Custou caro
Friburguense domina primeiro tempo, mas desperdiça diversas oportunidades e é derrotado pelo Vasco por 2 a 0
Leonardo Lima
O palco da festa vascaína estava armado. Após passar por reformas, São Januário estava pronto para voltar a receber uma partida. A torcida compareceu e ainda conferiu a estreia do terceiro uniforme cruzmaltino, predominantemente azul. Só esqueceram que do outro lado estaria uma equipe aguerrida com muita vontade de surpreender. E essa surpresa por pouco não ocorreu. Diferente do jogo contra o Fluminense, na abertura do Campeonato Carioca, o Friburguense dominou os donos da casa, criando várias oportunidades de abrir o placar. Jorge Luiz, logo de cara, já mostrou o cartão de visitas tricolor em um chute que levou perigo à meta de Alessandro.
Aos 13 minutos, Ziquinha recebeu lançamento de Sérgio Gomes e cruzou para Jorge Luiz, que dominou e bateu na rede pelo lado de fora. Dois minutos depois, aproveitando cobrança de escanteio, Diego Guerra apareceu livre na segunda trave, mas cabeceou para fora desperdiçando grande chance. O Vasco só respondeu após a parada técnica. Thiago Feltri cruzou, Alecsandro dominou e bateu forte para grande defesa de Marcos. Em seguida, Sérgio Gomes arriscou de longe, por cima. Logo na sequência, Diego Souza, por pouco, não abriu o placar se antecipando a Marcos e cabeceando com muito perigo para fora. A resposta do Tricolor Serrano veio em chute de Marcelo que Alessandro deu rebote e Jorge Luiz quase aproveitou. O castigo do Friburguense veio aos 44 minutos: Diego Souza subiu mais alto que a defesa tricolor e testou forte sem chances para Marcos. Fim de primeiro tempo amargo para a equipe de Nova Friburgo.
Na etapa complementar, o Vasco voltou melhor e passou a atacar com mais facilidade. Em cobrança de falta, Juninho Pernambucano obrigou Marcos a realizar grande defesa. Em seguida, Nilton quase ampliou em um chute que passou perto da meta tricolor. Aos 14, porém, não teve jeito: Juninho passou para Diego Souza, que bateu na saída de Marcos, ampliando a vantagem da equipe cruzmaltina. Com o 2 a 0 adverso, o Friburguense diminuiu o ímpeto ofensivo. Aos donos da casa restou administrar a vantagem e assegurar a quarta vitória consecutiva na Taça Guanabara.
Com a derrota, o Friburguense caiu para a sexta colocação do Grupo B, com 4 pontos ganhos. Já o Vasco lidera a chave com 12 pontos e 100% de aproveitamento. Nesta quarta-feira, o Friburguense recebe o Boavista às 19h30, no Estádio Eduardo Guinle, em partida válida pela 5ª rodada da Taça Guanabara. O Gigante da Colina só volta a campo pelo Campeonato Carioca no próximo domingo contra o Fluminense, às 19h30, no Engenhão.
JUNIORES – Derrota também no Campeonato Carioca de Juniores. Na manhã deste domingo, em Itaguaí, a equipe dirigida pelo técnico Robinho foi goleada pelo Vasco por 4 a 1. Esta foi a quarta derrota em quatro jogos dos juniores do Friburguense na competição. O time enfrenta agora o Boavista nesta quarta-feira, às 17h15, no Estádio Eduardo Guinle, na preliminar da partida dos profissionais.
Um festival de erros
Que a cobertura dos chamados quatro grandes (Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo) é prioridade da grande mídia, todo mundo sabe. Entretanto, isso não justifica os diversos erros noticiados em relação ao Friburguense nas redes Globo e Bandeirantes na transmissão da partida contra o Vasco. Na Band, foi dito antes do jogo que a equipe de Nova Friburgo ocupava a quarta colocação do Grupo B, com 5 pontos ganhos, e que ela havia sido campeã estadual da Série B em 2011, de maneira invicta. Na verdade, o Tricolor da Serra ocupava, até então, a quinta colocação, com 4 pontos. Além disso, o clube foi vice-campeão da Série B e perdeu dois jogos na competição.
