Especialista chama atenção para o crescimento das doenças cardiovasculares em Nova Friburgo

terça-feira, 05 de novembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Especialista chama atenção  para o crescimento das doenças  cardiovasculares em Nova Friburgo
Especialista chama atenção para o crescimento das doenças cardiovasculares em Nova Friburgo

Dalva Ventura

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que apesar de todo o avanço tecnológico e das novas terapêuticas, o índice de doenças cardiovasculares vem crescendo progressivamente. Em Nova Friburgo a situação ainda é mais preocupante, pois é maior que no país. Um levantamento recente do SUS mostrou que elas foram responsáveis por 36% das mortes registradas em 2011, enquanto no Brasil foi de 34%. Detalhe: as mulheres são muito mais afetadas que os homens. Quase a metade dos óbitos anuais no município — nada menos que 48% — são causados por doenças cardiovasculares.

Assim, com estes dados impactantes, o médico Gustavo Ventura Couto, chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital São Lucas, abriu a palestra que encerrou o ciclo de reuniões de apoio terapêutico promovidas durante todo o ano pelo Programa de Promoção de Saúde do hospital.  Ele fez questão de destacar estes e outros índices para que se possa alcançar, de alguma forma, a redução dos mesmos. 

As doenças que mais influenciam são o enfarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca e o acidente vascular cerebral (AVC), o popular derrame.  Interessante: o AVC já foi mais relevante que o infarto, mas hoje este ocupa disparado a primeira posição. E mais: atinge cada vez mais pessoas entre 45 e 60 anos. 

Não seria difícil reverter esta situação, já que ela é causada principalmente por três aspectos. A má alimentação, o excesso de gordura e a obesidade, o sedentarismo e o estresse. "Precisamos virar este jogo”, ressaltou o especialista. "Não há fórmula para se evitar as doenças do coração, mas é importante evitar os fatores de risco. Um organismo bem condicionado é capaz de vencer melhor as doenças e enfrentar esforços maiores”, disse. 

Este é um dos principais aspectos para se ter saúde. "Quando permanecemos sedentários por longos períodos podem surgir as mais diversas doenças, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, osteoporose, obesidade, infartos, derrames, entre outras”, afirmou. 

O Serviço de Cirurgia Cardíaca e Hemodinâmica dirigido por Gustavo, que acaba de completar 15 anos, já salvou inúmeras vidas, operando pacientes não apenas de Nova Friburgo como de outros municípios. Importante ressaltar que a maior parte é de pacientes atendidos pelo SUS. Em seus 15 anos de existência já realizou 5.039 cirurgias, das quais 4.253 pelo SUS. Já a Hemodinâmica (cateterismos e colocação de stents) foi responsável por 20.361 procedimentos, dos quais 17.102 pelo SUS e 3.259 de convênios. Uma média respeitável, com índices de sucesso que se assemelham aos dos melhores hospitais do país, algo em torno de 50%. 

Gustavo Ventura finalizou sua palestra falando sobre a importância de se levar uma vida tranquila, com um mínimo de estresse e, se possível, feliz. E citou alguns conselhos de Dalai Lama: "Uma atmosfera de amor em sua casa é muito importante. Faça tudo que puder para criar um lar tranquilo e com harmonia. Em desentendimento com entes queridos, enfoque a situação atual, não fale do passado”, disse. E, por último: "Reze. Há um poder incomensurável nisso”. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade