Cidade preparada para Tour do Rio
A partir do próximo dia 28, o Rio de Janeiro e todo o interior fluminense serão palcos da primeira grande competição internacional de ciclismo de estrada de alta performance no Brasil, que segue os moldes do já tradicional Tour de France. O evento reunirá grandes estrelas mundiais dos pedais, de países como Colômbia, Argentina, Venezuela, Chile e Uruguai, e terá como cenário montanhas, praias, reservas naturais e mais de dez municípios em 783 quilômetros de percurso.
Muito mais que uma competição, o Tour do Rio promove a bicicleta como meio de transporte, desenvolve ações socioeducativas por onde passa e incentiva a prática do esporte no Brasil, já de olho nas Olimpíadas de 2016 (o ciclismo é o esporte que mais distribuiu medalhas nas Olimpíadas, 54 no total). Além disso, o turismo nas cidades de Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rio, Nova Friburgo e Cabo Frio estará aquecido.
O Tour do Rio ganha as pistas do estado e promete menos poluição. Será o maior evento de ciclismo em estrada da América Latina. Idealizado pela Conexão, é um projeto que com a bandeira do esporte movimenta todos os outros setores do país, como cultura, educação e sustentabilidade. Um dos principais objetivos é garantir que os investimentos para a realização da competição possam gerar um legado positivo em todos os municípios do percurso e adjacências antes, durante e depois da competição. Serão mais de 500 pessoas envolvidas nas provas e cerca de 150 atletas com equipes convidadas, segundo os critérios da União Ciclística Internacional (UCI).
“O Tour do Rio quer impulsionar a economia local de cada região na proporção de suas participações. Isto será feito através da promoção turística, do fomento ao ciclismo esportivo, de lazer e como meio de transporte, com ações de educação do trânsito e desenvolvimento da cadeia produtiva do esporte no estado do Rio”, revela Luisa Jucá, da Conexão, que espera mais de 200 mil pessoas ao longo do percurso.
Com a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e a excelente oportunidade para o desenvolvimento esportivo e turístico do estado, o Tour do Rio será um estímulo ao ciclismo brasileiro. “O Brasil vive hoje uma incontestável saúde democrática e econômica, com amplo reconhecimento internacional. Dentro deste novo contexto, a cidade do Rio de Janeiro surge como sede natural de grandes eventos esportivos”, reforça o ministro do Esporte, Orlando Silva.
Durante a competição serão oferecidas atividades de entretenimento e lazer para o público nos intervalos da prova. Entre as cidades participantes estão Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Nova Friburgo e Cabo Frio. “O Rio de Janeiro sempre foi a casa dos grandes eventos. E é nesse ambiente extraordinário de crescimento garantido que vamos receber este evento de ciclismo, que vai inserir o Rio e o Brasil nos circuitos mundiais da categoria. O aspecto mais fantástico é que o Tour do Rio não ficará apenas na capital, mas passará por diversas regiões do nosso estado”, explica o governador Sérgio Cabral.
Faltando pouco mais de um mês para as provas principais, já foram realizados dois grandes eventos esportivos: a Copa Light e o Desafio 24 Horas, além de atendimentos diretos em clínicas de ciclismo e no projeto infantil Adeus, rodinhas. Antes do início do Tour do Rio será realizada ainda uma prova de espera: o Desafio de Montanha, em Itaipava, neste sábado, 17, com participação de atletas profissionais e amadores e também um prólogo feminino. No dia 13 de junho, aconteceu o Circuito Estrada, na Enseada de Botafogo.
As cinco etapas do calendário da competição preveem provas nas seguintes cidades:
1ª - Rio - Angra dos Reis
2ª - Volta Redonda -Três Rios
3ª - Três Rios – Nova Friburgo
4ª - Nova Friburgo - Cabo Frio
5ª - Cabo Frio - Rio de Janeiro
Outras informações podem ser obtidas com Marcela Cerqueira, pelos telefones (21) 3206-5050 e 7892-0895 ou pelo e-mail marcela.cerqueira@fsb.com.br.
Top Training realiza novo exame de faixa
No último domingo, 11, na Academia Top Training, foi realizado mais um exame de faixa organizado pelo professor de Taekwondo, Giovanni Carvalho, e ministrado pelo mestre Carlos, de Itaboraí.
Alunos 10º Gub, da faixa branca para 8º Gub, faixa amarela
Rodrigo L. C. F. Fuller
José V. A. dos Santos Maxwell
João.
Aluno 7º Gub, da faixa amarela ponta-verde, para 6º Gub, faixa verde
Daniel Alves de Sabóia
Alunos 8º Gub, da faixa amarela para 6º Gub, faixa verde
Arthur G. Wilbert
João V. D. Quaresma
Raphael G. S. Knupp.
Alunos 6º Gub, da faixa verde para 5º Gub, faixa verde ponta-azul
Jhonatan Texeira
Carlos H. Huguenin
O aluno Piero Mattos Wermellinger, 5º Gub, faixa verde ponta-azul, por ter alcançado nota máxima, passou para o 3º Gub, faixa azul, ponta vermelha.
O professor Giovanni agradece ao apoio de A VOZ DA SERRA e Stam Metalúrgica. O grupo agora se prepara para competir dia 25 em Itaboraí, na II Open Solrac de Taekwondo, realizada pelo mestre Carlos. Outras informações desta arte milenar através do telefone 2523-8928.
Deixe o seu comentário