O esporte pede socorro
O Conselho Municipal de Esportes vem se reunindo regularmente para discutir caminhos para a revitalização do esporte friburguense após a destruição de diversas áreas esportivas, que atendiam milhares de pessoas com atividades esportivas ou de lazer. Entre os espaços afetados estão: Ginásio Municipal de Duas Pedras, Ginásio Municipal de Conselheiro Paulino, campo do Clube Comunitário, campo do Nova Friburgo Futebol Clube, quadra municipal do Tiradentes, campo de Riograndina, quadra da Granja Spinelli, Nova Friburgo Country Clube, áreas esportivas do Colégio Anchieta, quadra de basquete da SEF, Espaço Esportivo do Educandário Miosótis, Sesi Vila Amélia, Campo do Filó Esporte Clube, Campo do Santa Luzia, instalações esportivas do Sesc e campo da Sociedade Recreativa Filó.
A maioria destes espaços encontra-se com suas atividades paralisadas, alguns sem previsão de retorno. “Num momento em que a estima de toda a população se encontra em baixa, é primordial o retorno urgente dessas atividades, que podem contribuir, e muito, para a melhoria das condições emocionais, psicológicas e físicas da população”, afirmou o presidente do Conselho, José Augusto Teodoro.
Convém ressaltar que o impacto negativo da tragédia foi geral, atingindo todas as classes econômicas e sociais. Alguns espaços citados são áreas particulares, mas todos dependerão, em maior ou menor grau, de apoio para o retorno das atividades.
Segundo os conselheiros, é urgente a tomada de decisões por parte do poder público para que esses espaços voltem a funcionar e cumpram seu papel. Por isso já estão sendo acionadas todas as esferas do poder - seja municipal, estadual ou federal - em busca de investimentos na área.
Artilheiro do Friburguense
sonha com grandes clubes
O futebol brasileiro atravessa um período difícil de valores individuais, e diversas equipes, até de grande porte, acabam se complicando financeiramente à procura de falsos ídolos. Na ânsia de ganhar títulos e conquistar vitórias, os dirigentes fazem contratações erradas. A procura por centroavante, homem-gol, está cada vez mais nítida no mercado brasileiro. Os dois exemplos mais recentes são do Palmeiras e Corinthians, em São Paulo. O verdão ainda não conseguiu se recuperar dos insucessos que se envolveu desde 2008 e o Corinthians, com a saída de Ronaldo Fenômeno, não é o mesmo time vencedor.
O Friburguense agora não tem um centroavante goleador, mas tem um volante que joga avançado e até o momento é o artilheiro da série B do Campeonato Estadual. Nascido em Nova Friburgo, Lucas dos Santos Siqueira, 22 anos, desponta como a grande esperança tricolor para o campeonato estadual e a série A de 2012, caso o Frizão retorne.
Até agora, em seis jogos que participou, Lucas marcou quatro gols e já é a sensação da torcida. “Procuro fazer o meu melhor. Meu objetivo é ser bem-sucedido na profissão, jogar num grande clube brasileiro e talvez num mundial”, afirma o jogador.
O jovem jogador começou sua caminhada no juvenil do Friburguense, depois passou para o juniores, e em 2010 chegou ao profissional, estreando na Copa Rio. É torcedor do Flamengo e do Friburguense, seu grau de instrução é ensino médio completo e atualmente mora na concentração do Frizão.
Ele tem três ídolos: Jesus Cristo, seu pai, Reinaldo, e a mãe, Tânia. Lucas está muito entusiasmado com sua ascensão. “É uma fase nova, diferente, ainda não me enxergo como ídolo do Friburguense, mas já sinto o carinho de alguns torcedores. Porém, tenho sempre os pés no chão, não estou preocupado em fazer gols, se a equipe estiver ganhando é melhor ainda, como também nunca me preocupei em ser artilheiro. Graças a Deus as coisas estão acontecendo naturalmente na minha carreira”, afirma Lucas.
O volante Lucas é fã do Globo Esporte; seu filme preferido é Duelo de Titãs; a lasanha feita pela mãe Tânia é o prato preferido; Sandra Bullock e Denzel Washington são os atores prediletos.
Tinga novamente sai do Time
do Palmeiras
O bonjardinense Tinga ainda não acertou no futebol paulista. Depois de uma passagem com altos e baixos na Ponte Preta, onde, inclusive, teve problemas de relacionamento com treinador e jogadores, Tinga foi contratado pelo Palmeiras como a solução para o problema da falta de gols do time alviverde do Parque Antárctica.
Quando chegou ao clube, o treinador era Muricy Ramalho e ele começou bem, mas de repente foi sacado do time por questões técnicas. O técnico saiu e Tinga ficou, mas os problemas continuaram: seu futebol caiu de produção e o jogador passou a ser olhado de forma diferente.
Com a chegada de Luiz Felipe Scolari, o meia teve nova chance no time, mas não emplacou e foi sacado novamente. Semana passada, após o jogo com o Comercial (PI), pela Copa do Brasil, Tinga não gostou de ser substituído e deixou o campo reclamando, o que pode lhe custar a vaga definitiva no time de Felipão.
Frizão já está treinando de
olho no jogo com Rio Branco
O Friburguense retornou aos treinos ontem, quando os jogadores passaram por revisão médica. Hoje, 8, os jogadores realizam treinamento tático e técnico, à tarde, amanhã e quinta o trabalho será em sistema full time, na sexta só no período da tarde, e no sábado é o jogo contra o Rio Branco, no Estádio Eduardo Guinle, pela 7° rodada da série B do Campeonato Estadual.
Série B – Campeonato Estadual
A rodada
Mesquita 1 x 1 Teresópolis
São J. da Barra 5 x 1 Angra dos Reis
Serra Macaense 2 x 3 Estácio
São Cristóvão 1 x 0 Itaperuna
Aperibeense 0 x 1 Sendas
Bonsucesso 3 x 0 Barra Mansa
Rio Branco 2 x 2 CFZ do Rio
Artsul 0 x 2 Tigres do Brasil
Ceres 1 x 0 Quissamã
Portuguesa 1 x 0 Sampaio Corrêa
FOLGA: Cardoso Moreira e Friburguense
CLASSIFICAÇÃO GRUPO A
1º: 21 pts: Sendas
2º: 16 pts: Bonsucesso
3º: 12 pts: São João da Barra
4º: 12 pts: São Cristóvão
5°: 10 pts: Barra Mansa
4º: 09 pts: Serra Macaense
7º: 09 pts: Teresópolis
8º: 09 pts: Estácio
9º: 07 pts: Angra dos Reis
10º: 07 pts: Itaperuna
11º: 04 pts: Mesquita
12º: 03 pts: Aperibeense
CLASSIFICAÇAO GRUPO B
1º: 16 pts: Friburguense
2º: 12 pts: Tigres do Brasil
3º: 09 pts: Ceres
4º: 07 pts: Sampaio Corrêa
5º: 07 pts: Rio Branco
6º: 07 pts: Portuguesa
7º: 06 pts: Quissamã
8º: 05 pts: Artsul
9º: 04 pts: Cardoso Moreira
10º: 04 pts: CFZ do Rio
PROXIMOS JOGOS - 12/03 – GRUPO A
Barra Mansa x Mesquita Leão do Sul
Estácio x São J. da Barra Guilherme da Silveira
Teresópolis x Serra Macaense Antonio Salvatonne
Angra dos Reis x São Cristóvão Jair Toscano
Itaperuna x Aperibeense Jair Siqueira Bittencourt
Sendas x Bonsucesso Arthur Sendas
PRÓXIMOS JOGOS – GRUPO B
Friburguense x Rio Branco Eduardo Guinle
Cardoso Moreira x Artsul Cardoso Moreira
Tigres do Brasil x Ceres De Los Larios
Quissamã x Portuguesa Antonio Carneiro
FOLGA: CFZ do Rio e Sampaio Corrêa
Deixe o seu comentário