Esporte - 7 de janeiro de 2011

sexta-feira, 07 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Times cariocas se movimentam

para a estreia no estadual 2011

Enquanto os clubes do Rio de Janeiro se preparam aceleradamente para o Campeonato Carioca, os paulistas são uma indecisão só, com contratações mal encaminhadas, briga interna e política esquentando, principalmente no trio de ferro da capital bandeirantes: Palmeiras, Corinthians e São Paulo. O Flamengo está em Londrina (PR), fazendo sua preparação; o Botafogo vai para a Granja Comary; o Fluminense, para Mangaratiba, na Costa Verde fluminense, e o Vasco da Gama já realizou sua pré-temporada em Atibaia, e a comissão técnica aperfeiçoa o preparo físico do grupo.

Pelo menos os quatro grandes cariocas estão fora do Rio de Janeiro procurando, principalmente, paz para realizar o trabalho de preparação, já que no calor do Rio de Janeiro e as especulações são muitas e atrapalham o ambiente do elenco.

Já os times pequenos, que disputarão o Cariocão 2011, se preparam em seus próprios redutos de treinamento, já que não têm condições financeiras de dar passos maiores. Aliás, o campeonato deste ano será disputado pelos quatro grandes, e mais América, Bangu, Americano, Duque de Caxias, Resende, Boavista, Macaé, Madureira, Olaria, Volta Redonda, Cabofriense e Nova Iguaçu, que retornam à elite.

O Cabofriense caiu em 2009, disputou a segundona em 2010 e retornou este ano depois de uma campanha belíssima na divisão inferior. Já o Nova Iguaçu caiu em 2009, passou dois anos na segunda divisão e está de volta.

O Campeonato será disputado em dois turnos: 1º turno (Taça Guanabara), 2º turno (Taça Rio) e uma final. A Taça Guanabara correspondente ao primeiro turno, será disputada pelas associações de cada grupo (A e B), jogando entre si, em confronto direto e turno único, dentro do próprio grupo, classificando-se para as semifinais as duas primeiras colocadas de cada grupo.

A Taça Rio (2º turno) será disputada pelas associações de cada grupo, A e B, jogando contra as associações do outro grupo, em turno único, em confronto direto, classificando-se para as semifinais as duas primeiras colocadas de cada grupo. As semifinais serão por cruzamento olímpico (1º do grupo A x 2º do grupo B e 1º do grupo B x 2º do grupo A), em jogos únicos.

A guerra eleitoral paulista

É uma verdadeira guerra de egos, vaidades pessoais, mentiras, acusações e tudo mais. Com raríssimas exceções, os três grandes clubes do futebol de São Paulo (Palmeiras, Corinthians e São Paulo) estão em processo eleitoral e certamente terão problemas nas competições deste início de ano, principalmente porque ficaram fora dos principais títulos nacionais e internacionais.

À exceção do Santos, que ganhou a Copa do Brasil, os outros três estão em pé de guerra e Morumbi, Parque São Jorge e Parque Antarctica vivem dias bastante tumultuados. O Palmeiras, com três candidatos, é o que tem maiores dificuldades: dívidas, desunião e um treinador do campeão do mundo correto, excelente, mas que não pode fazer milagre.

No Corinthians, Andrez Sanchez não conseguiu emplacar seu sucessor e a oposição lançou chapa para concorrer ao pleito alvinegro. No São Paulo, apesar de toda a organização do tricolor paulista, a perda de títulos, como Libertadores e Brasileiro, e a ausência do time na competição continental este ano, levou a oposição a Juvenal Juvêncio se assanhar. Enquanto isso, o glossário da política paulista continua cada vez mais agitado. Veja:

BAIXO CLERO: Nome dado à ala política do corintiano Andrés Sanchez, antes de ele vencer as eleições.

CARDEAIS: Grupo formado pelos principais conselheiros e ex-presidentes. Expressão mais usada nos bastidores da política do São Paulo.

SENADINHO: Local em que os sócios e os conselheiros corintianos mais velhos e corneteiros se encontram, principalmente nos fins de semana, para discutir a política do clube. Fica numa área com bancos e árvores, no Parque São Jorge. Desde 2010 existe eleição para presidente.

TURMA DE COTIA: Conselheiros do São Paulo ligados ao futebol amador, “sediado” em Cotia.

TURMA DO VINHO: Sócios do Palmeiras que não são conselheiros, mas ajudaram Luiz Gonzaga Belluzzo a administrar o clube nos últimos dois anos.

SANTA MARIA: Clube próximo ao Parque São Jorge e que é ponto de encontro da oposição. Em dia de eleição, os opositores com menos ambiente no Corinthians votam e vão aguardar no vizinho.

4 Toques

1- Consagrados

O Brasil é conhecido por seus atacantes e meio-campistas talentosos, porém quem deu o que falar esta semana foram os goleiros brasileiros, principalmente Dida, Júlio César e Rogério Ceni. Os três arqueiros estão entre os 20 melhores da década. Dida ficou com a 6º colocação, Júlio César foi o 10º e Rogério Ceni ficou com a 13º posição. Em primeiro lugar ficou Buffon; na segunda colocação, Casillas.

2- Copinha

Em janeiro já é tradição acompanhar os jovens talentos na Copa São Paulo de Futebol Jr. Este ano são 92 equipes, divididas em 23 grupos, com quatro equipes na primeira fase. A 42º edição da Copinha é cercada de olheiros, dirigentes, treinadores e empresários, que buscam craques para lucrarem no futuro. Os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro participam da competição.

3- Sites e blogs esportivos

Em 2011 os leitores friburguenses que apreciam o esporte terão novos meios para acompanhar o assunto. O blog www.tempoextranf.blogspot.com traz comentários, textos e notícias relacionadas ao esporte; o blog www.futeemais.blogspot.com; o site www.toquedecraque.com.br, que está no ar desde dezembro; e o site www.arquibancadabrasil.com.br. Vale a pena conferir as dicas!

4- Radiografia

O Conselho Municipal de Esportes inicia em março a radiografia total do esporte da cidade. O projeto, sugerido por este jornalista, será levado a todos os bairros e distritos do município, escolas, associações de moradores, academias, clubes sociais etc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade