Pra cima, Frizão!
Apesar da evolução do vôlei e de outras modalidades de esporte de quadra, ninguém tem dúvida de que o futebol é a maior paixão do povo brasileiro. Qualquer garoto que goste de futebol de campo sonha um dia vestir a camisa de seu clube predileto. Trazendo esse detalhe para Nova Friburgo, o alvo de todo garoto da cidade é o time do Friburguense. Todos inscritos nas inúmeras escolinhas espalhadas pela cidade sonham ser jogadores profissionais do Friburguense.
Durante a assembleia geral do Conselho Municipal de Esportes, este jornalista abordou o assunto, justamente porque neste momento o tricolor se prepara para disputar a segunda divisão de 2011. Na oportunidade foram expostos todos os motivos, ao nosso entender, que levaram o Friburguense à divisão inferior do futebol carioca. Entendo que a política do clube está errada, porque há jogadores que não têm condições de vestir a camisa tricolor em virtude da condição física e técnica, e outros não têm compromisso com a cidade. Por isso, sugerimos à diretoria uma mudança de estratégia com jogadores da cidade e região, mesclados com os de fora. Esta prática até já existe dentro do Estádio Eduardo Guinle, mas em dimensão menor.
Não se pode esquecer também do apoio que o clube recebe, que é muito pouco, pois como representante não só da cidade, mas da Região Serrana, o Frizão deveria ter preferência na pauta de mar-keting do empresariado local. Não se pode apontar culpados e sair caçando as bruxas, mas todos têm sua parcela de culpa, jogadores, comissão técnica, diretoria, associados e, principalmente, autoridades e empresariado local, que se omitem.
É preciso também um grande plano de marketing, dentro e fora de Nova Friburgo, pois não é admissível que um dirigente vá para a reunião do Conselho Municipal de Esportes e diga que “o Friburguense não tem obrigação de contratar jogadores da cidade, porque são todos boêmios”. Se isso acontece realmente é porque os jovens de hoje não têm perspectivas de vida melhor no futebol da cidade.
A diretoria precisa abrir novamente as portas do Eduardo Guinle, organizar um plano de trabalho, de tal forma que os jogadores da cidade possam ter chances, e partir para o trabalho prático, porque críticas sempre haverá, até porque se a imprensa hoje critica é a mesma que durante 12 anos apoiou, incentivou, projetou o clube.
Quando a imprensa carioca apoiou o time? Alguém se lembra do que os jornais do Rio fizeram com o Fri nos últimos anos? “Síndrome do Eduardo Guinle”; “Flamengo vai ao pasto de Friburgo”; “Fogão e Frizão jogam hoje no modesto campo do Friburguense”; “Parada dura hoje na Serra”; “Vasco tem decisão contra o indisciplinado Friburguense”; “Romário volta hoje ao campo que o tirou da Copa”, entre outras manchetes nada favoráveis ao nosso tricolor.
Não há no interior do estado um estádio com tanta estrutura como o Eduardo Guinle, e num passado muito recente os grandes clubes cariocas sempre fizeram suas pré-temporadas aqui. A queda do Frizão foi ruim para o clube, mas péssima para a cidade, já que algumas empresas do município se projetam através do clube. Se a torcida de algumas pessoas para que o time caísse deu certo, essas mesmas pessoas se ressentirão do que fizeram no futuro.
SÉRIE A - 36ª RODADA - 20/11
19h30: Flamengo x Guarani (Engenhão)
19h30: Grêmio Prudente x Ceará (Eduardo José Farah)
19h30: Grêmio x Atlético-PR (Olímpico Monumental)
36ª RODADA - 21/11
17h: São Paulo x Fluminense (Arena Barueri)
17h: Palmeiras x Atlético-MG (Pacaembu)
17h: Botafogo x Internacional (Engenhão)
17h: Vitória x Corinthians (Barradão)
19h30: Cruzeiro x Vasco (Arena do Jacaré)
19h30: Goiás x Santos (Serra Dourada)
19h30: Avaí x Atlético-GO (Ressacada)
SÉRIE B - 37ª RODADA - 20/11
TODOS OS JOGOS ÀS 17H
Portuguesa x Ipatinga-MG (Canindé)
São Caetano x Duque de Caxias (Anacleto Campanella)
Brasiliense-DF x Ponte Preta (Serejão)
Bahia x Santo André (Estádio de Pituaçu)
Guaratinguetá x Figueirense (Dario Rodrigues Leite)
Náutico x Vila Nova-GO (Aflitos)
Paraná Clube x Bragantino (Durival Britto e Silva)
América-MG x Sport (Arena do Jacaré)
Icasa x Coritiba (Romeirão)
ASA x América-RN (Coaracy Fonseca)
Natação: Ana Clara conquista
várias medalhas no Botafogo
A atleta do Educandário Miosótis, Ana Clara Abbud, brilhou no último fim de semana, quando esteve no Botafogo, pelo qual é federada, e participou da II Etapa do Circuito Estadual Petiz de Natação I e II. Das sete provas que participou, trouxe para a escola o 1º lugar nos 100 metros costas; 3º lugar nos 50 metros livre; 3º nos 100 metros livre, 4º nos 200 medley e o 2º lugar nos três revezamentos.
A atleta mostra com seu desempenho que tem um futuro brilhante pela frente, com muita determinação e conquistas.
Sesc promove torneio
de vôlei feminino
O Sesc promove neste domingo, 21, a partir das 12h, o Torneio de Voleibol Feminino, com seis equipes convidadas: Nova Friburgo Country Clube, Friburguense, Sesc, Êxito e um time da cidade de Bom Jardim. A forma da competição será determinada pelo número de participantes, a ser confirmado antes do início do torneio.
No fim de semana seguinte, sábado, 27, será disputado o Torneio Sesc de Voleibol feminino infanto-juvenil. É prevista a participação de equipes de Nova Friburgo e outras cidades da Região Serrana. Participam desta competição escolas e projetos de cunho esportivo-social, como o Frivôlei Stam.
Wallace Daflon:
prata e 5º lugar nos JUBs
Em partidas realizadas entre os dias 5 e 14, em Blumenau (SC), válidos pelos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), o atleta Wallace Daflon conquistou a medalha de prata nos 400 metros e o 5º lugar nos 800 metros. Participaram universitários de todo o Brasil, entre eles atletas de importantes clubes de atletismo do país.
Wallace vem de contusão no estadual, onde conquistou o tricampeonato nos 400 metros rasos, e mesmo sem patrocínio continua se esforçando na busca de melhores resultados.
Neste fim de semana Wallace estará competindo nos Jogos Abertos do Interior (JAI), no estado do Rio.
Rodada dupla na Friburgo AM
neste sábado, 18h30
Estádio Engenhão
FLAMENGO X GUARANI
domingo, 17h
Estádio Engenhão
BOTAFOGO X INTERNACIONAL
Deixe o seu comentário