O projeto Membros, O Corpo Político Que Dança apresentará o espetáculo Raio X neste domingo, 17, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, às 19h. Contemplada pelo edital Circuito das Artes 2010, da Secretaria de Estado de Cultura, a iniciativa é idealizada pela Membros Cia de Dança e vem circulando nesta segunda quinzena de outubro pelas cidades do Rio de Janeiro, Campos e Nova Friburgo. Após a peça, a coreógrafa e os bailarinos promoverão bate-papo com o público.
O espetáculo Raio X se compõe em dois atos. No primeiro – Elemento Bruto – desenvolve-se um olhar caótico, não coincidente, que contrasta o leve com o pesado, fazendo uma leitura poética da violência. Esta, por sua vez, é sublinhada pela trilha que funde elementos de música clássica, com textos políticos e bases de hip hop. As células coreográficas presentes são derivadas do Método Signos, escrito pela coreógrafa Taís Vieira. No segundo ato, que leva o mesmo nome da peça, o estudo de Literatura Marginal foi o ponto de partida que permitiu a Taís desenvolver uma simbiose entre dois corpos: o estranho e o virtuoso. A cena revela, em uma perspectiva mais profunda, o raio-X do cárcere brasileiro, focando o massacre ocorrido no Carandiru, em São Paulo, em outubro de 1992. Para investigar este trabalho, os bailarinos participaram de leituras diárias e de laboratórios com situações de sofrimento, humilhação e estratégias propostas pela coreógrafa.
De acordo com o diretor artístico Paulo Azevedo, a Membros Companhia de Dança foi criada em maio de 1991 por um grupo de jovens oriundo de escolas do município de Macaé, que decidiu acreditar no seu potencial para fazer do corpo sua principal via de comunicação. “Hoje, com uma escritura própria e uma linguagem sem fronteiras, eles inscreveram a dança macaense no mundo”, afirma. Ao todo, o grupo possui seis prêmios internacionais e quatro nacionais, tendo participado em festivais e eventos de 20 países, como França, Alemanha, Bélgica, Áustria e Hungria.
Mais informações através do telefone 2523-4568 ou no site www.membros.info. Ingressos à venda a R$ 10. 14 ANOS
Deixe o seu comentário