Marlon Moraes vence campeão mundial no Shooto Brasil 10
O lutador friburguense Marlon Moraes disputou semana passada lutas do Shooto Brasil 10, um dos maiores eventos de MMA brasileiro. A competição foi realizada no Centro de Lutas Delfim, na Tijuca, Rio de Janeiro. Foram 11 lutas profissionais de MMA, com transmissão ao vivo do site WTNFight e cobertura das principais mídias, entre elas, revista Tatame e canal Premiere Combate. O adversário foi André Rouberte, hexacampeão mundial e octacampeão brasileiro de kickboxing, tendo ainda em seu currículo cinco lutas de MMA e cinco vitórias.
A LUTA – Marlon Moraes (Fight Co./Nova União) dominou todas as ações contra André Rouberte (Delfim). O jovem friburguense conseguiu punir André com combinações de socos e chutes na coxa, que minaram a perna do adversário. Depois Marlon derrubou-o e desferiu uma sequência de socos, que fizeram o árbitro interromper o combate a 3:40 do round 1.
AGRADECIMENTOS – Marlon agradece à Academia Fight Co, os professores de muay thai Anderson França e Edson Júnior, e de jiu-jítsu Flávio Serafim (Pintinho), a Alex Davis e ao secretário municipal de Esportes, Frank James, que em breve proporcionará a prática de muay thai nas comunidades de Nova Friburgo. Além deles, agradece o patrocínio da CCM Sports, Mundo Verde, restaurante Chimarron, Iebeu e Autoescola Friburgo.
Damiano Militão vence corrida no sul do país
O ciclista Damiano Militão acaba de chegar de Florianópolis (SC), onde participou da Corrida de Aventura Sul Brasilis. Ele venceu na categoria aventura de duplas, junto com Márcio Augusto Gripp, da O’Born de Rio das Ostras, formando a equipe Dreams Bike Center/O’Born. A prova foi toda realizada sob chuva forte, tendo sido entregue um mapa para navegação e localização 30 minutos antes da largada, que aconteceu às 15h do último sábado, 24. Foram 20 quilômetros de mountain bike, 20 de trekking e 4,5 de canoagem.
Apesar de ainda pouco experiente na modalidade, a dupla conseguiu escapar já na canoagem, em duck duplo, e mesmo com algumas quedas e machucados, devido ao trekking em trilhas muito fechadas e com pedras escorregadias, manteve a vantagem no mountain bike, que tinha muitas subidas íngremes, conseguindo abrir considerável vantagem e fechar a prova às 21h, após seis horas de desgastante esforço.
Friburgo Eco Adventure atrai competidores de todo o país
Dias 14 e 15 de fevereiro, Nova Friburgo será palco da maior corrida de aventura do estado do Rio, a Friburgo Eco Adventure, válida pelo ranking brasileiro de corridas de aventura e pelo ranking estadual.
Já em sua segunda edição, a prova atrai competidores de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, que sobem a serra dispostos a conhecer as belezas naturais da cidade. A Friburgo Eco Adventure é uma corrida de aventura desenvolvida, tendo por objetivo os competidores e equipes iniciantes no esporte. A prova é bastante dinâmica, com constante troca de modalidades ao longo do percurso, que contempla os principais pontos turísticos da cidade. Este tipo de prova é uma competição multiesportiva, em que os competidores, formando equipes, se orientam por meio de cartas topográficas e bússolas. Seja pedalando, correndo, nadando ou fazendo rapel, o objetivo da prova é promover integração sadia e harmônica entre os atletas e a natureza, estimulando o espírito de preservação.
A navegação é um aspecto interessante da prova, uma vez que, além da carta topográfica, com a localização dos PCs, em alguns trechos as equipes têm auxílio de uma planilha, como as que são utilizadas em enduros, ou seja: os atletas não conhecem o trajeto da prova, apenas sabem a localização dos postos de controle, tendo que atingir estes na ordem estipulada pela organização. Para se ter uma ideia do esforço, a prova tem duração de seis a dez horas.
A organização da Friburgo Eco é de Rafael Basalo Sports, que desde 2001 promove eventos de aventura na cidade. Rafael foi responsável pela Explorer Corrida de Aventura, em 2003, com o maior rapel já realizado em uma prova de aventura no Brasil, com 270 metros de altura. Além disso, promoveu a X Terra, a primeira prova de mountain bike, maratona oficial do estado do Rio, em 2004, com 92 quilômetros. São mais de 30 eventos, entre competições de ciclismo, mountain bike e aventura. “Organizar uma corrida de aventura é uma tarefa extremamente complexa, que envolve inúmeras variáveis. Para isso contamos com o apoio total da atual administração municipal e o empenho pessoal do secretário de Esportes, Frank James, que já se comprometeu a fornecer todo o suporte necessário”, diz Rafael Basalo.
Rafael, que é professor de educação física e química, tem na prática esportiva e na organização de eventos a sua grande paixão. Desde criança, quando morava no meio da Floresta Amazônica, no vilarejo de Porto Trombetas, no Pará, já se embrenhava nas matas e rios daquela região. Quando veio para Nova Friburgo, aos 14 anos, o alvo das explorações passou a ser as montanhas e matas da região. “Nova Friburgo possui a maior de todas as riquezas: o ouro verde. É preciso fomentar ações que levem ao desenvolvimento sustentável do ecoturismo em nossa região, como ferramenta geradora de emprego e renda. A Friburgo Eco nada mais é do que uma pequena mostra do potencial do nosso município”, afirmou Rafael Basalo. Informações sobre a prova podem ser obtidas em www.rafaelbasalo.com.
Frizão estreia nova camisa no Campeonato Carioca
O Friburguense estreou no último domingo, 25, contra o Flamengo, no Maracanã, a nova camisa do time para a temporada deste ano, com o patrocínio da Prefeitura de Nova Friburgo. Além de entrar em campo exibindo a logomarca do governo municipal, a equipe carregava uma faixa com os dizeres Venha passar o carnaval na montanha. O convite feito pela Prefeitura faz parte dos novos planos para o turismo, que passa por um período de modernização e profissionalização de sua estrutura e modo de interagir com os turistas.
“Nosso carnaval será o melhor da região. Com uma estrutura organizada e agremiações tradicionais, além de bailes populares, Nova Friburgo está preparada para receber os turistas com conforto, segurança e atendimento de primeira qualidade”, assegurou Sergio Madureira, secretário de Turismo.
Segundo José Eduardo Siqueira, vice-presidente de futebol do Friburguense, a parceria com a Prefeitura fortalece os laços entre o esporte municipal e a comunidade. “A visibilidade promovida por nossa equipe não só fortalece o turismo externo, como também torna mais próximo o cidadão de sua cidade, que percebe o esforço da nova gestão municipal em apoiar as manifestações do esporte local”, frisou Siqueirinha.
O próximo jogo do Frizão no Campeonato Carioca acontece amanhã, 29, às 16h30, no Estádio Eduardo Guinle, contra o Mesquita.
Deixe o seu comentário