Arquivo de Notícias
Especialistas em desastres naturais estarão em Nova Friburgo no dia 14
sexta-feira, 01 de novembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Para o início do ano que vem já está prevista a visita de 40 peritos japoneses
Uma representação oficial da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) estará em Nova Friburgo no próximo dia 14 para iniciar as atividades do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Desastres Naturais, primeira grande iniciativa de cooperação técnica entre os governos do Japão e do Brasil. Nova Friburgo, Petrópolis e Blumenau foram as três cidades brasileiras escolhidas para participar do projeto pioneiro.
Na terça-feira, 29, o prefeito Rogério Cabral participou de reunião no Ministério das Cidades, em Brasília, para sacramentar a inclusão de Nova Friburgo no projeto. Na ocasião os japoneses convidaram formalmente os prefeitos das três cidades selecionadas para integrar a ação e fazer parte de uma comitiva que visitará áreas atingidas por desastres naturais no Japão, bem como conhecer as iniciativas de reconstrução no país asiático. A visita está prevista para o período de 28 de fevereiro a 7 de março do ano que vem.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Ivison Macedo, também esteve presente à reunião em Brasília e foi incumbido de dar toda a assistência necessária aos representantes da Jica que estarão em Nova Friburgo este mês. Ele também ficará à frente dos entendimentos com os ministérios das Cidades, Integração Nacional e Ciência e Tecnologia, entre outros entes públicos envolvidos no projeto.
O objetivo do projeto-piloto é aprimorar e fortalecer as práticas de gestão, criar arranjos cooperativos entre os entes federativos, técnicas e métodos relacionados aos macroprocessos de gestão integral de riscos de desastres naturais (prevenção, monitoramento e alerta, preparação, resposta, recuperação), por meio da transferência de conhecimento japonês e cooperação entre os entes envolvidos.
A partir de 2014 está prevista a vinda a Nova Friburgo de 40 peritos japoneses em especialidades como política de gerenciamento de desastres, avaliação e mapeamento de risco, previsão e alerta, regulamentação e planejamento do uso da terra, planejamento de prevenção e recuperação, enchentes e meteorologia. O projeto inclui também capacitação por meio de treinamentos no Japão de mais de 20 técnicos brasileiros.
As ações serão desenvolvidas nos seguintes eixos: fortalecimento da capacidade de análise de risco de desastres de sedimentos, incluindo identificação de perigos, análise de vulnerabilidade, avaliação e mapeamento de risco; fortalecimento da capacidade de planejamento e implementação de medidas de redução de risco para desastres de sedimento; aprimorar o protocolo de alerta, disseminação da informação de risco e métodos para previsão de desastres; e aprimorar o sistema de monitoramento e prevenção de desastres de sedimentos.
O prefeito Rogério Cabral (c) esteve com representantes da Jica no Ministério das Cidades esta semana
Serviços Públicos receberá reforços
O secretário municipal de Serviços Públicos, Alan de Almeida, reuniu 15 administradores de bairros em seu gabinete na terça, 29, para apresentar o balanço das atividades de 2013 e anunciar novos reforços para 2014. O secretário disponibilizou dez novas roçadeiras, além de mais sete reformadas, juntamente com três motosserras.
Alan afirmou que foi liberado pelo prefeito a abertura de licitação para aquisição de tinta para meio-fio, cal e material elétrico. O secretário anunciou que o prefeito liberará para o próximo ano um reforço para a frota, através da aquisição de duas minicarregadeiras Bobcat, uma retroescavadeira, dois caminhões basculantes e mais um com capacidade de 30m³, um caminhão-pipa e vac-all, além de dois carros pequenos de apoio.
Alan de Almeida relatou aos administradores os avanços obtidos no primeiro ano de governo. O restaurante popular, por exemplo, foi abastecido com utensílios, pratos e novas panelas. Um telhado novo será entregue, juntamente com novos quatro bancos para 20 pessoas. O horário foi outro ponto revisto e definido para que o atendimento aos funcionários públicos fosse priorizado das 11h ao meio-dia.
Tampas de bueiros também começaram a ser confeccionadas pela Prefeitura. Com isso foram instaladas mais de 50 tampas, nos bairros Braunes, Catarcione, Cordoeira e Perissê. Com a aquisição de mais um caminhão vac-all, o secretário determinou que a limpeza de bueiros seja prioridade.
A Secretaria de Serviços Públicos atualmente possui 110 funcionários, três caminhões-pipa (em parceria com a EBMA, Obras e Águas de Nova Friburgo), um caminhão basculante e um de 30m³, três pick-ups e uma minicarregadeira Bobcat.
Mesmo com certas limitações, a secretaria registrou a retirada de 1.800 caminhões de restos de capina e entulhos dos bairros friburguenses, "uma média de 180 caminhões por mês”, informou Alan. "Somente no Cordoeira recentemente retiramos 90 caminhões de entulho”, disse.
Limpeza - A Secretaria Municipal de Serviços Públicos prossegue no trabalho de limpeza e capina em bairros da cidade. Os pedidos dos moradores são constantes e conforme a viabilidade da pasta e disponibilidade de mão de obra o trabalho tem sido intensificado.
Até amanhã, 1º de novembro, os servidores da municipalidade estão alocados na Lagoinha e São Cristóvão. Na próxima semana serão transferidos para outro bairro.
Moção de congratulações
O vereador Luiz Fernando entregou moção de congratulações pelos 13 anos de fundação da Associação da Mulher Mastectomizada (Amma) de Nova Friburgo, parabenizando a entidade pelos relevantes serviços prestados ao município e ainda marcando a campanha Outubro Rosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário