Esporte - 11 a 13 de dezembro.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Técnico aniversaria e quem

ganha o presente é o Frizão

O novo treinador do Friburguense, Edson Santana de Souza, completa 46 anos neste domingo, 12, mas quem ganha o presente é o clube, que contratou um profissional competente, experiente e que certamente contribuirá para o retorno do tricolor à elite do futebol carioca em 2011.

Casado com Rosemere, o paulista de Santo André (SP) é pai de Larissa e Tamires. Formado pela Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABTF), o treinador iniciou educação física pela Faculdade Castelo Branco. Como atleta de futebol, atuou como meia no Fluminense, Vasco da Gama, Cruzeiro, América, Bangu, Americano e se destacou na posição em todos os clubes que passou. Era um jogador responsável e muito valorizado pelos clubes.

Assim que parou de jogar, iniciou a carreira de treinador e passou pelo Nova Iguaçu, em 2006, quando ajudou o time da Baixada Fluminense a ascender à primeira divisão: depois passou por Mesquita – ficando duas temporadas –, Bangu, e foi treinar o Al Raed, da Arábia Saudita, adquirindo experiência internacional e conquistando muitas amizades.

Na última quarta-feira, 8, ele foi apresentado ao grupo de jogadores do Friburguense e imediatamente começou seu trabalho, que segue até dia 23, parando para as festas de fim de ano e retornando dia 29. “Vou conversar com o Paulinho (Paulo Fagundes) para nos entrosarmos sobre a preparação física, pois já conheço o elenco friburguense, porque acompanhei os jogos da Copa Rio”, diz o técnico.

Assim que terminarem as festas, Edson iniciará um período intensivo de treinos, já que o Campeonato da Segunda Divisão começa dia 12 de fevereiro e o Friburguense terá duas chaves:

GRUPO A: Aperibeense, Itaperuna, Serra Macaense, São João da Barra, São Cristóvão, Estácio, Sendas, Bonsucesso, Mesquita, Angra dos Reis, Barra Mansa, Teresópolis

GRUPO B: Floresta, Cardoso Moreira, Quissamã, Rio Branco, Portuguesa, Ceres, Artsul e CFZ do Rio, Tigres do Brasil, Guanabara, Fênix e Friburguense

Dupla friburguense é campeã

estadual de Turismo Super Light

Pela primeira vez, uma dupla de Nova Friburgo conquista o título de campeã estadual de automobilismo. Este feito aconteceu no fim da semana passada, quando os pilotos Nilton Gomes e Guilherme de Paula, disputando no Autódromo de Jacarepaguá, ganharam a última etapa do Campeonato Carioca de Automobilismo. A dupla já estava em primeiro lugar no campeonato, mas ainda havia muita corrida pela frente e a decisão ficou para a última corrida, entre o Gol 99 e o Gol 12, de Fernando Sávio e Wilton Neto.

No sábado, dia de treinos, o carro da dupla friburguense, apesar de alguns pequenos problemas, fáceis de resolver, se desenvolveu muito bem. Na classificação, o piloto Guilherme de Paula pilotou o Gol 99 muito bem, porém, por um pequeno pedaço de borracha que entupiu a bomba de combustível, não conseguiu conquistar a primeira posição. Mesmo assim, terminou na segunda colocação no grid de largada, com o Gol 12 logo atrás.

Na primeira bateria de domingo, o piloto Guilherme de Paula ainda estava no comando do Gol 99. Fez uma bela largada, na primeira curva foi atrapalhado por outro carro, da categoria Super Light, e acabou perdendo a segunda posição para o Gol 12. No decorrer, Guilherme ainda tentou conquistar posições, mas logo em seguida a caixa de marcha, precisamente a terceira, quebrou, e não deixou muita oportunidade para o piloto Guilherme de Paula correr atrás das posições perdidas. Faltando apenas uma bateria para o fim do campeonato e com as posições da primeira bateria, a briga pela primeira posição ficou bem acirrada, porque o campeonato estava empatado.

Na segunda bateria, Nilton Gomes assumiu o volante, com a caixa de marcha já trocada. Largou em último, tendo que chegar na frente da dupla do Gol 12, e entrou no carro muito nervoso. Continuou a corrida tendo que ganhar posições, até que o pneu do Gol 12 furou. Daí para frente, só administrou a corrida, sem se afobar. Mesmo assim, Nilton chegou em segundo lugar, mas na vistoria técnica, feita logo após a corrida, o carro que chegou em primeiro estava com peças fora do regulamento, e Nilton ganhou a primeira posição.

O campeonato terminou com Guilherme de Paula e Nilton Gomes em 1º lugar; Fernando Sávio e Wilton Neto, 2°, e Alexandre Seda, 3° lugar. Os pilotos agradecem o apoio e a participação de cada patrocinador e prometem que ano que vem tem mais.

Atleta friburguense

termina em 2° no ranking estadual de hipismo

A final do Campeonato Estadual de Salto/hipismo aconteceu na Sociedade Hípica do Rio de Janeiro. O atleta Matheus Garrido Faria, aluno do Colégio Anchieta, 12 anos, foi o grande destaque do ano da Escola Desempenho de Equitação e ganhou ainda o título de melhor atleta do ranking 2010 da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro, categoria escola intermediária 80cm, acumulando medalhas e troféus.

Ao participar da última etapa da competição do estadual de salto, Matheus terminou em 2º lugar no ranking 2010. Helmut Grubbe, professor de equitação clássica e de treinamento de cavalos no Brasil, Suíça e Alemanha, confia no talento de Matheus, afirmando: “Matheus Faria, aluno da Escola Desempenho de Equitação e membro da equipe de hipismo, revelou-se possuidor de um talento considerável para as modalidades de adestramento e de salto da equitação clássica. O potencial dele merece o apoio para a sua formação de competidor competente”.

Outras informações podem ser obtidas no site www.desempenho.esp.br.

Festa Nacional do Corredor

acontece neste domingo

A Associação dos Corredores Friburguense (Ascof) realiza neste domingo, 12, a 21° Festa Nacional do Corredor, reunindo corredores de todo o Brasil, numa verdadeira confraternização de fim de ano. A prova já chegou a reunir atletas de 17 estados do Brasil e este ano já bateu recorde de inscrições.

A prova é a primeira, e talvez a única, do Brasil a premiar todos os participantes com um troféu. Este ano, independente da prova que o atleta participar - dez quilômetros, quatro quilômetros ou infantil - todos serão premiados com o troféu Festa do Corredor - 21 anos.

O evento é um misto de corrida e festa, em que as equipes, de diversas cidades do Brasil, se reúnem para a confraternização de final de ano. Além de proporcionar a participação de toda a família, após a prova acontece um grande almoço, com música ao vivo.

A prova de dez quilômetros será realizada em percurso totalmente plano, todas as faixas etárias terão os cinco primeiros colocados premiados com medalhões. A prova de quatro quilômetros é aberta a participação de toda a família e nela somente serão premiadas as faixas etárias até 13 anos, 14/15 e 16/17. Já a corrida infantil é destinada a crianças da faixa etária de 3 a 11 anos, em distâncias pequenas de 10 a 400 metros.

Todos os inscritos receberão camiseta e convite para participar do churrasco. Os familiares e convidados que não estiverem participando da corrida poderão participar do churrasco, basta comprar o convite junto com a inscrição do corredor.

A premiação oferecerá incentivo aos cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina dos dez quilômetros. Haverá ainda troféus para os cinco primeiros masculino e feminino dos quatro quilômetros e troféus para os três primeiros classificados de cada categoria infantil e medalha para os demais, além de medalha para os cinco primeiros de cada categoria na prova de 10 quilômetros.

As inscrições podem ser realizadas na RD Artigos Esportivos, Senador Vergueiro 236, Flamengo, tel. (21) 2551-3148; Prodeseporte, Almirante Barroso 5, Centro, telefone (22) 2523-0613.

Suderj informa substituição

no Comesp: sai José Tadeu

e entra José Teodoro

A cerimônia de posse das 18 entidades que compõem o Conselho Municipal de Esportes será na próxima segunda-feira, 13, às 19h, na Câmara Municipal de Nova Friburgo. Criado pela prefeita Saudade Braga em 2006, o primeiro mandato aconteceu no fim daquele ano, quando a então secretária municipal de Esportes, Vera Lúcia Cintra, assumiu a presidência. Dois anos depois, ela foi substituída pelo professor José Tadeu Costa, que dirigiu a entidade até agora.

O presidente que assume nesta segunda é o professor José Augusto Teodoro, que dirige também a Ascof, o Instituto Amigos do Esporte e a Prodesporte.

TAGS: