Esporte - 06 de maio

quarta-feira, 06 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Corredora friburguense fica em 6º lugar em maratona internacional

A atleta Mirlene da Silva, 23 anos, conquistou o sexto lugar na Maratona Internacional de Florianópolis (SC). A prova foi válida pelo Circuito Mundial de Maratonas. Para ganhar a sexta posição Mirlene, que não largou no pelotão de elite, teve que superar diversas atletas de nível internacional, corredoras como Zeferina Baldaia (campeã da São Silvestre), que não resistiu ao calor e não completou a prova, Dione Dagostine, quinta colocada na Maratona de Amsterdã, e Luciana Beatriz, vice-campeã da maratona de Porto Alegre.

O pelotão de elite, composto por dez atletas, formou um grupo que começou a ditar o ritmo da prova. No km 13 Mirlene estava na 12ª colocação; no km 30 o pelotão já havia se espalhado e Mirlene estava em décima colocação, pulando em seguida para a sexta posição.

Nos últimos 12 quilômetros, mostrando todo o seu bom condicionamento físico, a atleta friburguense apertou o ritmo e foi passando uma a uma, até conquistar seu lugar na classificação geral do evento. Após a prova Mirlene passou pelo exame anti doping para fazer jus a sua premiação e validar o resultado.

Os demais resultados foram: primeira, Adriana Aparecida; segunda, Rosângela Raimunda Pereira (SP); terceira, Michele Cristina das Chagas (MG); quarta, Marizete Rezende (PR), e quinta, Maria Sandra Pereira (SP).

Antes de Florianópolis, outros dois corredores friburguenses - Edmilson e Claudionor Schotz -, também participaram de prova importante em Florianópolis, a Montain Do, corrida de 70 quilômetros em dunas, montanhas e trilhas. A equipe friburguense terminou em 9ª colocação na prova de duplas.

Caminhada aos Três Picos celebra ponto turístico de Nova Friburgo

Evento teve a participação do ator Raul Gazolla

(SECOM) - O Grupo Eco Amigos, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, promoveu no último domingo, 3, caminhada aos Três Picos, ponto turístico de Nova Friburgo, localizado em Salinas, terceiro distrito. A 2.316 metros acima do nível do mar os Três Picos, cuja formação se assemelha a pirâmides, são o ponto culminante de toda a Serra do Mar.

O prefeito Heródoto Bento de Mello, o secretário de Turismo Sergio Madureira, e o ator Raul Gazolla, que estava na cidade por ocasião da estreia nacional de sua peça No ar, estiveram no Centro de Turismo na manhã de domingo, para a partida do grupo de 56 pessoas, todas vestidas com a camisa Ame Nova Friburgo. Os ônibus reservados deixaram os participantes em São Lourenço, ponto inicial da caminhada, que teve retorno pela Escola Técnica Ibelga.

O diretor do Eco Amigos, Luís Carlos da Costa Santos, informou que o grupo já existe há dois anos e conta com carteirinhas personalizadas para os sócios, com dados como CPF, identidade e tipo sanguíneo. Segundo Luís Carlos, as caminhadas ecológicas acontecem todo domingo e em dezembro o grupo entrega cestas básicas a pessoas carentes.

Terezinha de Jesus dos Santos, 71 anos, faz parte do Eco Amigos desde o início de sua fundação e conta que o exercício físico, aliado à visão deslumbrante dos pontos turísticos friburguenses, garantem o estado perfeito de sua saúde. “Respirar ar puro, caminhar e se encantar com as belezas de Nova Friburgo é o melhor remédio para qualquer pessoa. Sempre que participo dessas aventuras ecológicas retorno com mais ânimo para casa”, disse a aposentada.

O ator Raul Gazolla, que já conhece a cidade através do amigo Sergio Madureira, se diz encantado toda vez que visita Nova Friburgo. “Isso aqui é um paraíso! Fico muito feliz de saber que grande parte da Mata Atlântica do município e seus pontos turísticos estão praticamente intactos. Não é à toa que escolhi a cidade para a estreia nacional da minha peça”, elogiou o ator, que brincou ao dizer que, da próxima vez, não fará só figuração: participará da caminhada até o fim.

Evento será dia 17, no Estádio Eduardo Guinle

Tudo pronto para Encontro Futebolístico

Está tudo pronto para o 2º Encontro Futebolístico Inter Clubes, dos clubes que disputavam o campeonato da Liga Friburguense de Desportos nas décadas de 40, 50 e 60. O evento será dia 17, a partir das 9h, no Estádio Eduardo Guinle, com apresentação da Banda de Tambores da Escola Municipal Odette Penna Muniz. A seguir acontecerá homenagem a 11 personalidades do esporte da época e, finalmente, às 9h45, serão realizadas três partidas de futebol entre Serrano x Filó; Fluminense x Esperança, e Friburgo x Bom Jardim.

Após o terceiro jogo será oferecido churrasco de confraternização e apresentação da banda Tom e Voz, de Alex Color, ex-presidente do Friburguense.

Um dos integrantes da comissão organizadora, Edson Roberto Tavares (Edinho), se manifestou sobre o evento: “Não podemos deixar morrer essa chama acesa há mais de 40 anos. O futebol é a paixão do povo brasileiro e em Nova Friburgo não é diferente. Temos vários ídolos do passado que ainda hoje são lembrados pela comunidade. Muitos já morreram, mas uma grande gama está viva e confirma o sucesso da época em que o futebol de Nova Friburgo era exemplo para todo o estado e até para o Brasil, quando, inclusive, cedia jogadores para as seleções da época”, ressaltou.

As vendas de camisas do evento já estão acontecendo e a renda arrecadada servirá para pagar as despesas da festa. A camisa será a senha para a participação nos festejos.

Liga de Punhobol divulga resultado final de copa

O presidente da Liga Friburguense de Punhobol, Uiratan Garcia Ferreira, divulgou a classificação final do campeonato, encerrado no último fim de semana. O torneio contou com várias equipes de nível estadual.

Categoria adulto masculino

1º - Alcinf

2º - Sociedade Esportiva

3º - Nova Friburgo

Categoria adulto feminino

1º - Nova Friburgo

2º - Sociedade Esportiva

Categoria juvenil masculino

1º - Sociedade Esportiva

2º - Nova Friburgo

3º - Alcinf

Ecoturismo Êxito inscreve para caminhada em Rio das Ostras

Em virtude do tempo instável no último fim de semana, a coordenação do projeto Ecoturismo Êxito adiou a realização da travessia Petrópolis–Teresópolis. O fator que influiu na decisão foi a segurança, pois chuvas e trovoadas tornam perigosa a realização desta aventura.

No próximo dia 31 haverá caminhada em Rio das Ostras, quando será feita travessia da Lagoa de Itapebussus à Praia da Tartaruga. O percurso tem trechos urbanos e duração de aproximadamente quatro horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade