A primeira das Casas de Leitura que abrirá as portas no município está em processo de implantação pela Secretaria Pró-Leitura.
Mas o que são Casas de Leitura?
Diferentes de Bibliotecas Públicas, que muitas vezes assustavam e intimidavam justamente os que se sentiam excluídos do mundo do saber, as Casas oferecem um espaço descontraído onde se pode viver uma prática de leitura compartilhada.
Nelas, os livros estão ao alcance das mãos, para lermos como se estivéssemos em nossa própria casa, com a diferença de que existem mais livros, de estilos e gêneros diversos, selecionados cuidadosamente para que os leitores encontrem obras de qualidade.
Por outro lado, outras linguagens, como vídeos, imagem e música, que também exigem leitura, têm um programa de iniciação para o público nelas interessado.
As Casas se integram a um programa de rede de Bibliotecas Estadual e Municipais funcionando como um posto avançado para estimular as práticas leitoras e aproximar o leitor das descobertas que os livros vêm transmitindo há séculos, desde quando a escrita se estabeleceu em tabuinhas, rolos e códices, muito antes da imprensa consagrar o formato com que ainda lidamos, apesar de já existirem livros eletrônicos.
Seguindo o modelo original da Casa da Leitura, da Fundação Biblioteca Nacional, criada em 1993 como sede do PROLER, Programa Nacional de Incentivo à Leitura, as Casas são espaços abertos ao exercício de ler com, segundo uma pedagogia e uma metodologia de formação de leitores em que se aprende a ler, lendo, no convívio estreito com leitores apaixonados pela experiência de ler, tanto a letra (sons, traços, etc.), quanto o mundo.
O exercício de ler compartilhando as ideias e os sentidos cria um clima de confiança entre os que se reúnem em círculos de leitura – uma das práticas leitoras mais contagiantes no processo de formação de novos leitores –, para ouvir histórias, para encontros com autores, e outras atividades leitoras.
As Casas são planejadas com o objetivo de formar leitores e criar um convívio permanente e estimulante para o ato de ler, pensar, expressar e compartilhar o pensamento. Envolvendo o leitor potencial para despertar em si o gosto por olhar/ler a realidade em torno e cruzá-la com a leitura de textos que já o fizeram antes, as Casas de Leitura querem dar visibilidade à função social e ao papel político que a leitura exerce na formação do cidadão e da vida democrática.
Drª ProfªEliana Yunes - Cátedra
Unesco de Leitura PUC-Rio.
Contato da Secretaria: tel (22) 2521-1761
Deixe o seu comentário