Vinicius Gastin
Longas filas no entorno do estádio e arquibancadas lotadas. O Eduardo Guinle viveu uma manhã semelhante ao dia de um jogo de futebol de grande porte nesta última quinta-feira, 3. A equipe do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, gravou um dos quadros da atração, o "Lata Velha”, na casa do Tricolor da Serra. A gravação se transformou em evento e reuniu pouco mais de duas mil pessoas. Houve um princípio de tumultuo do lado de fora do estádio, pelo fato de apenas mil pessoas terem sido liberadas para acompanhar de perto o trabalho de Luciano Huck. O apresentador, inclusive, interferiu com o pedido para que todos pudessem ser acomodados nas arquibancadas do Eduardo Guinle.
O último grande evento no principal estádio da cidade foi realizado em janeiro deste ano. Friburguense e Flamengo se enfrentaram em Nova Friburgo e, à época, pouco mais de 3 mil ingressos foram comercializados. A quantidade limitada — abaixo da capacidade do Eduardo Guinle — foi estipulada após vistoria do Corpo de Bombeiros, sob a justificativa de garantir a segurança dos torcedores e atender ao plano de escape previsto em lei. Para a gravação do programa, foram liberadas inicialmente a entrada de mil pessoas.
"A gente estranha que no último grande evento, o jogo contra o Flamengo, nós conseguimos uma liberação e sobrou bastante espaço. A Prefeitura, junto ao Corpo de Bombeiros e a produção do programa pediram o espaço e no primeiro momento ficou tumultuado”, analisa o gerente de futebol do Friburguense, José Siqueira.
Apesar do questionamento, o dirigente afirma que em momento algum se posicionou contra a realização do evento. "Particularmente, acho que o evento é a cara da cidade. Muita gente questionou o fato de eu emprestar o campo, pela questão do gramado. Não é todo dia que o município recebe um evento como esse. Estamos fazendo a nossa parte e nós gostamos sempre de ver o estádio cheio, assim como estava. Claro que prejudica um pouco o campo, mas nada que uma semana de reparos não resolva.”
O cenário montado pela produção do programa dentro do estádio, de fato, gerou danos ao gramado. Os carros circularam pelo espaço, e algumas estruturas metálicas foram colocadas no campo. Siqueira minimiza o fato, e garante que o clube vai arcar com os prejuízos. "O mais importante é a gente definir o que é bom para Nova Friburgo. Não só pela gravação desse programa, mas também outros eventos que possam acontecer. Além de ceder o espaço, nós vamos arcar com os custos da recuperação do gramado.”
Quanto à possibilidade de aproveitar o evento para divulgar o Friburguense, o gerente de futebol não acredita em retorno para o clube. "Acho que é mais pela cidade. Para o Friburguense não interfere muito. Dentro do mundo do futebol é diferente. Claro que quando você cede o espaço o nome é comentado, mas é um estádio para a prática do futebol e que recebe atividades durante o ano todo. Esse foi um evento que envolveu o povão, algo cultural promovido por um programa sério, de credibilidade e que tem um grande ídolo apresentando. Mas em termos de divulgação, pra gente, não muda muito. Pode ser até negativo, por estarmos usando um estádio de futebol para outros fins”, avalia.
Na quinta-feira à noite, algumas estruturas ainda estavam no campo:
Friburguense vai arcar com os custos para recuperar as partes danificadas do gramado
Quantidade de ingressos para Friburguense e Flamengo foi limitada em número abaixo da capacidade do estádio
Super Maratona
Corrida de 50 km pela Tere-Fri reúne atletas da região
O desafio não é simples: percorrer cerca de 50 quilômetros desde Bonsucesso — 3º distrito de Teresópolis — até o ginásio municipal de Duas Pedras. A Associação dos Corredores Friburguenses (Ascof) promove neste domingo, 6, às 8h, a Super Maratona de Nova Friburgo, evento criado em 2007 para comemorar os 20 anos da associação. As inscrições podem ser feitas na loja Prodesporte, na Rua Almirante Barroso, 5, loja A.
A largada será em Bonsucesso (Teresópolis), no Hotel Fazenda Rio dos Frades — Estrada Friburgo-Teresópolis, quilômetro 17 — e a chegada, no Ginásio Municipal de Duas Pedras. O percurso pela estrada reserva trechos com subidas e descidas e o tempo-limite para conclusão da prova será de 6h30.
Luis Felippe fica próximo de acerto para defender o Grêmio
As atuações de Luis Felippe pelo Friburguense no Campeonato Carioca deste ano despertaram o interesse de diversos clubes de expressão do país. Aos 17 anos de idade e com 1m92 de altura, o atacante possui um perfil cada vez mais raro no futebol brasileiro. O primeiro clube a negociar com o Tricolor da Serra foi o Internacional, mas o "clássico gaúcho” por Luis Felippe deve ser vencido pelo Grêmio. Com o apoio de um investidor, o tricolor do Rio Grande do Sul encaminhou a contratação do jogador. Além do Inter, Vitória, Fluminense, Cruzeiro, Palmeiras e outros clubes manifestaram interesse em contratar a revelação do Friburguense.
Luis Felippe atuou em oito partidas no estadual e marcou quatro gols. O Grêmio deverá comprar parte dos direitos econômicos do atacante e terá opção futura de ampliar a participação. Tudo dependerá da avaliação do clube sobre o desempenho do atleta. De acordo com dirigentes do time gaúcho, o jogador será inicialmente integrado às categorias de base.
Principal revelação do Friburguense na temporada, Luis Felippe está de malas prontas para o sul do país
agenda do esporte
05/07 - sábado
· Mundial de Jiu-Jitsu da CBJJO: Participação da equipe friburguense Boi Team Jiu-Jitsu da Serra
· Camp do Nova Friburgo Yetis
· IV Copa SAF de futebol mirim (4ª rodada):
horário: 9h – Stucky x Arena
10h15 – Nova Friburgo x Country Clube
11h30 – São Pedro de Duas Pedras x Grêmio
06/07 - domingo
· Taça Manoel José Lengruber de Melo:
HORÁRIO: 9h – Varginha B x Pistão, Campo do Varginha Futebol Clube
- 8h - Super Maratona
Deixe o seu comentário