Friburguense é campeão
Doze anos depois de conquistar o título da segunda divisão, quando ascendeu definitivamente à elite do futebol carioca, em 1998, o Friburguense voltou a ganhar um título. Desta vez, a Taça João Ellis Filho, em partida realizada domingo, 19, no Estádio Maracanã, contra o Tigres do Brasil. No retorno da delegação a Nova Friburgo o clima era de muita festa e na chegada ao Estádio Eduardo Guinle um foguetório recebeu o time, que nesta terça-feira começa sua preparação para a Copa Rio, onde estreia dia 25 contra o mesmo Tigres, em Xerém.
Foi uma partida dramática, que terminou empatada em 2 x 2, e nos pênaltis o Frizão mais uma vez foi melhor, repetindo a atuação do domingo anterior, quando também nos pênaltis desclassificou o Madureira na fase semifinal.
As equipes jogaram sob sol muito forte e calor, mas o Friburguense levou vantagem por ter o melhor preparo físico. Num erro bobo no início do jogo o Tigres se afobou e seu atacante abriu o marcador contra sua própria meta. Mas o time se recuperou e empatou o jogo logo aos cinco minutos da segunda etapa. O mesmo Gilcimar, que fez contra, fez a favor. Como aconteceu domingo passado contra o Madureira, o Fri retornou melhor, partiu para cima do adversário e novamente passou a frente do marcador, com um belo gol de Alex.
Mas a diferença é que, contra o Madureira, não fazia o intenso calor de domingo, por isso o Fri conseguiu se acertar e foi obrigado a marcar da linha do meio de campo para trás, fator que acabou beneficiando a equipe da serra, porque, enquanto o Frizão marcava, o Tigres ficava com opção de chutes de média e longa distância. O goleiro Adriano trabalhou bastante, mas em nenhum momento o Tigres foi um adversário que levou perigo à meta tricolor. O empate surgiu de um erro da defesa, mas o time local teve capacidade de segurar o empate até o fim do jogo.
A única opção de gol do Tigres após o empate aconteceu do lado direito, com o lateral Josiel, enquanto o Fri poderia ter aumentado o marcador e liquidado a partida em duas oportunidades: com Victor Hugo e Thiago Santos. Ao Friburguense ficou o saldo positivo de uma conquista inédita e que, sem dúvida, dá muita moral ao elenco para a Copa Rio. Ao Tigres, que fez um belo returno, faltou pernas no momento principal do jogo para sair vitorioso do Maracanã.
Criticado por parte da torcida durante vários jogos no Estádio Eduardo Guinle, o técnico Cleimar Rocha foi fundamental na conquista do Friburguense, principalmente nos dois jogos do Maracanã, quando as mudanças que fez resultaram em posicionamento correto, empenho dos jogadores e vitória na hora certa, quando o time mais precisava.
TIGRES 2 X 2 FRIBURGUENSE
Marcos Paulo Adriano
................................................................................................
Josiel Sergio Gomes (Heitor 19/2°) Pedrão Lucas
Nilson (Joaelton/int) Walace
Edson Crispim
.................................................................................................
Leão Bidu
Denis Elan
Jailson Alex (Leomir 21/2°)
Cleiton (Sorato 26/2°) Victor Hugo
....................................................................................................
Gilcimar Ziquinha (Adenis 15/2°)
Leandro Chaves (Guerra 19/2°) Thiago Santos
.......................................................................................................
Técnico: João Carlos Técnico: Cleimar Rocha
Taça João Ellis Filho (decisão)
Data: 19/04/09 – 13h15
Estádio Maracanã
Arbitragem: Marcelo Souza Pinto, Jackson Lourenço Massara Santos, Francisco Pereira de Souza, Carlos Raphael Sampaio Torres, Flávio Manoel da Silva e Messias José Pereira
Renda R$ Público
Cartões amarelos: Cleiton e Guerra (Tigres) e Lucas (Friburguense).
Gols: 38´ 1 x 0 Fri (Gilcimar, contra); 5‘ 2° tempo, Gilcimar empate; 17‘ 2° Alex 2 x 1 Fri; 28‘ 2° tempo 2 x 2 empate, Sorato
Contagem dos pênaltis – 1° série
FRIBURGUENSE X TIGRES
Vicor Hugo 1-1 Sorato
Walace 2-2 Josiel
Bidu 3-3 Guerra
Elan 4-4 Edson
Thiago Santos 5x5 Gilcimar
FRIBURGUENSE X TIGRES – 2/ série
Adenis 1-1 Denis
Leomir 0-0 Jailson
Lucas 2-2 Leão
Crispim 3-0 Pedrão
Pré-mirim do Nova Friburgo disputa copa em Rio Bonito
O Nova Friburgo Futebol Clube disputará a Copa Unimed/Rio Bonito, categoria pré-mirim, no período de 9 de maio a 4 de julho, na cidade de Rio Bonito. O time local estará numa chave com Vasco da Gama, CFZ do Rio e Light.
A competição tem quatro chaves: Vasco, Light, CFZ do Rio e Nova Friburgo (chave A); Flamengo, América, Petrópolis e Rio Preto (chave B); Fluminense, Rio Bonito, Profute e Artsul (chave C); Botafogo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e Canhotinha (chave D).
A tabela é:
Dia 9 de maio – chaves A e B
9h30 – Vasco x Nova Friburgo
10h30 – Light x CFZ Rio
12h30 – Flamengo x S.J.Rio Preto
13h30 – América x Petrópolis
Dia 16 de maio – chaves C e D
9h30 – Fluminense x Artsul
10h30 – Rio Bonito x Profute
12h30 – Botafogo x Canhotinha
13h30 – Nova Iguaçu x Rio de Janeiro
Dia 23 de maio – chaves A e B
9h30 – Petrópolis x Flamengo
10h30 – S.J. Rio Preto x América
12h30 – CFZ Rio x Vasco
13h30 – Nova Friburgo x Light
Dia 30 de maio – chaves C e D
9h30 – Rio de Janeiro x Botafogo
10h30 – Canhotinha x Nova Iguaçu
12h30 –Profute x Fluminense
12h30 – Artsul x Rio Bonito
Dia 6 de junho – chaves A e B
9h30 – Vasco x Light
10h30 –Nova Friburgo x CFZ Rio
12h30 – Flamengo x América
13h30 – Petrópolis x S.J. Rio Preto
Dia 13 de junho – chaves C e D
9h30 – Fluminense x Rio Bonito
10h39 – Profute x Artsul
12h30 – Botafogo x Nova Iguaçu
13h30 – Rio de Janeiro x Canhotinha
Aprefep encerra jogos dos polos municipais
Recentemente foi realizado no Ginásio Municipal Alberto da Rosa Pinheiro, em Conselheiro Paulino, as finais dos VIII Jogos Serranos de Handebol da Aprefep. A equipe de Mury foi a campeã da categoria sub-18, formada por alunos do Colégio Estadual Padre Franca; o polo de Olaria ficou em 2° lugar, com alunos da Escola Estadual Canadá.
Na categoria até 15 anos a equipe vencedora foi o polo do centro, com alunos da Escola Municipal Odette Penna Muniz, seguida do polo de Conselheiro Paulino, alunos do Colégio Estadual Vicente de Moraes e Escola Municipal Rui Barbosa.
Nas finais dos polos femininos, categoria até 18 anos, Olaria foi campeã, ficando Mury em 2° lugar. Na categoria sub-15 feminino a Escola Municipal Rui Barbosa foi a campeã.
Deixe o seu comentário