Esporte - 10 de agosto.

terça-feira, 10 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Que os meninos nunca cresçam!

Com ou sem Robinho, queremos continuar assistindo ao futebol moleque e sem compromisso dos meninos da Vila

Por Bruno Pedretti

o primeiro semestre, os meninos da Vila encantaram a todos com um futebol digno de gente grande. Os jogadores do Santos mostraram que era possível jogar um futebol ofensivo, bonito e ao mesmo tempo eficiente. Surgiram com força para a disputa da Copa do Mundo, mesmo sem terem jogado uma partida sequer pela seleção. O então técnico do Brasil, Dunga, sofreu pressão da maioria dos brasileiros para levar o garoto Neymar e, principalmente, Paulo Henrique Ganso. No entanto, o treinador manteve a coerência que, por sinal, não o levou a lugar nenhum. Será que se Ganso e Neymar tivessem participado da Copa assistiríamos aos jogos do Brasil pelo menos com mais empolgação? Chegaríamos mais longe com a ousadia e a ‘irresponsabilidade’ dos jovens? Os garotos aguentariam a pressão?

Difícil responder, afinal, o ‘se’ não pertence ao vocabulário do futebol. E o ‘se’ de Neymar, Ganso e até do despretensioso André tornaram-se realidade com Mano Menezes, novo comandante da seleção: os garotos ganharam a primeira chance de defender a ‘amarelinha’. A proposta do ex-corintiano é renovar e, pelo que se nota, o povo brasileiro prefere perder uma Copa do Mundo ousando e agredindo o adversário do que perder se defendendo e jogando no contra-ataque. O futebol brasileiro não merece se defender, quem deve ter medo de enfrentar o Brasil são as outras equipes, afinal, somos o único país pentacampeão do mundo e certamente ainda temos o maior celeiro de craques. Com nossos jogadores podemos montar três seleções de altíssimo nível, para disputar qualquer competição. Basta ver o Campeonato Brasileiro e os times nacionais representando as cores da nossa bandeira na Libertadores da América.

A Copa do Brasil foi um caso à parte, ainda há questionamentos de que o Santos mereceu vencer. Se olharmos os resultados do Peixe até a conquista da Copa não teremos um pingo de dúvida. O alvinegro praiano humilhou o Naviraiense por 10 a 0, atropelou o Remo com um 4 a 0, detonou o Guarani por 8 a 1, passou pelo Atlético Mineiro, um dos favoritos ao título, venceu o badalado Grêmio e na final ainda se deu ao luxo de perder um pênalti contra o Vitória, para sagrar-se campeão da Copa do Brasil.

A verdade é que, como diria o hino, “agora quem dá bola é o Santos”, e os meninos da Vila são os ‘campeões absolutos deste ano’, tanto jogando futebol quanto em exposição na mídia. Neymar já tem um enorme fã clube e Ganso começa a ser alvo das mulheres. Mas, e daqui para frente? André já está vendido para o Dínamo de Kiev e Robinho provavelmente não continua na Vila. Será que o Santos manterá o excelente rendimento no segundo semestre de 2010 sem o Presidente, apelido carinhoso do rei das pedaladas? O Peixe trouxe Keirrisson para tentar dar sequência aos títulos, basta saber se o K-9 dará conta do recado.

A realidade é que queremos continuar assistindo ao futebol-moleque e sem compromisso dos meninos da Vila, com ou sem Robinho.

Botafogo goleia Atlético Mineiro;

Grêmio perde outra e demite Silas

Na série B a novidade foi a volta da Portuguesa ao G4. A bela vitória do time do Canindé fora de casa, contra o América (RN), reconduziu a equipe paulista ao G4. O Coritiba segue líder, com 27 pontos, seguido de Figueirense e Náutico, com 24, porém, a Portuguesa joga com o Asa no Canindé, o Coritiba em casa enfrentará o São Caetano. O Figueirense, que persegue pari passu o Coritiba pela ponta da tabela, joga no Recife com o Sport Recife, na 16° posição, com 12 pontos, e o Náutico vai ao interior de São Paulo jogar com o Guaratinguetá, que não sai da zona intermediária de classificação. Os resultados da 12° rodada foram: Ponte Preta 2 x 0 Santo André, América (RN) 1 x 3 Portuguesa, Bragantino 2 x 0 Ipatinga, América (MG) 2 x 1 Duque de Caxias, Paraná 0 x 1 Coritiba, Figueirense 5 x 1 Icasa, Náutico 1 x 1 Sport Recife, Asa 0 x 1 Bahia, Brasiliense 3 x 0 Vila Nova (GO), São Caetano 3 x 1 Guaratinguetá.

A 13° rodada começa nesta terça-feira, 10, com Guaratinguetá x Náutico (Estádio Dario Leite), Santo André x América (MG) (Bruno José Daniel0, Ipatinga x América (RN) (Ipatingão), Icasa x Brasiliense (Romeirão), Sport x Figueirense (Ilha do Retiro), Coritiba x São Caetano (Arena Joinvile), Portuguesa x Asa (Canindé), Vila Nova (GO) x Ponte Preta (Serra Dourada), Bahia x Paraná (Pituaçú) e Duque de Caxias x Bragantino (Engenhão).

Já na série A, o Fluminense, 29 pontos, se manteve líder e o Corinthians, mesmo com a vitória sobre o Flamengo, continuou na vice-liderança, com 28 pontos. Uma briga boa, pois no fim de semana o Fluminense joga no Rod e em janeiro contra o Internacional e o Corinthians vai à Santa Catarina jogar contra o Avaí, que faz uma bela campanha. Mas o G4 está totalmente indefinido ainda, porque logo abaixo vem Ceará, com 21 pontos, e Internacional, com 20. O problema é que na parte intermediária, lutando para ficar entre os quatro primeiros, estão Cruzeiro e Avaí, com 19 pontos, Santos, Botafogo e Guarani, com 18.

Situação difícil para os dois atléticos – o de Goiás, lanterna da competição, com nove pontos, e o mineiro de Wanderley Luxemburgo, com dez, na vice-lanterna. O Grêmio no fim de semana demitiu Silas após a derrota para o Fluminense, no Olímpico, e o Goiás, 17° colocado, tem 13 pontos. Correndo perigo estão Palmeiras, que ainda não se acertou. Se por um lado o Fluminense já tem a cara de Muricy, por outro o Palmeiras ainda não assimilou o jeitão Felipão.

Os resultados foram:

Atlético (PR) 1 x 1 São Paulo; Botafogo 3 x 0 Atlético (MG); Guarani 4 x 1 Avaí; Corinthians 1 x 0 Flamengo; Goiás 1 x 1 Palmeiras; Ceará 0 x 0 Atlético(GO); Grêmio 1 x 2 Fluminense; Vasco 1 x 0 Vitória; Cruzeiro 0 x 0 Grêmio Prudente. Santos e Internacional será marcado oportunamente pela CBFA, em virtude da presença do time gaúcho na final da Libertadores da América, contra o Chuvas do México.

A 14° rodada aponta:

14/08 - sábado, 18h30

Atlético (GO) x Botafogo (Serra Durada); Palmeiras Atlético (PR) (Pacaembu); Flamengo x Ceará (Engenhão); Atlético(MG) x Guarani (Ipatingão)

15/08 – domingo, 16h

São Paulo x Cruzeiro (Morumbi); Grêmio Prudente x Vasco (Eduardo José Farah); Avaí x Corinthians (Ressacada); Fluminense x Internacional (Maracanã)

15/08 – domingo, 18h30

Vitória x Santos (Barradão), Grêmio x Goiás (Olímpico).

Na série D, nova derrota carioca. O América, único carioca na série D, foi goleado pelo Rio Branco (ES/4 x 1) e ocupa a 3° posição do grupo, com seis pontos. O time rubro precisa ficar atento, porque é uma competição pequena, que classifica os dois primeiros de cada grupo. Domingo próximo o América joga no Estádio Armando Oliveira, em Camaçari, contra o time de mesmo nome, e a responsabilidade da vitória ficou muito maior após a goleada do fim de semana.

Friburguense já tem time base para a Copa Rio

O técnico Mimi ainda não afirmou categoricamente, mas pelos treinos até agora realizados já dá para se fazer uma projeção de como será o Friburguense para a Copa Rio, o principal laboratório do tricolor para a segunda divisão de 2011. Com algumas caras novas, casos de Kalu e Zambi, outras reaproveitadas do primeiro semestre, como Marcelo, Eraldo, Flavinho e Diego Guerra, e a experiência de Marcos, Cadão e Sergio Gomes. Esta deve ser a equipe da competição. Ziquinha se recupera de cirurgia.

Com isso, o time base deve ser: Marcos, Sergio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho, Bidú, Lucas, Marcelo e Eraldo, Kalu e Zambi. Técnico: Mimi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade