Henrique Amorim
Neste sábado, 30, termina no Centro de Arte a temporada 2010 do espetáculo Palhaçadas, do dramaturgo João Siqueira, adaptado para crianças de todas as idades pelo Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama). A última apresentação do ano acontece neste sábado, 30, às 16h, com ingressos a R$ 10.
Na terça-feira, 2 de novembro, porém, os atores brincantes Rodrigo Guadagnini e Beto Grilo farão uma apresentação especial de Palhaçadas, exclusiva para estudantes, a exemplo de duas sessões exclusivas para escolas que aconteceram na tarde desta última sexta-feira, 29. De acordo com o diretor do espetáculo e fundador do Gama, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, devido ao grande sucesso, Palhaçadas retornará aos palcos a partir de abril de 2011.
Com quase uma hora de duração, a peça, além de divertir o público com as esquetes de Rodrigo e Beto, é ainda uma reflexão sobre situações do dia a dia, passíveis de risos, dependendo da interpretação de cada um. A peça é uma nova montagem do espetáculo infanto-juvenil de João Siqueira, lançado na década de 1970. “A nova versão é, na verdade, um momento palhaçal de grande lirismo e ternura”, filosofa Jaburu, satisfeito com a repercussão do espetáculo, que deu nova vida às situações elaboradas inicialmente, sem a obrigatoriedade da comédia.
Mais Palhaçadas
Lúdico por excelência, Palhaçadas busca trabalhar o imaginário do público, que reage de forma peculiar a cada proposta dos atores no palco. As deixas, conclusões e atitudes vivenciadas são interpretadas de maneiras diferenciadas de acordo com a imaginação de cada um. “Muita gente até pensa inicialmente que se trata de mais uma peça destinada às crianças, e que os pais assistem para acompanhar os filhos. Pelo contrário. As crianças se divertem, sim, mas os pais também, ao refletirem sobre as muitas propostas do espetáculo com interatividade”, adianta Rodrigo Guadagnini.
Beto Grillo acredita ainda que Palhaçadas é “uma aula, uma reflexão sobre o ato de viver. Devido à correria de hoje em dia, não sobra tempo para refletir e tirar proveito de fatos corriqueiros”, observa o ator, satisfeito com a receptividade do público quanto à proposta do espetáculo.
Deixe o seu comentário