marcos Roberto
.................................................................................................................
Sergio Gomes Claudemir
Roni Fábio Braz
Walace Evandro
Flavinho Gérson (Da Costa – 23‘/2°)
...............................................................................................................
Cássio (Flávio Santos – 23‘/2°) Júnior
Miguel Mael
Cassiano Osmar
Alex Faria Jones (Allan – 10‘/2°)
................................................................................................................
Léo Andrade (Vivinho – 28‘/2°) Daniel Morais (Patty – 36‘/2°)
Carlos Alberto (Paulo Roberto – int.) Adriano
.................................................................................................................
Técnico: Cleimar Rocha Técnico: Bebeto
FICHA TÉCNICA:
04/02/10 – 16h – Taça Guanabara 6ª rodada
Estádio Eduardo Guinle
Renda R$: 7.930 Público pagante: 594 (634 presentes)
Árbitro: Estevão Cunha de Trindade
Auxiliares: Michel Correa e Marcos Antonio Batista Junior
Gols: Sérgio Gomes, 25min; Daniel Morais, 31 min; Adriano, 38 min;
ARBITRAGEM:
Estevão Cunha de Trindade teve uma atuação muito confusa. Inverteu diversas faltas, distribuiu 13 cartões amarelos em um jogo que não houve tanta violência. Além disso ignorou um pênalti claro para o Friburguense no fim da partida. Nota 5.
DESTAQUES:
A rápida dupla de ataque do América. O oportunismo de Daniel Morais e a rapidez e habilidade de Adriano infernizaram a defesa dos donos da casa. Nota 8
Pelo Friburguense, o meia Miguel, assim como na última partida teve uma boa atuação. Foi a principal arma ofensiva da equipe, principalmente no segundo tempo. Nota 7.
CLASSIFICAÇÃO GERAL:
Grupo A:
1) Flamengo 16 pts
2) Fluminense 15 pts
3) Olaria 11 pts
4) Boavista 10 pts
5) Volta Redonda 8 pts
6) Bangu 6 pts
7) Duque de Caxias 2 pts
8) Americano 0 pts
Grupo B:
1) Vasco 18 pts
2) Botafogo 15 pts
3) Madureira 12 pts
4) América 7 pts
5) Resende 6 pts
6) Friburguense 4 pts
7) Macaé 4 pts
8) Tigres 3 pts
ARTILHARIA GERAL:
Dodô (Vasco): 7 gols
Marcelo Ramos (Madureira): 6 gols
Vágner Love (Flamengo): 6 gols
Adriano (Flamengo) : 5 gols
ARTILHARIA DO FRIBURGUENSE:
Hércules: 2 gols
Bidú: 1 gol
Alex Faria: 1 gol
Sérgio Gomes: 1 gol
PRÓXIMA RODADA:
Em busca da classificação para o torneio Mathias de Andrade, o Friburguense encara o Macaé neste domingo, 7, às 17h, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos. Para conquistar a vaga, o Tricolor da Serra precisa vencer a partida e torcer para que o Resende perca para o Botafogo que o América perca para o Tigres. Além disto, a equipe deve tirar a diferença de quatro gols a menos de saldo para a equipe carioca. Para esta partida o técnico Cleimar Rocha irá contar com o retorno do meia Bidú e do zagueiro e capitão Cadão que cumpriram suspensão na última rodada. Além deles, fica a expectativa pela volta do artilheiro da equipe na competição, Hércules, que se recupera de lesão. Em contrapartida, o zagueiro Wallace, expulso contra o Macaé não joga. Pelo Estadual de Juniores, o Friburguense joga também neste domingo, 7, às 15h, no Estádio dos Expedicionários, em Macaé, contra os donos da casa.
Confira todos os confrontos da última rodada da primeira fase:
Grupo A:
Americano X Duque de Caxias – Godofredo Cruz (sábado, às 17h)
Volta Redonda X Bangu –Raulino de Oliveira (sábado, às 17h)
Boavista X Flamengo – Raulino de Oliveira (domingo, às 19h30)
Olaria X Fluminense – Engenhão (domingo, às 19h30)
Grupo B:
Botafogo X Resende – Engenhão (domingo, às 17h)
Macaé X FRIBURGUENSE – Godofredo Cruz (domingo, às 17h)
América X Tigres – Édson Passos (domingo, às 17h)
Vasco X Madureira – São Januário (domingo, às 17h)
Atletas do Projeto Solução disputam Pan-americano de judô em São Paulo
Neste sábado, 6, e domingo, 7, será realizada a Seletiva Nacional classificatória para o Campeonato Pan-Americano de Judô, nas categorias juvenil e junior. O torneio irá acontecer na cidade do Guarujá, em São Paulo, e contará com dez atletas do Projeto Solução, que funciona no bairro de Olaria, além do técnico Carlos Hespanha.
Os vencedores da competição, estarão concorrendo também a participação em outras três competições disputadas mês que vem nas cidades de Thuringia e Bremen, na Alemanha, e em Lisboa, Portugal. Nestes eventos, haverá a realização de treinamentos de campo com as próprias equipes participantes, um dos grandes atrativos para os jovens. Os judocas de Nova Friburgo estão se preparando para a Seletiva desde o mês de dezembro. Por possuir atletas mais experientes, a delegação acredita que eles têm muitas chances de obter bons resultados.
Satisfeito com a escolha de seu nome pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o treinador Calos Hespanha afirma que a classificação de outros friburguenses para a seleção principal seria um marco para o esporte na cidade. “Treinamento de qualidade, houve. Dedicação e confiança também. Agora é aguardar os resultados”, afirma. A equipe embarcou na última quinta-feira, 4, e já se encontra no litoral paulista.
Confira a relação completa dos atletas:
NOME CATEGORIA PESO
Augusto Neves Rosa Juvenil 55 kg
Ana Clara Moreira Pessoa Júnior 52 kg
Cândido José da Rocha Cabral Júnior Juvenil 66 kg
Christina Queiroz Amaral Duarte Júnior 52 kg
Flávio Alessandro Féu Vianna Júnior 66 kg
Genaína da Silva Santos Júnior 57 kg
Guilherme Ferreira Cordeiro Júnior 81 kg
Gustavo Amaral S. da Silva Juvenil 50 kg
Marcus Paulo Lima Borda Júnior 60 kg
Matheus Aguiar dos Santos Júnior 66 kg

Deixe o seu comentário