Futebol feminino de Nova Friburgo vai a Teresópolis enfrentar equipe americana
As atletas de futebol feminino do Friburguense viajaram para Teresópolis, na Granja Comary, para uma disputa com o time da Universidade William Smith de Geneva, cidade localizada no estado de Nova York, Estados Unidos. Duas realidades muito distintas, porque elas disputaram com a bola oficial da Copa do Mundo e, de acordo com a preparadora física Lívia Passos, “foi uma experiência que as meninas jamais esquecerão”.
Liete Ferreira é coordenadora do grupo há cerca de 12 anos e estava preocupada antes mesmo de sair da cidade. Das 28 meninas que disputam pelo Friburguense, apenas 18 estariam livres para a disputa fora de casa. “O time viajou com nove desfalques. A maioria trabalha em confecção e não conseguiu ser dispensada para o jogo”, explicou Liete. Nem mesmo o técnico Wagner Faustino pôde deixar seus afazeres para acompanhar a equipe em Teresópolis. Em seu lugar, a jovem preparadora Lívia Passos assumiu o comando.
As meninas chegaram com muita animação e expectativa, embora tivessem logo sido advertidas do preparo físico das adversárias. De longe era possível ver o símbolo da Confederação Brasileira de Futebol, o que empolgou mais ainda as atletas, apaixonadas pelo esporte. “Algum dia vou jogar aqui usando a amarelinha”, disse a goleira Juliana, referindo-se ao uniforme da seleção brasileira.
As norte-americanas chegaram para a partida logo depois, em grande comitiva. Simpáticas, distribuíram camisas para as adversárias brasileiras. Tão logo a bola começou a rolar, o treinamento superior das estrangeiras fez a diferença e elas começaram a ensaiar uma goleada. Foram quatro gols, logo no primeiro tempo. A equipe do Friburguense encontrava dificuldades em acertar os passes e fazer a bola chegar ao ataque. As meninas de Geneva aproveitavam os erros para tomar a bola e marcar.
No segundo tempo, o cansaço das atletas brasileiras já era visível e embora as substituições fossem livres não havia muitas opções no banco para substituições. O jogo finalizou em 8 x 0 para as norte-americanas que, em visita ao Brasil desde sábado, faziam pré-temporada e tentavam garantir uma bolsa de estudos na universidade.
A preparadora física Lívia Passos comentou as diferenças do futebol feminino praticado no Brasil e nos Estados Unidos, o que se refletiu no resultado da partida. “Esse jogo serviu para mostrar que o futebol feminino no Brasil nem se compara ao que elas têm lá, em relação a preparo e tática. Foi um excelente aprendizado para elas enfrentarem jogadoras de outro nível”, destacou.
Jogadores do Nova Friburgo F.C.
disputarão torneio na Espanha
Os atletas Gutierres Neves Alves e Matheus de Paula do Amaral embarcaram para Salvador (BA), a fim de se integrarem ao Salvador Futebol Clube, onde ficarão emprestados pelo Nova Friburgo Futebol Clube em parceria, para a disputa do Torneio MIC 10, que será realizado na Espanha, a partir do dia 31.
O evento conta com a participação da Seleção Brasileira sub-17, Barcelona, Real Madrid, Espanhol, Atlético de Madri, Manchester United, Arsenal Seleção do México, Internacional de Milão, entre outros convidados.
Torneio de vôlei homenageará
ex-jogadora falecida em 2008
O Sesc realizará dia 27 o Torneio 4 x 4 de Vôlei Feminino, com início às 13h30, em homenagem ao mês da mulher. A competição será disputada na categoria adulta e a idade mínima para participação será de 15 anos. A composição das equipes será de quatro efetivas e uma reserva. As equipes deverão estar uniformizadas, com camisas numeradas. As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas antecipadamente, até o dia 25, pelo e-mail luizrscheidt@oi.com.br, ou entregues pessoalmente ao professor Luiz Roberto Scheidt nesta terça ou na próxima quinta, entre 17h30 e 20h30, na quadra de esportes do Sesc. Também podem ser efetuadas pelos telefones 2543-1492 e 9836-7240.
A tabela de jogos será elaborada por sorteio, no horário previsto para o início da competição (13h30). Como a inscrição será antecipada, apenas acontecerá o sorteio das equipes na tabela montada antecipadamente. No horário do sorteio as equipes já deverão estar prontas para jogar.
A realização é do Sesc e a coordenação geral do professor Luiz Roberto, que pretende com este torneio prestar uma justa homenagem a uma grande ex-atleta do voleibol em Nova Friburgo, Maria Aparecida Lins, que faleceu prematuramente em fevereiro de 2008.
Atletas do Friburguense são vice-campeãs do Torneio Início
As atletas do Friburguense Gabriela Titoneli e Luísa Fortes e o coordenador técnico da equipe de voleibol do Friburguense, Walner dos Santos, sagraram-se vice-campeões do Torneio Início, categoria mirim – até 13 anos. O torneio foi promovido pela Federação de Vôlei do Rio de Janeiro no último sábado, 20, no Rio de Janeiro. Vale ressaltar que o Torneio Início é uma competição preparatória para o campeonato carioca, que terá início em 11 de abril.
Defendendo as cores do Niterói Vôlei Clube, equipe do treinador Walner dos Santos, as duas jogadoras competiram com grandes equipes do Rio de Janeiro. Na fase inicial o Niterói venceu o Vasco da Gama e o Tijuca Tênis Clube e na semifinal derrotou o Flamengo.
O jogo decisivo foi contra o Fluminense, em partida duríssima vencida pelo time das Laranjeiras no tie-break, por 18 x 16.
Enquanto o Friburguense continua a montagem das equipes de base para futuramente participar de competições de alto nível, as atletas que se destacam estão sendo convidadas a competir pelo Niterói Vôlei Clube, através de parceria firmada entre os clubes, como forma de adquir a experiência necessária para formar o núcleo do time do Friburguense.
Contando com o total apoio do presidente do Fri, Raul Marcos, este ano o Friburguense participará com sua equipe feminina adulta da Liga RV do Rio de Janeiro e iniciará as atividades do vôlei masculino. O Fri também investirá nas categorias pré-mirim, mirim e infantil, com atletas da faixa etária entre 9 e 15 anos. Outras informações podem ser adquiridas na secretaria do clube, através do telefone 2522-2590.
Deixe o seu comentário