Esportes - 10-01-09

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Entrosamento dos jogadores do Friburguense pode ser preponderante no Estadual

O Friburguense pode ser o único time do interior do estado do Rio de Janeiro melhor preparado para o próximo Campeonato Estadual. A equipe iniciou a fase inicial de treinamentos em 30 de novembro do ano passado, passou todo o mês de dezembro em Teresópolis se aperfeiçoando e neste momento está em Sumidouro, na fase final, visando à estreia no Cariocão 2009.

Além disso, a base de 2008 foi mantida especialmente na defesa, onde Adriano, Sérgio Gomes e Cadão serão os responsáveis pelo trabalho dentro de campo durante as partidas. A experiência de mais de dez anos no tricolor os credencia a serem os técnicos na hora do jogo. Apesar de muitos torcedores afirmarem que são jogadores velhos, a experiência mostra que isto é também um fator que pode ser preponderante.

O meio-campo tem Cassiano e Leomir, promovidos dos juniores e que já participaram do Estadual em 2008, e Elan, Victor Hugo, Eraldo e Dunga, que tiveram passagens por outros clubes de repercussão estadual e nacional. O ataque tem Ziquinha, principal ídolo da torcida; Hércules, que passou pelo futebol da Tunísia; e Paulo Roberto, com passagem pelo Corinthians Paulista.

O entrosamento e a união do grupo, que já se conhece praticamente há dez anos, são fortes credenciais para que o Friburguense alcance seu objetivo de terminar o Estadual entre os cinco primeiros e conseguir as vagas para a série C e Copa do Brasil de 2010.

Liga Urbana de Basquete inaugura centro cultural

O Rio de Janeiro, mais precisamente a zona norte, ganha um novo pólo de cultura, esporte e lazer: o Centro de Cultura Urbana (Celub), criado pela Liga Urbana de Basquete (LUB). Neste sábado, 10, às 14h, o evento Oi StreetJam marca a inauguração do espaço, que atenderá gratuitamente a mil crianças e jovens de baixa renda, oferecendo atividades como judô, capoeira, taekwondo, xadrez, basquete tradicional, streetball (basquete de rua) e vertentes do hip hop que compreendem a arte urbana: grafite, dança (b. boy e b. girl) e música (rap, DJ e MC).

O evento será aberto ao público e terá como atrações campeonato de streetball, competições de skate, além de duelos de DJs, MCs e dançarinos de rua. Quem não puder comparecer terá a chance de assistir ao evento pela internet, no site http://www.lubtv.org.br/.

O presidente da LUB, Asfilófio de Oliveira Filho, mais conhecido como Filó, acredita que o Celub será um legado para a cidade. “Tal iniciativa é de extrema importância para o projeto, pois teremos a comunidade envolvida e determinada no alcance dos objetivos e metas fixadas pela LUB”, avalia.

Fundada em 2004, a organização visa ao desenvolvimento do basquete de rua e o utiliza como instrumento de ação social, participando de atividades esportivas, culturais e educacionais. Outras informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www. oistreetjam.com.br.

Novo Basquete Brasil

define tabela de jogos

Na última terça-feira, 6, foi definida a tabela do NBB, através de sorteio feito pelos dirigentes da Liga Nacional de Basquete (LNB), no Clube Pinheiros. As 15 equipes, apresentadas ao público pela liga no dia 15 de dezembro, também no Pinheiros, disputarão o campeonato a partir do próximo dia 28. A LNB recebeu a chancela da Confederação Brasileira de Basquete para fortalecer o basquete e organizou o campeonato pretendendo popularizar o esporte no país. O Novo Basquete Brasil será disputado com sistema de turno, que vai até 20 de março e returno até 13 de maio, em que todos jogam contra todos e os oito primeiros são classificados para os play-offs.

Com jogadores importantes, que se destacaram no campeonato estadual, como Marquinhos (ex-NBA) e Paulinho, cotados como os melhores cestinhas do campeonato, o Pinheiros inicia o NBB contra o Flamengo. O técnico de basquete do clube, Cláudio Mortari, tem boas expectativas para o campeonato. Acompanhe os jogos do E. C. Pinheiros no site www.ecp.org.br.

Artes marciais foram modalidade que mais fez vencedores em 2008

Enquanto o basquete, vôlei, futsal e handebol foram esportes que praticamente desapareceram do cenário esportivo friburguense ano passado, as artes marciais foram a modalidade que mais revelou valores, conquistou títulos e fez vencedores. O esporte também promoveu grandes eventos, que ficarão na memória dos desportistas da cidade, integrando atividades em âmbito municipal, estadual e nacional.

Algumas modalidades da arte marcial chegaram até a ser tidas como tabu em Nova Friburgo, outras consideradas violentas e esporte de marginais. Mas hoje o quadro mudou e as artes marciais friburguenses exportam valores para toda a Europa e até Japão, como aconteceu com Roberto Castro, que ganhou um título mundial no Japão, em 2006.

Nova Friburgo tem grandes nomes, que muitas alegrias podem dar à cidade, como Edson Mendes Júnior e Marlon Moraes (muay thai); Helen Knup, Júnior Santos, Alan Santos, Wilson Féu e Willian Féu, Fábio Moraes (jiu-jítsu), Daniel Lage, Guilherme Cordeiro (judô) e Ademilson Oliveira (taekwondo), entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade