Esporte - 2 de março 2011

quarta-feira, 02 de março de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Friburguense e CFZ fazem

o jogo desta quarta no Rio

O Friburguense joga nesta quarta, 2, no Recreio dos Bandeirantes, com o CFZ do Rio, encerrando a primeira parte do campeonato estadual da série B, já que o Fri terá folga no carnaval e só retorna dia 12 de março, para enfrentar Rio Branco, no Estádio Eduardo Guinle. O técnico Edson Souza manterá a mesma equipe que começou a partida contra o Cardoso Moreira, com Marcos, Sergio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho, Bidu, Lucas, Marquinhos e Jorge Luiz, Zambi e Alves.

O grupo de jogadores, hoje líder com 13 pontos, sabe das dificuldades que encontrará no Rio de Janeiro, já que o CFZ precisa vencer, porque ocupa a última posição da tabela, com três pontos. “Mas isso não é problema. Precisamos da vitória porque nosso objetivo é conquistar mais uma vitória, que nos dará folga no carnaval e o retorno mais tranquilo contra o Rio Branco, dia 12”, afirma o ex-goleiro Adriano, hoje treinador.

O ADVERSÁRIO - O adversário do Frizão hoje, CFZ, é uma agremiação esportiva da cidade do Rio de Janeiro. A sigla CFZ significa “Centro de Futebol Zico”, nome de seu fundador, o ex-jogador Zico. O time também possuiu uma sede em Brasília e em Imbituba, Santa Catarina. O CFZ foi fundado no dia 12 de julho de 1996, data em que registrou seu contrato social, como geralmente ocorre com os clubes-empresas. O clube inicialmente se chamou Rio de Janeiro Futebol Clube e entrou em atividade seis meses depois do primeiro aniversário do Centro de Futebol, no Recreio dos Bandeirantes. O projeto inicialmente foi concebido como uma escolinha de atletas chamada Nova Geração.

A primeira partida do CFZ ocorreu na categoria juvenil, contra o São Cristóvão, em Duque de Caxias, válida pela Copa Rio. Logo, o então Rio de Janeiro Futebol Clube teria de mudar de nome, pois já existia outro clube com o mesmo nome no estado. No dia 4 de fevereiro de 1998 o Centro de Futebol Zico é oficializado e o “do Rio” é acrescentado para manter a essência da ideia original.

A equipe profissional do CFZ estreou em competições oficiais no Campeonato Carioca da terceira divisão de 1997 e sagrou-se campeã da edição. Na partida do dia 27 de setembro, a equipe, comandada por Jaime de Almeida, derrotou o Duquecaxiense por 1 a 0, gol do japonês Takayuki Suzuki, e conquistou o título faltando uma rodada para o final do quadrangular decisivo.

O CFZ conquistou também o tricampeonato da Segunda Divisão de Juniores (1999, 2000 e 2002). Em 2000 o time juvenil alcançou o título estadual invicto, enquanto a equipe mirim levantou a taça no ano anterior.

O CFZ do Rio deu origem a uma filial, sediada na cidade de Brasília: o homônimo CFZ. O clube brasiliense foi fundado no dia 1º de agosto de 1999, em sociedade com a empresa HPMA. Os dois clubes passaram a utilizar os mesmos jogadores e comissão técnica durante algum tempo.

Em 2010 firmou parceria com o Flamengo. O clube da Gávea cederá atletas não aproveitados do time de juniores e profissionais para o time de Zico. Também é anunciado um arrendamento do clube para o grupo de investidores MFD, que será responsável por todas as despesas do clube.

O CFZ foi vice-campeão carioca da segunda divisão em 2001; campeão da terceira divisão duas vezes (1997, como Rio de Janeiro, e 2004, ocupando a 317º na CBF). O CFZ manda seus jogos no Estádio Antunes, com capacidade para mil pessoas. O presidente é Bruno de Sá Coimbra; o treinador, Caco Espinoza; patrocinador, Nakal. Uniforme titular é composto por camisa, calção e meia azul; já o uniforme alternativo, camisa, calção e meia branca.

Vôlei do Friburguense

reiniciou treinamentos

A equipe de voleibol do Friburguense recomeçou ontem seus treinamentos, visando a participação na Liga Rio Vôlei, competição em que a equipe foi campeã invicta em 2010, na categoria sub-13 feminino. Para o campeonato de 2011, cuja primeira etapa será realizada dia 26 de março, o Friburguense terá as equipes sub-13 e sub-15 feminino. Este ano a competição deverá ser mais acirrada, visto que na categoria sub-13 o Friburguense participará com uma equipe muito jovem, atletas predominantemente entre 11 e 12 anos, e na categoria sub-15 todas as atletas terão idade entre 13 e 14 anos.

A preparação da equipe estava prevista para ter início em fevereiro, mas em função da tragédia sofrida pela cidade o Ginásio Helena Deccache foi utilizado como local para recebimento de donativos, forçando a retardamento do início dos treinamentos. Contudo, as atletas estão muito confiantes e empolgadas para superar as dificuldades e continuar defendendo as cores do tricolor com a mesma garra e dedicação do ano passado.

A novidade para 2011 é a abertura de horário de treinamento da equipe masculina, objetivando a preparação competitiva para disputar a Liga Rio Vôlei em 2012. As pessoas interessadas em matricular os filhos devem manter contato com Gustavo, pelos telefones 8125-2150 e 2523-1265.

24° etapa do Campeonato Brasileiro

de Jet Ski será aberta este mês em Barra Bonita

O 24º Campeonato Brasileiro de Jet Ski será aberto nos dias 19 e 20 deste mês, em Barra Bonita, no interior paulista. O evento também faz parte das comemorações do 128º aniversário da

cidade. As disputas acontecerão no Rio Tietê, em plena Hidrovia Tietê-Paraná, onde as águas não são poluídas e é um importante polo turístico do interior do Estado de São Paulo. A competição, que tem quatro etapas previstas, também definirá os pilotos que defenderão o Brasil no Campeonato Mundial, marcado para o período de 1º a 9 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).

Luiz Marcelo Teixeira, o Pardal, presidente da Associação Brasileira de Jet Ski (BJSA),

organizadora da competição, destacou a importância da realização da primeira etapa em Barra Bonita: “A região é bastante desenvolvida, tem no turismo uma de suas principais atrações. O Rio Tietê naquela região é muito diferente desse que se conhece na Grande São

Paulo. O local tem uma excelente infraestrutura para realizarmos uma competição de alto nível. Também estamos muito contentes em participar das festividades do aniversário de Barra Bonita. Esperamos um grande público para os dois dias de competição, inclusive de cidades próximas, como Jaú, Bauru, Igaraçu do Tietê, Dois Córregos e Reginópolis, entre outras”.

Teixeira lembrou ainda que os melhores pilotos do país participarão do 24º Campeonato Brasileiro de Jet Ski e a partir de agora intensificarão os treinamentos para conseguir bons resultados

na etapa de abertura. Ele esteve no mundial do ano passado e acompanhou de perto as inspeções técnicas feitas nos jets. Adiantou que algumas

novidades serão introduzidas neste campeonato.

Além da disputas do Brasileiro de Jet Ski, a prefeitura de Barra Bonita, através da sua Secretaria de Turismo, programou outras atrações, como show da esquadrilha da fumaça e apresentações de mais de 20 bandas da região. A partir das 20h haverá show de música e jet ski,

com destaque para o Freestyle (manobras livres), além de queima de fogos.

A programação da primeira etapa do 24º Campeonato Brasileiro de Jet Ski tem início no dia 18, com recepção dos pilotos e acerto dos motores. No dia

19, das 9h às 11h30, acontecem as inscrições dos pilotos e vistoria; das 12h às 13h30 estão marcados os treinos oficiais, e às 14h será realizada a primeira série de bateria do circuito fechado. Às 16h está programada a primeira série do Freestyle e às 17h a tomada de tempo da Supercourse.

No dia 20 a movimentação tem início às 11h, com disputa da categoria Supercourse. Às 13h acontece a disputa da segunda série de baterias do circuito fechado. A partir das 15h os pilotos inscritos no Freestyle fazem a

segunda série de apresentações. Na sequência haverá entrega de prêmios. As demais etapas previstas, e que ainda precisam ser confirmadas, são as seguintes: segunda e terceira, 21 a 24 de abril, Boa Esperança (MG); 21 e 22 de maio, Brasília (DF).

No 24º Campeonato Brasileiro de Jet Ski serão disputadas as seguintes categorias: Ski Junior, Ski Stock, Limited e GP, Runabout - Junior, Aspirado e Novatos, Stock, Limited e GP;

TURBO, Stock, Limited e GP; Supercourse – Stock, Limited e GP, e, a pedidos, Sport – Aspirados Stock, Limited e GP.

A primeira etapa do campeonato é uma realização da Associação Brasileira de Jet Ski, com homologação da International Jets Sports Boating Association (IJSBA) e apoio da Prefeitura de Barra

Bonita, portal www.jetski.com.br.

(fonte: Renato Fabretti rfabreti@terra.com.br)

Não poderia começar melhor

Leonardo Lima

Apenas o início da festa. Esta é a expectativa da torcida do Flamengo após a vitória na Taça Guanabara. Além de garantir o rubro-negro na final do Campeonato Carioca, a conquista dá tranquilidade ao clube para a disputa da Taça Rio e da Copa do Brasil. Se não apresentou um futebol de espetáculo, o Fla teve equilíbrio e consistência para bater seus adversários e se sagrar campeão do 1º turno de maneira invicta, o que não ocorria desde 1999.

Com um elenco recheado de estrelas, cabe agora ao técnico Vanderley Luxemburgo definir um padrão de jogo e a posição do maior astro da equipe. Escalado na decisão como centroavante, Ronaldinho Gaúcho apresentou dificuldades em atuar de costas para o gol e passou a render mais no 2º tempo, quando foi recuado para o meio de campo após a entrada de Diego Maurício. O gol do título consolida o status de ídolo do camisa 10, que vem se mostrando comprometido e extremamente motivado desde que chegou ao Flamengo.

O espírito alegre do Rio de Janeiro contagiou Ronaldinho e, embora ainda seja cedo, a imprensa já começar a comentar sobre uma possível volta do atleta à Seleção Brasileira. De fato, se R10 continuar se dedicando e atuações decisivas como a do último domingo se tornarem constantes, em breve o técnico Mano Menezes lhe dará uma nova oportunidade. Para essa semana o dentuço só tem um objetivo: curtir o carnaval carioca. Mas, cá ente nós, ele merece, não?

Aliás, quem também deve estar sorrindo à toa é a presidente Patrícia Amorim. Depois de assumir o clube em 2010 e passar por um ano terrível, quando o Flamengo não ganhou absolutamente nada e ainda conviveu com notícias nas páginas policiais e brigas para fugir do rebaixamento, a mandatária iniciou a temporada com diversos motivos para comemorar: contratação de Ronaldinho, títulos da Copa São Paulo de Juniores e da Taça Guanabara e, enfim, o reconhecimento da CBF do título brasileiro de 1987. A nação rubro-negra vibra e agradece.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade