Se perguntarmos o que é Endureco, ninguém vai saber. Mas é uma prova de enduro a pé, que vai chegar a Nova Friburgo no dia 28, com concentração em Mury e caminhada de 12 quilômetros, até Macaé de Baixo. O organizador do evento é Nilton Sérgio Sanches, da empresa 4x4 Cantos Ecoturismo e Receptivo, com apoio da Ehvogt Produções. A prova de enduro a pé de Nova Friburgo é um desafio e tanto: tem um percurso pré-determinado pela organização, e há que superar obstáculos naturais percorrendo estradas, trilhas, riachos, montanhas etc, com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido.
Não é uma prova de velocidade e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha, possibilitando à equipe calcular o tempo exato de passagem em cada ponto. É um esporte que concilia diversão e competição e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico e do conhecimento técnico.
OBJETIVOS – Segundo Nilton, o evento tem vários objetivos, entre eles: promover a integração e participação social das comunidades locais, gerando troca de experiências e conhecimentos; relacionar o setor de turismo com as atividades de agronegócios da região; conscientizar para preservação dos patrimônios ambientais, históricos e culturais; promover a preservação do remanescente da Mata Atlântica.
O trekking de regularidade ou enduro a pé consegue aliar uma atividade divertida, de aventura, com muita segurança. E, além disso, pode ser praticado não só entre amigos, mas também com familiares. É o casamento perfeito de competição, lazer e aventura.
A PROVA – O Endureco de Nova Friburgo será um rally de regularidade para até 120 pessoas, onde, com o auxílio de uma planilha de navegação e uma bússola, equipes de duas a seis pessoas, entre 16 e 60 anos, percorrerão 15 km de trilhas em meio a obstáculos naturais, na área da APA de Macaé de Cima, previamente balizados e mapeados pela equipe organizadora do evento.
Não é corrida, é bom frisar. O mais importante nesta prova de enduro a pé não é caminhar rapidamente ou correr, mas sim seguir a planilha de navegação corretamente e contemplar as paisagens diversas da Mata Atlântica.
Nos cinco PCs (Postos de Controle) que estarão ao longo do percurso é que serão feitos os controles e a monitoração de cada equipe. Quem erra menos e mantém velocidade constante tem mais chances de sair vitorioso. Passar atrasado ou adiantado nos PCs representa acúmulo de penalizações. Ou seja, vence a competição a equipe que concluir todo o percurso com a pontuação mais próxima de zero.
AS EQUIPES - As equipes participarão das atividades divididas nas seguintes categorias: mista (com integrantes de sexo e faixas etárias diferentes); mulheres (com integrantes entre 16 e 40 anos); jovem (com integrantes entre 16 a 30 anos); maiores de 40 anos; equipes representantes de empresas (de acordo com as categorias definidas no regulamento); equipes de escolas (igualmente, de acordo com as categorias definidas).
METAS – Mas o evento é também de integração e tem algumas metas, como: consolidar as atividades de Ecoturismo/Aventura em Nova Friburgo, até 2014; fazer parte do calendário de eventos de Nova Friburgo já a partir de 2012; trazer para o município a etapa anual de campeonatos organizados pelas federações e associações nacionais e estaduais de trekking e enduro a pé; e integrar a população às atividades coletivas.
EDUCATIVO – O 1° Endureco de Nova Friburgo será também educativo porque, em contrapartida social, vai arrecadar e doar 120 livros infanto-juvenis de educação ambiental para as bibliotecas das escolas municipais José Antônio Teixeira e Francisco Ouverney. Além disso, vai plantar 120 mudas de Mata Atlântica na mata ciliar do rio Macaé.
ORGANIZAÇÃO – Idealizado por Nilton Sérgio, o projeto tem organização da empresa 4x4 Cantos Ecoturismo e Ehvogt Produções. Os contatos podem ser feitos pelos telefones (22) 9215-990 e 2522-2533; (22) 9274-2230 ou pelo endereço eletrônico:contato@4x4cantosecoturismo.com.br, ehvogt@gmail.com.
Abertas as inscrições para a meia-maratona “Faz um 21”
Como parte do projeto Rio Sol, a Embratel realiza em parceria com as secretarias de Esporte e as prefeituras das cidades envolvidas, a meia-maratona “Faz um 21”, em municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. A prova será no dia 29 com largada marcada para 8h21, em formato diferenciado, realizada em duplas e cada competidor percorre 10,5 quilômetros somando 21 quilômetros. Os dois integrantes largam juntos e a dupla campeã é determinada pelo somatório do tempo dos dois corredores, o que no fim gera uma grande expectativa, já que não basta ser o primeiro, mas também torcer pelo seu parceiro.
A inscrição da corrida, ao custo de R$ 21 por pessoa, é aberta para homens e mulheres a partir de 18 anos, divididos em quatro categorias: feminina, masculina, mista e melhor idade.
No dia anterior ao evento e com o comprovante de inscrição em mãos, os corredores retiram seus kits com número de participação, camisa e sacola personalizadas, com a logomarca do evento. Todos os inscritos que completam a prova recebem medalhas de participação e concorrem a brindes, como polares e iPods.
A meia-maratona Faz um 21 também conta com sistema informatizado de chip, que todo participante retira no dia do evento para aferir o seu tempo. No fim da prova, com a devolução dos chips, os atletas podem checar seu tempo e a colocação da sua dupla no site www.cronoserv.com.br.
O evento disponibiliza toda a infraestrutura necessária para o bem-estar dos participantes, como postos de distribuição de água mineral ao longo do percurso, banheiros químicos e ambulâncias para pronto-atendimento.
A corrida será em Teresópolis, no Parque Regadas, e as inscrições podem ser feitas pelos sites: www.meiamaratonafazum21.com.br ou www.webrun.com.br, até dia 24 de julho.
Uma equipe de corredores de Nova Friburgo está se preparando para participar. São atletas já conhecidos do público friburguense, entre eles: os irmãos Reginaldo e Alexandre, Mirlene Silva, Abigail dos Santos, Guilherme Fernandes, Evelyn Aparecida, Aline Nery, entre outros.
Três jogos fazem a 12ª rodada do Campeonato de Olaria neste domingo
O Estádio Olávio Fonseca Coelho (Campo do Serrano) em Olaria vai estar movimentado neste domingo com os três jogos da 12° rodada do Campeonato de Olaria. Às 9h jogam Juventude x Alto de Olaria; 11h: Amigos x Azulão; 13h: Unidos de Olaria x Santos. A classificação atual é:
17 pts: Corujão
16 pts: Amigos
15 pts: Azulão
12 pts: Santos
09 pts: Juventude e Arsenal
07 pts: Alto de Olaria
04 pts: Azurra
02 pts: Unidos de Olaria
Na artilharia da competição, Dodô (Juventude) tem seis gols, seguido de: Willian Moraes (Alto de Olaria), Alexandro (Unidos de Olaria), Guilherme (Azulão), todos com seis gols. Em seguida estão Márcio Eder (Corujão), Daivid (Corujão) e Fernando Féu (Arsenal), todos com cinco gols marcados.
O campeonato, que tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes e jornal A Voz da Serra, tem coordenação de Jorge Freiman. A final da competição será dia 29 de julho no Estádio Eduardo Guinle em horário a ser definido no início da próxima semana. A festa de encerramento será no dia 5 de agosto, em data e local ainda ser confirmado.
Jogos dos Trabalhadores do Sesi iniciam futsal e totó
Ocorre neste domingo a 2ª rodada dos Jogos dos Trabalhadores do Sesi, uma iniciativa do Sistema Firjan. Neste domingo serão realizadas as competições de futsal e totó. Todas as partidas serão no Ginásio Esportivo Frederico Sichel, no Prado, Conselheiro Paulino.
Na primeira rodada, que teve lugar domingo passado, os resultados foram: Grupo A - NFP Automotive 6 x 5 Jescri, Hak 3 x 1 Pretty; Grupo B - Styllus SemiJoias 9 x 4 Lucitex, Rosa Ativa 6 x 5 Turlerflex.
No totó, as 12 duplas inscritas foram divididas em dois grupos, A e B, com seis equipes, cada. No Grupo A, as empresas Jescri, Styllus e Pretty ganharam por W.O., em função das ausências de Rosa Ativa, Lucitex e Jescri, respectivamente.
Deixe o seu comentário