Já na emissora carioca, a apresentação de três jogadores do Friburguense foi trocada pela imagem de outros atletas. No lugar de Sérgio Gomes, apareceu o zagueiro reserva Evair. O lateral direito, aliás, apareceu no lugar do meia Marcelo. Já o camisa 10 Jorge Luiz foi anunciado com a imagem do volante Elan. Para completar, o comentarista e ex-jogador Júnior afirmou que em seu último ano de carreira, em 1993, enfrentou o Friburguense, que já contava com Sérgio Gomes e Cadão. Ora, os dois jogadores só chegaram ao clube no final da década de 90.
Resultados da rodada:
04/02 – 17h - Fluminense 1 x 1 Duque de Caxias, Raulino de Oliveira
05/02 – 17h – Vasco 2 x 0 Friburguense, São Januário
05/02 – 17h - Resende 1 x 0 Bonsucesso, Estádio do Trabalhador
05/02 – 17h - Nova Iguaçu 2 x 0 Macaé, Jânio Moraes
05/02 – 17h - Olaria 2 x 1 Madureira, Bariri
05/02 – 17h - Boavista 1 x 1 Volta Redonda, Eucyr Resende
05/02 – 17h - Americano 2 x 1 Bangu, Godofredo Cruz
05/02 – 19h30 - Botafogo 0 x 0 Flamengo, Engenhão
Próxima rodada:
08/02 – 17h – Nova Iguaçu x Resende, Jânio Moraes
08/02 – 17h - Bangu x Duque de Caxias, Moça Bonita
08/02 – 19h30 - Friburguense x Boavista, Eduardo Guinle
08/02 – 19h30 - Botafogo x Olaria, Engenhão
09/02 – 17h - Bonsucesso x Macaé, Luso-Brasileiro
09/02 – 19h30 - Flamengo x Madureira, Engenhão
15/02 – 19h30 - Vasco x Volta Redonda, São Januário
15/02 – 22h - Americano x Fluminense, Godofredo Cruz
Vasco 2 X 0 Friburguense
Alessandro Marcos
.................................................................................................................
Fágner Sérgio Gomes
Dedé Cadão
Rodolfo Diego Guerra
Thiago Feltri Flavinho
...............................................................................................................
Nilton Bidu
Allan (Felipe) Lucas
Felipe Bastos Marcelo
(Eduardo Costa)
Juninho Pernambucano Jorge Luiz (Marquinhos)
(Bernardo)
................................................................................................................
Diego Souza Rômulo (Diego Santos)
Alecsandro Ziquinha (Ricardinho)
.................................................................................................................
Técnico: Cristóvão Buarque Técnico: Gérson Andreotti
Ficha Técnica:
05/02/12 – 17h – Taça Guanabara 4ª rodada
Estádio São Januário
Renda R$ 157.570,00
Público pagante: 6.303 (8.540 presentes)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e Francisco Pereira de Sousa
Gols: Diego Souza, 44`/1ºT e 14`/2°T
Classificação:
Grupo A:
1) Nova Iguaçu 8 pts
2) Resende 6 pts
3) Flamengo 6 pts
4) Botafogo 6 pts
5) Macaé 4 pts
6) Olaria 4 pts
7) Madureira 4 pts
8) Bonsucesso 4 pts
Grupo B:
1) Vasco 12 pts
2) Boavista 8 pts
3) Fluminense 7 pts
4) Volta Redonda 7 pts
5) Americano 4 pts
6) Friburguense 4 pts
7) Duque de Caxias 2 pts
8) Bangu 0 pts
Deixe o seu comentário