Africa promove projeto Ambiente em Movimento
Todas as novas atividades impactam o meio ambiente. No trabalho, em casa, nos momentos de lazer e até mesmo dormindo estamos continuamente interferindo no equilíbrio ambiental. Este mesmo raciocínio vale para todos os seres vivos do planeta: o mundo é continuamente transformado graças às ações de todos os seus habitantes, sejam humanos, plantas, bactérias, peixes, fungos etc.
O meio ambiente nos proporciona esta íntima convivência. Por mais improvável que pareça, todos os seres vivos possuem estreita ligação. Basta imaginar que uma simples bactéria que viva nos confins da Ásia, por exemplo, pode ser transportada por várias vias e acabar em Nova Friburgo. E isso acontece diariamente, em milhares de lugares do mundo, milhões de vezes.
Este é apenas um exemplo de como o meio ambiente é altamente interligado e interdependente do comportamento de todas as espécies. Por se tratar de um direito difuso, que se projeta além da individualidade humana, por se tratar de um bem natural interligado por circunstâncias de fato, que fazem do ambiente natural um patrimônio da humanidade, todos nós possuímos o dever de preservá-lo.
Além disso, existem outras formas de relações entre as espécies: o transporte ilegal de animais silvestres, o contrabando de plantas, as espécies exóticas que são introduzidas voluntariamente em habitats diferentes, o lixo jogado nos cursos d’água, que poluem e contaminam os recursos hídricos, a poluição atmosférica levada pelas correntes eólicas e tantas outras provocadas pela interferência humana.
É fácil verificar que a fragilidade do meio ambiente é constantemente ameaçada pela ação dos homens, em escala muito superior do que as formas mais divulgadas: desmatamento, agrotóxicos, destinação errada para o lixo, emissão de gás carbônico e metano são muito divulgadas na mídia e provocam reflexões sobre nossas ações. Mas existem vários outros impactos no dia a dia que afetam de forma definitiva o equilíbrio ambiental.
As ações humanas devem prever uma interligação com o meio ambiente, fazer do desenvolvimento uma contribuição para uma congruência de fatores que estarão em conformidade com a sustentabilidade da própria vida. O homem precisa entender que tudo está interligado; quando polui, isso volta para si; quando busca o equilíbrio com pequenas ações, tal equilíbrio gera qualidade de vida.
Pensando em tudo isso, a Associação Friburguense de Canoagem (Africa) e a Lumiar Aventura realizarão no dia 6 de junho, a partir das 10h, o evento Ambiente em Movimento. O objetivo é dar início a um processo de parceria entre comunidade, empresários, Ongs e poder público, no intuito de fortalecer o equilíbrio dos movimentos de desenvolvimento local, buscando esclarecer, orientar e dar bons exemplos de ações práticas e que podem fazer do meio ambiente um infinito parceiro.
“Viver é um privilégio. Nossas escolhas são frutos dessa evolução fantástica que está em curso desde que o mundo surgiu. Quanto mais conhecimento se adquire e se utiliza para promover o desenvolvimento humano equilibrado e sustentável, mais qualidade de vida e felicidade alcançaremos”, diz Heberson Lamblet, presidente da Associação Friburguense de Canoagem.
A programação das atividades no centro do distrito de Lumiar é:
10h: mutirão de limpeza do Rio Macaé
12h: plantio de mudas no Encontro dos Rios
13h/17h: Exposição de fotos e equipamentos, distribuição de mudas, oficinas sócio-ambiental e show com Wlad e sua Gente, na Praça Carlos Maria Marchon, em Lumiar
O trabalho no Encontro dos Rios está assim definido: mutirão de limpeza do Rio Macaé (10h), e plantio de mudas às margens do Rio Macaé (12h), na Ponte dos Alemães, Encontro dos Rios.
Carro dá defeito, mas dupla
friburguense continua líder
A dupla friburguense Nilton Gomes e Guilherme de Paula ficou em quinto lugar na sétima e oiotava etapas do Campeonato Estadual de Automobilismo, realizado domingo, 24, no Autódromo de Jacarepaguá (RJ). O carro dos friburguenses apresentou defeito na pista na décima volta da primeira bateria, mas continuou até o fim da corrida, o que provocou a queda na classificação final da prova.
A próxima prova, correspondente à nona e décima etapas, será dias 27 e 28 de junho.
O ranking estadual hoje é:
1º - 96 pts – Nilton Gomes e Guilherme de Paula (Nova Friburgo)
2º - 90 pts – André Seda (Rio de Janeiro)
3º - 88 pts – Rafael Ascoli (Nova Friburgo)
Os dois corredores agradecem ao Jornal A VOZ DA SERRA, Time Express, Bocão Despachante, Multi Óleo, Pizzaria Papillon, Indicauto, LP Informática, Posto Carestiato, Papoo, Serrana Carnes, Savel Auto Peças e Tatão Auto Peças.
Confirmada data do
Melhores do Esporte
Agora é definitivo. A 15ª festa Melhores do Esporte - entrega do Troféu Corrado Spallanzani -, será dia 24 de julho, às 20h, no Ginásio Santa Paula Frassinetti, do Colégio Nossa Senhora das Dores. O evento deste ano terá duas grandes surpresas que, sem dúvida, agitarão o meio esportivo da cidade. A organização da festa garante que será um evento que marcará a história do desporto municipal local.
Os indicados têm até dia 31 para entregar os currículos, contendo os três principais eventos que ganharam em 2008, uma foto 9x12, em envelope fechado, com nome do indicado e modalidade, na Secretaria Municipal de Esportes, das 11h30 às 17h30. Após o dia 31 o indicado que não entregar o currículo será automaticamente eliminado e substituído por outro.
Lutadores friburguenses
têm dificuldades nos JABs
A lutadora do projeto Solução, Christina Queiroz, categoria juniores, classificou-se em terceiro lugar e ganhou a medalha de bronze nos Jogos Abertos Brasileiros (JABs), realizado em Maringá (PR), no fim da semana passada. Já Guilherme Cordeiro, também atleta da mesma categoria e do mesmo projeto, perdeu duas lutas e ficou sem classificação. Christina Queiroz, primeira friburguense a se classificar, perdeu na semifinal para a atleta do Paraná e acabou vendo a lutadora de Minas Gerais, que havia vencido nas eliminatórias, ficar com o título da competição. Os dois lutadores foram acompanhados pelo professor e treinador Carlos Hespanha.
Para ganhar a medalha, Christina venceu lutadoras dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás. Guilherme Cordeiro perdeu para o mineiro Jack Jamil Dauod, que foi o campeão da categoria nas eliminatórias.
Os dois atletas de Nova Friburgo tiveram dificuldades em suas lutas face ao alto nível técnico da competição, pois os atletas das categorias mais experientes lutaram contra os mais jovens, visto que o evento não tem divisão etária.
Na pontuação geral o estado do Rio ficou em tereciro lugar, atrás de São Paulo e Minas Gerais. Destaca-se a participação dos lutadores olímpicos Alexandre Lee e Edinanci Silva, de São Paulo, que venceram todos os seus combates por ippon.
Deixe o seu comentário