Esporte - 22 de julho.

quinta-feira, 22 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Tour do Rio reunirá

mais de dez cidades

Tour do Rio, que começa no próximo dia 28 e vai passar por Nova Friburgo, envolverá dez municípios. É a primeira vez que a América Latina recebe um evento deste porte, mobilizando 1.500 pessoas no total, 3/4 deste número será de empregos indiretos, mas que deixa um legado positivo para o estado, com capacitação profissional e a ideia de trabalhar daqui em diante o ciclismo como meio de transporte, alternativa para o meio ambiente e força ao esporte que mais distribui medalhas nas Olimpíadas (54 no total).

O percurso é de 783 quilômetros, envolvendo os municípios de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Cabo Frio, Petrópolis, Teresópolis, Araruama e Niterói.

A caravana do Tour do Rio contará com 350 pessoas, entre atletas e produção, movimentando a economia de onde passar. Serão mais de 80 veículos acompanhando a caravana. Cerca de 80 professores da rede estadual de educação serão capacitados para desenvolver pautas pedagógicas em cima de temas como A Bicicleta - consumo, consciente, saúde e sustentabilidade; Educação - esporte e juventude como forma de inclusão social e prevenção ao uso de drogas) e Esporte - saúde e qualidade de vida.

SUSTENTABILIDADE

O Brasil possui hoje 600 quilômetros de ciclovias, número efetivamente pequeno em relação à frota nacional, que supera 50 milhões de bicicletas, 80% delas circulando nas regiões Nordeste e Sudeste. Projetos como o Tour do Rio, idealizado pela conexão, e o programa brasileiro de mobilidade por bicicleta (Bicicleta Brasil), do Ministério das Cidades, procuram incentivar a bicicleta como transporte alternativo, assim como uma maior conscientização da população em relação ao meio ambiente.

A bicicleta surge, então, como uma alternativa de mobilidade não motorizada que pode significar uma revolução na maneira como o homem se relaciona com o meio em que vive e elevar os padrões de saúde e os índices de qualidade de vida da população. Os benefícios acabam se estendendo a outros setores: na saúde, o estilo de vida sedentário do homem contemporâneo é fator decisivo no desenvolvimento de inúmeras doenças. Estudos científicos comprovam a relação positiva entre atividades física, saúde e qualidade de vida. A prática esportiva é fundamental para a melhoria da saúde pública.

Na educação esportiva e inclusão social, a formação atlética e a profissionalização esportiva se configuram como fatores para inclusão da juventude, sobretudo dos grupos que vivem em contexto de risco social. O esporte cria espaço para a realização pessoal, para elevar a autoestima e para o exercício pleno da cidadania.

Do ponto de vista econômico, o desempenho da bicicleta também é positivo. Em comparação ao automóvel, a linha de produção de uma bicicleta mobiliza dois profissionais, enquanto a de um carro popular emprega nove. Mas, como o preço do carro corresponde ao de 100 bicicletas, no valor agregado, a bicicleta emprega 22 vezes mais.

Lutador de jiu-jítsu

procura patrocinador

Leonardo Lima

O lutador Victor Luiz Dias Fernandes, 19 anos, categoria pluma azul adulto, disputou no fim da semana passado a Copa do Mundo de Jiu-jítsu, no Canto do Rio, em Niterói. Ele ficou em 2º lugar, porém, deve entrar com recurso questionando a decisão do árbitro, que após o empate em 0 a 0 na final, deu a vitória ao adversário, não permitiu o acréscimo de um minuto, nem consultou os outros árbitros. Segundo o atleta, o árbitro foi questionado por muitos e após o fato não apitou mais nenhuma decisão. Victor enviará também vídeo mostrando tudo o que ocorreu.

Ele compete pela Academia Denver Amaral e pratica o esporte há quatro anos e meio. Na cidade não perde há um ano e meio. Começou após convite de um amigo que já lutava. Em 2010 venceu também a Copa do Brasil de Jiu-jítsu no Canto do Rio, possui ao todo 12 campeonatos e seis vices. Em competições ele está há três anos e já ganhou também em Rio das Ostras, Aperibé e Conceição de Macabu. Em agosto ele vai participar de competição em Salvador e, em setembro, no Campeonato Brasileiro Submission, no Iate Clube Rio de Janeiro. Seus dias de treino são segunda, quarta e sexta-feira, na XGym, em Olaria, e terça e quinta-feira na Fight Co, no Centro.

Atualmente Victor cursa faculdade de educação física pela manhã, trabalha a tarde e treina à noite. O atleta mantém alimentação balanceada sem refrigerantes, frituras e doces e revela que se alimenta bastante de saladas e carnes. Hoje ele é patrocinado pela Cainan Representações de São Paulo e solicita maior apoio do empresariado local, aproveitando para agradecer o patrocínio e os professores Denver e Adriano Lima.

Carolina Martins

lidera o ranking nacional

A pequena atleta Carolina Martins, 9 anos, que hoje nada pelo Botafogo, lidera o ranking nacional em piscina longa nos 50 metros livre, 50 metros borboleta, 50 metros costa, 50 metros peito. Em piscina curta, ela também lidera nos 50 metros livre, 50 metros borboleta, 50metros costas e cem metros medley. Treinando natação no Educandário Miosótis, com a professora Zezé, pelo menos uma vez por mês, ela brilha nas piscinas do Rio de Janeiro.

Em maio passado, quando representou o Rio de Janeiro no parque aquático do Corinthians (SP), apesar do frio rigoroso, ela voltou conquistou mais duas medalhas, uma de ouro e uma de prata. A última competição de que participou foi o Campeonato Estadual de Inverno, que aconteceu nos dias 16 a 18 de julho, voltando de lá com mais cinco medalhas de ouro na bagagem.

Agora ela intensifica o treinamento para enfrentar os clubes da Região Sudeste em outubro, na segunda etapa do festival no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade