Esporte - 23 de maio

segunda-feira, 25 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Frizão vence CFZ e respira na Copa Rio

O Friburguense venceu o CFZ quarta-feira, 20, no Rio de Janeiro, e ainda respira na Copa Rio. Agora precisa vencer o Madureira neste sábado, 23, no Estádio Eduardo Guinle, para decidir a classificação com o Macaé na próxima quarta, 27, no campo do Macaé. Os gols do jogo de quarta foram marcados por Hércules e Alex (2). No outro jogo o Madureira venceu o Macaé por 1 x 0.

Numa partida muito movimentada, o Friburguense teve Leomir e Elan expulsos, chegou a 2 x 0, permitiu o empate, recuperou-se e marcou o terceiro gol, conquistando mais três pontos. Hércules ainda perdeu dois pênaltis aos 18 do primeiro tempo e aos 23 do segundo.

O time tricolor jogou com Adriano, Sérgio Gomes, Cadão, Lucas e Gilson, Leomir, Bidu, Elan e Alex, Hércules (Ricardinho) e Flávio (Cassiano). Técnico: Luiz Alexandre (interino).

Judocas friburguenses representam a cidade no JABs de Maringá/Paraná

Os judocas friburguenses Guilherme Cordeiro e Christina Queiroz Amaral Duarte já estão em Maringá (PR), onde representarão a cidade nos Jogos Abertos Brasileiros (JABs). Nova Friburgo é campeã na categoria masculina e vice na feminina. O atleta Guilherme Cordeiro disputará na categoria 81 quilos e, Christina, na de 52 quilos.

Os Jogos Abertos do Interior são a competição coletiva mais importante do país, porque reúnem os melhores atletas de diversas modalidades olímpicas. Os dois friburguenses ganharam o direito de disputar o torneio nacional depois de ganhar o JAI em 2008.

Eco Adventure está confirmada para julho

A terceira edição da corrida Eco Adventure será realizada dias 11 e 12 de julho. A prova é válida pelo RBCA e RCCA e esta edição será mais desafiadora e com navegação mais exigente.

O evento terá uma parte noturna e visual de tirar o fôlego. Outras informações no site www.rafaelbasalo.com.

Festival de xadrez agita Conselheiro

Um festival de xadrez movimentará a Praça Lafayete Bravo, em Conselheiro Paulino, neste sábado, 23, das 9h às 12h, quando enxadristas de toda a cidade poderão participar. O evento é organizado pelo professor Guilherme, do Colégio Rui Barbosa.

O objetivo da promoção é divulgar a modalidade, principalmente porque o xadrez é um esporte de atenção e concentração. No mês de junho será organizado um torneio no mesmo local, valendo pontuação para o ranking municipal.

Pilotos disputam mais uma etapa do estadual de automobilismo

Os pilotos Nilton Gomes e Guilherme de Paula estarão no Autódromo de Jacarepaguá neste domingo, 24, para disputar mais uma etapa do Campeonato Estadual de Automobilismo. Será a quarta corrida do ano em disputa das sétima e oitava etapas, já que durante o ano serão dez corridas e duas etapas em cada uma delas.

O carro que a dupla friburguense usará na prova é um Gol 99, 1.6, cabeçote rebaixado, exclusivo para este tipo de modalidade. Os dois pilotos ocupam hoje a primeira posição do campeonato estadual, com 82 pontos, seguidos de André Seda (RJ), com 78, e Rafael Ascoli (Nova Friburgo), na terceira colocação, que soma 66 pontos atualmente. A dupla tem apoio de A VOZ DA SERRA, Friburgo Time Express, Bocão Despachante, Multi Óleo, Pizzaria Pappilon, Indicauto, LP Informática, Posto Carestiato, Pappo, Serrana Carnes e Savel Auto Peças.

Prova da Prodesporte ganha status Internacional

A Meia Maratona da Barra, evento realizado pela Prodesporte no último fim de semana, ganhou status de evento internacional. Além da participação de corredores de dez estados do Brasil, a prova contou ainda com atletas da Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Japão, Uruguai e Venezuela.

A prova teve largada às 8h30, na Praça Tim Maia, Recreio dos Bandeirantes, e para o sucesso do evento uma grande estrutura foi montada, contando com todo o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro. A equipe da Prodesporte saiu de Nova Friburgo na véspera com dois caminhões de equipamentos, um deles destinado exclusivamente ao transporte de água. No total foram consumidos 10.560 copos e 1.200 garrafas de água. No Rio o grupo se uniu à equipe da Runners Brasil, vinda de São Paulo, para fazer a apuração por chips eletrônicos, e à equipe da Transmedical, responsável pelos atendimentos de urgência.

O staff do evento reuniu cerca de 80 pessoas. Foram duas provas, uma de seis quilômetros e outra de 21,1 quilômetros. No total mil atletas participaram da prova, vencida pelo carioca Edivaldo dos Santos, mais conhecido como Trator, e pela friburguense Mirlene Silva, que bateu o recorde da prova com o tempo de 1h22min58seg.

Outros bons resultados friburguenses foram: 4º lugar geral, Vitória Régia; 1º lugar na categoria; Manoel Alves da Costa; 6º lugar nos 6km, Juliana Queiroz; 3º lugar na categoria, José Alberto de Souza.

Arthur Senna fatura mais três medalhas

O nadador Arthur Senna de Andrade comemorou com muita alegria mais três conquistas no 2º Circuito Vinculado de Natação, realizado no Canto do Rio, no fim de semana passado. Ele nadou com 17 atletas de sua categoria, petiz 1, que representaram diversos clubes do estado do Rio. Os resultados foram: 100m livre, 1min15seg81cent; 50m borboleta, 36seg16cent; 50m costas, 39seg35cent; 100m medley, 1min 22seg58cent.

Todos os nados de Arthur tiveram tempos baixados nesse campeonato, obtendo, assim, excelentes tempos, para alegria das treinadoras Ana Paula e Zezé. Arthur é patrocinado pela Ventura Chocolates e se prepara agora para as próximas provas, ambas em junho: 2º Circuito Serrano, dia 20, em Além Paraíba, e Campeonato de Inverno no Olaria (RJ), ainda sem data definida.

Lenda viva do vôlei visita Nova Friburgo

Ex-técnico da seleção brasileira apresenta projeto ao prefeito

(SECOM) O vôlei brasileiro moderno tem um nome: Sami Mehlinsky. O carioca de 83 anos esteve em Nova Friburgo esta semana para apresentar ao prefeito Heródoto Bento Mello o projeto social Viva Vôlei, do qual é um dos idealizadores. Sami sempre teve no sangue o pioneirismo.

Seu início como técnico do 10º Regimento de Infantaria do Exército, em Belo Horizonte, no ano de 1946, já anunciava o futuro brilhante no voleibol do Brasil. Treinando sargentos e oficiais, por indicação do comandante do quartel, o técnico iniciante já faturou, logo no primeiro campeonato, dois títulos com as duas equipes de militares.

A partir de então, sua escalada no esporte - o qual adotou por acaso, pois sua primeira escolha era a arquitetura - foi meteórica. Em 1949, de volta ao Rio, Sami recebeu um convite para treinar as equipes feminina e masculina do Vasco da Gama. “Acabei campeão carioca diversas vezes e introduzindo, no país, a idéia de que jogador de vôlei, quanto mais alto, melhor”.

Em 1956, o treinador linha-dura, que tinha fama de punir atletas por indisciplina, mesmo que fossem os destaques do time, foi convidado para dirigir a seleção brasileira masculina de vôlei. “Num tempo em que o esporte ainda era amador, eu buscava o rendimento máximo dos jogadores e exigia profissionalismo nos treinamentos e jogos”.

Já no primeiro torneio à frente da seleção, no sul-americano disputado no Uruguai, no mesmo ano em que assumiu o comando da equipe, ele reuniu o grupo em torno do objetivo que traçara e trouxe para o Brasil o caneco tão almejado.

O Campeonato Mundial da França, no final daquele ano, primeira competição disputada pela seleção fora da América Latina, foi o marco de um novo sistema de jogo que seria então adotado por todo o planeta. “O famoso 5-1 com infiltração, que tem a premissa de atuação do time em função do levantador, que serve os cinco atacantes, foi adaptado por mim na seleção, a partir da observação do time japonês – criadores do novo estilo - naquele campeonato”. O sistema, hoje utilizado por 99% das equipes mundiais, foi instituído no Brasil por Sami.

Após 10 anos de serviços prestados à seleção brasileira, o técnico campeão decidiu dar um tempo do voleibol. “Enquanto eu estava parado, assisti a meu pupilo, Carlos Arthur Nuzman - atual presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que jogou, sob minha batuta, na seleção, ascender à presidência da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)”.

Foi então que, em 1990, Sami assumiu a supervisão da seleção brasileira, dos grandes craques da geração de ouro. O mestre do vôlei viu sua equipe ganhar, de maneira fácil, as Olimpíadas de Barcelona, em 1992, mudando radicalmente a história do vôlei brasileiro e mundial.

O projeto ‘Viva Vôlei’

Sami, que hoje ocupa o cargo de consultor da CBV, veio a Nova Friburgo, em companhia do coordenador de projetos da Confederação, Marcos Aurélio Gonçalves, para implantar na cidade, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, o projeto social Viva Vôlei, dedicado a crianças de 7 a 14 anos.

No encontro com o prefeito Heródoto Bento de Mello e o secretário de Esportes, Frank James Fernandes, o projeto foi apresentado e logo aceito pelo chefe do Executivo, que ficou encantado com a iniciativa. “Nosso objetivo é trabalhar com crianças de escolas municipais e promover o máximo de socialização na comunidade. A motivação e a inserção social, através da atividade esportiva do vôlei, fazem parte da metodologia aplicada pelo projeto”, explicou Marcos, coordenador do Viva Vôlei.

Todo o material utilizado no projeto, como bolas, redes e outros acessórios para a prática do voleibol, são fornecidos pela CBV, órgão ao qual o projeto é ligado. Os professores de Educação Física da rede municipal e da Secretaria de Esportes passarão por aulas de capacitação, ministradas por profissionais da Confederação, a fim de se adaptarem à metodologia do projeto.

“A Prefeitura oferece a demanda, nós treinamos os professores da rede municipal e disponibilizamos todo o equipamento. É uma parceria em prol do esporte e da qualidade de vida da criança, que recebe, além do ensinamento do vôlei, todos os valores sociais e humanos importantes para o seu desenvolvimento”, disse Marcos.

O secretário de Esportes, Frank James, já providenciou os papéis para assinatura do contrato com a CBV e espera implantar o mais rápido possível o projeto em Nova Friburgo. “O Viva Vôlei constrói o futuro da criança não só no campo esportivo, mas no convívio social. Queremos dar a elas uma opção de vida longe dos caminhos perversos da criminalidade”, avaliou Frank.

15° Melhores do Esporte 2009

Troféu Corrado Spallanzani

Eleja o indicado de sua preferência em:

www.guianova friburgo.com/toquedecraque

Futebol na Friburgo AM

Campeonato Brasileiro

Neste domingo – 16h

Estádio Maracanã

FLUMINENSE X SANTOS

Narração: Fernando Bonan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade