Divulgando a cidade sobre duas rodas
“Divulgar Nova Friburgo, apenas divulgar a cidade que me acolheu, nada mais. Quero continuar sendo independente e fazendo minhas viagens pelo mundo afora, mostrando o que a nossa cidade tem de bom.” Desta forma, o motociclista pernambucano Augusto Lins e Silva, 66, funcionário público aposentado, define sua maneira de viver nos últimos 50 anos, viajando por todo o continente americano, mas fazendo de Nova Friburgo a sua morada. Em sua moto XT 660 Yamaha, ele já percorreu mais de 110 mil quilômetros, aproximadamente oito mil quilômetros por mês.
Casado com Deborah e pai de Marcio (hoje morando no Alasca), Pedro (na Flórida), Letícia (no Rio de Janeiro) e Luciano (em Salta, Argentina), Augusto gasta aproximadamente R$ 400 nas viagens menores dentro do Brasil e o equivalente a R$ 4 mil nas mais longas, fora do país. Quando a esposa está em férias, segue junto com ele; quando não é possível, permanece em Nova Friburgo mantendo a estrutura da viagem, acompanhando de longe os passos do marido, uma espécie de anjo da guarda a distância.
Na madrugada deste sábado, 7, Augusto viajou para participar de encontros de motociclistas no Nordeste brasileiro. Passará antes por Muriaé (MG) e depois Currais Novos (RN), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador, Itacaré e Porto Seguro (BA), retornando a Nova Friburgo depois, totalizando aproximadamente sete mil quilômetros. Três vezes por ano ele viaja para o exterior e este ano já tem viagens marcadas para Bogotá e Cartagena, na Colômbia, entre outras que ainda estão sendo estudadas.
Atualmente presidindo o BR Moto Clube de Nova Friburgo, Augusto já tem uma vasta folha de viagens em seu currículo e até alguns títulos conquistados como reconhecimento pelo trabalho de divulgação que faz de Nova Friburgo, com destaque para a comenda que o prefeito de Eldorado, província de Missiones, na Argentina, ganhou na Guerra das Malvinas e lhe ofertou, para marcar a presença do piloto naquela cidade.
Entre as viagens internacionais estão o Deserto de Atacama, no Chile, o mais árido do mundo; Glaciar Perito Moreno, na Patagônia argentina; Ushuaia, capital da Patagônia argentina, considerada o fim do mundo e a cidade mais austral do planeta, porque reúne aventureiros do mundo inteiro, ciclistas, motociclistas e jipeiros. Inclusive, na viagem realizada no dia 28 de novembro, Augusto recebeu o troféu de motociclista mais experiente do continente americano e foi o único representante do Rio de Janeiro, tendo estado ao lado de dois paranaenses, dois paulistas, quatro cearenses, um pernambucano e dois gaúchos.
Uma de suas viagens mais longas foi realizada em 2006, quando ele percorreu quatro países de uma só vez – Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile –, num total de 26 mil quilômetros em 34 dias.
APELO – Augusto viaja e divulga Nova Friburgo sem a ajuda de ninguém, pagando todas as despesas do próprio bolso. Por isso ele faz um apelo à Prefeitura: “Não quero dinheiro, apenas umas lembranças, flâmulas, bandeiras etc, para que eu possa presentear os prefeitos das cidades por onde passo. No governo anterior pedi uma flâmula de Nova Friburgo para levar numa de minhas viagens e a secretária de Turismo disse que só tinha de Freiburg, na Suíça. Acabei eu mesmo mandando fazer um troféu e levei”, lembra.
Em maio Augusto estará novamente em Missiones, Argentina, para novo encontro internacional que reunirá motociclistas do mundo inteiro.
Sua trajetória começou aos 16 anos, quando ganhou de presente do pai a primeira lambreta que circulou no Recife, sua terra natal. Hoje, bastante experiente, Augusto é bastante conhecido e se orgulha de poder mostrar Nova Friburgo à América, através de suas viagens.
Friburguense terá quatro desfalques na estreia com o Vasco na Taça Rio
O Friburguense estreia neste domingo, 8, na Taça Rio – returno do Campeonato Carioca. A partida será às 16h, no Estádio São Januário, com transmissão de televisão para todo o estado do Rio. O time tricolor ainda realiza treinamento tático-recreativo neste sábado, 7, e depois se concentra para a partida.
O técnico Cleimar Rocha só definirá o time que começa jogando após o treino deste sábado, em virtude dos quatro desfalques: Crispin, dois jogos de suspensão pela expulsão contra o Botafogo; Walace, expulso no jogo com o Macaé; e Elan e Gilson, com o 3º cartão amarelo.
Apesar de alguns torcedores considerarem difícil, porque a primeira partida é no campo do adversário, os jogadores acham que não é impossível conseguir os três pontos em São Januário, pois o pensamento do grupo é se recuperar nesta Taça Rio e apagar a imagem da vice-lanterna que ficou no 1º turno do campeonato.
Ascof inscreve para corrida ecológica
A Associação dos Corredores Friburguense (Ascof) realizará, dia 16, a 6ª edição da Corrida Ecológica de Nova Friburgo. A prova contará com a presença de corredores de quatro estados do Brasil – Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais –, além de 22 cidades do estado.
A corrida será disputada em duas distâncias – 30 e dez quilômetros. Cada participante poderá escolher em que percurso participará. A largada e chegada acontecerão no Ginásio Municipal Alberto da Rosa Pinheiro, em Conselheiro Paulino, e o percurso é a estrada da Fazenda da Laje.
O fato novo é que 80% do percurso acontece em terra batida e o trajeto é muito bonito, proporcionando um belo visual da natureza, com destaque para a passagem pela ponte de ferro e as pequenas cachoeiras que refrescam os corredores ao longo do percurso. Enquanto os adultos estiverem correndo, acontecerão diversas provas para crianças e jovens de 4 a 17 anos.
Após a competição será realizada a premiação aos três primeiros colocados de cada categoria, com troféus, e todos aqueles que completarem o percurso receberão medalha alusiva ao evento. E, para que os corredores possam acumular energias para a prova, na véspera da corrida acontecerá um jantar de massas num restaurante da cidade.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas na Prodesporte (Rua Almirante Barroso 5, Centro) e RD Artigos Esportivos (Rua Senador Vergueiro 238, Flamengo, Rio). Para os corredores do Brasil as informações e inscrições podem ser feitas no site www.ativo.com. A organização da prova é da Ascof, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes.
Deixe o seu comentário