Esporte - 27 de março

sexta-feira, 27 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Evento de motocross ainda repercute em Nova Friburgo

Swyan Zanoni, piloto que brilhou domingo na abertura do estadual,

sonha com a etapa do Brasileiro na cidade

(SECOM) - Swyan Zanoni, a grande estrela do Campeonato Estadual de Motocross, realizado no último domingo, esteve segunda-feira, na Prefeitura. Acompanhado da diretora geral da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro, Melina Guelmann, Swyan Zanoni, de 19 anos, foi recebido pelos secretários de Comunicação Social, Girlan Guilland, e de Esportes, Frank James Fernandes, sendo o centro das atenções durante sua visita ao Palácio Barão de Nova Friburgo.

O piloto da Honda, que sonha com a realização de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross na cidade, viajou terça-feira para o interior de São Paulo, onde participa da abertura do Brasileirão 2009 da modalidade, em Indaiatuba. Swyan, o mineiro que virou friburguense, pois adotou Nova Friburgo como morada há mais de um ano, levantou a galera das arquibancadas com saltos de até 15 metros de altura durante a etapa de domingo em Nova Friburgo. O prefeito Heródoto Bento de Mello, empolgado com as manobras do piloto, tirava o chapéu cada vez que Swyan cruzava a linha de chegada. Bicampeão brasileiro, dez vezes campeão do estadual e vice do sul-americano, o atleta foi muito elogiado pelo público.

“O domingo foi espetacular. Há muito tempo não sinto o sangue ferver na veia como hoje. A galera participou, torceu, gritou. A pista está fantástica. Quero parabenizar a Prefeitura e a federação, que deram um show de competência e organização”, comemorou Swyan, considerado um dos melhores pilotos do país.

Esforço conjunto das secretarias

Ao som de muito rock’n’roll, o campeonato estadual abriu a temporada 2009 de motocross. É a primeira vez que uma cidade do interior dá início ao campeonato mais disputado do país. A pista, uma das maiores do Brasil, foi construída em tempo recorde (15 dias) pelas secretarias de Obras e de Serviços Públicos, lideradas pelo secretário Hélio Gonçalves Corrêa, com a supervisão da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj), que ainda trouxe a estrutura de arquibancadas e camarotes.

Em apenas duas semanas, depois de 16 anos da realização do último evento oficial de motocross na cidade, o circuito de 1.580 metros ficou pronto e os atletas já entraram na pista para os primeiros treinos na manhã de sábado. Um estande da Secretaria de Turismo foi instalado na área de eventos para atender ao público, que veio de todas as partes do país. A equipe de pilotos Zapping, de São Paulo, solicitou informações de hotéis e restaurantes para passar o próximo fim de semana na cidade. Eles pretendem voltar a Nova Friburgo e curtir as cachoeiras e trilhas da Mata Atlântica.

Uma exposição de fotos de todos os estágios da construção do futuro barródromo foi disponibilizada ao público pela Secretaria de Comunicação Social, que também fez a cobertura jornalística do evento. Outros setores do governo municipal, a exemplo das secretarias de Serviços Públicos e Assistência Social, tiveram papel decisivo no evento, comprovando o entrosamento dos diversos setores da municipalidade.

O secretário de Esportes, Frank James Fernandes, que desde a transição de governo está em negociação com a Fermerj para trazer o Campeonato Estadual de Motocross a Nova Friburgo, avaliou como grandioso o evento e garantiu que os pilotos friburguenses não precisarão mais sair da cidade para treinar. “A pista construída vai servir aos atletas do município para treinamentos e aperfeiçoamento de suas técnicas. Além disso, vamos buscar sediar eventos nacionais, como a etapa do campeonato brasileiro”, disse o secretário, lembrando que anteriormente os treinos tinham que ser feitos em Duas Barras.

A primeira etapa do Campeonato Estadual de Motocross realizada em Nova Friburgo entrou para a história da modalidade e promete alçar a cidade ao patamar de referência no esporte brasileiro.

Outros atletas e práticas esportivas serão contempladas e o friburguense não precisará mais sair da cidade para assistir a grandes espetáculos esportivos. No local da pista é pensamento do atual governo implantar o chamado barródromo – arena permanente e própria à realização de provas de diversas modalidades similares ao motocross, atendendo, assim, ao anseio de competidores.

Equipe friburguense dá um show de talento

O friburguense Victor Monnerat, da equipe CabriTeam, venceu a categoria 65 cilindradas e mostrou que Nova Friburgo é um celeiro de talentos do motocross. O técnico do piloto, Francisco Eduardo Mastrângelo, o Cabritinha, que teve participação decisiva na organização do evento, se dedica ao esporte há 20 anos, mas não esconde que ainda hoje continua com aquele frio na barriga quando seus atletas entram na pista. “A adrenalina vai a mil por hora. São meses de trabalho e treinamento em jogo em poucos minutos. Mas, graças a Deus, o evento foi espetacular e ainda conseguimos colocar um piloto nosso no lugar mais alto do pódio”, comemorou.

Além de Victor, Maicon Morgado, a maior aposta da equipe, mesmo contundido, alcançou o quinto lugar na categoria intermediário ouro. O CabriTeam seguiu na terça-feira, 24, para São Paulo, onde também disputa a primeira etapa do campeonato brasileiro.

Seleção de Amputados segue com treinamentos na cidade

Apresentada na prova de motocross domingo passado, a Seleção Brasileira de Futebol de Amputados atrai dezenas de torcedores para os treinamentos, que estão sendo realizados em várias praças esportivas de Nova Friburgo. O grupo, liderado pelo atleta Celício Mario Mello, campeão mundial, está com a seguinte programação:

Hoje : musculação no Estádio Eduardo Guinle (9h); treinamento coletivo no Nova Friburgo Futebol Clube, núcleo do Prado (14h30);

Dia 28: treino físico no Nova Friburgo do Prado (9h); fisioterapia (14h);

Dia 29: treinamento coletivo no Friburguense (9h);

Dia 30: treinamento coletivo no Friburguense (9h); retorno ao Rio de Janeiro (14h).

Desafio Sebrae recebe inscrições até hoje para simulação na Estácio neste sábado

O jogo virtual que transforma universitário em empreendedor está com inscrições abertas até dia 13 de maio pelo site www.desafio.sebrae.com.br. A competição começa em junho, mas os professores de Nova Friburgo terão oportunidade de conhecer melhor como funciona o game neste sábado, das 8 às 13h, quando haverá simulação na Universidade Estácio de Sá, Jardim Sans Souci s/nº, Braunes. Todos os participantes receberão certificados e os melhores colocados serão premiados. Para participar basta ligar para 0800.57-0.0800 até as 15h desta sexta.

Destinado a estudantes do ensino superior, o Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula as atividades de uma empresa real. É dividido em cinco fases, as três primeiras são virtuais, em que as equipes jogam via internet e competem em seu próprio estado, divididas em chaves. As duas últimas fases, a semifinal nacional e final nacional, serão realizadas em Brasília, em comemoração aos dez anos do Desafio Sebrae.

Os vencedores estaduais receberão cursos do Sebrae, laptops e viagens como prêmios. A equipe campeã nacional ganha uma viagem de dez dias para conhecer centros empreendedores da Europa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade