O trabalho com as histórias é um precioso instrumento que tem como proposta observar os sentimentos, as percepções, as atitudes e os comportamentos.
Nosso objetivo principal é aprofundar a expressão e a compreensão do que ocorre na história de vida do indivíduo levando-o a manifestar por intermédio do dialogo e da reflexão suas ansiedade, necessidades e desejos, revisitando os “becos sem saída” que a vida apresenta para que possa encontrar o seu verdadeiro caminho.
A causa energética de sentimentos difíceis não se elimina com facilidade. Esta “causa” fica represada dentro de nós, e como toda energia emocional acumulada acaba vazando em forma de sintomas neurológicos, fisiológicos ou comportamentos destrutivos.
As histórias falam num nível muito mais profundo e imediato do que a linguagem cotidiana.
A imagem metafórica proporciona meios para observar os sentimentos a uma “distância segura”. Ela impede que os sentimentos se avolumem e se transformem numa terrível confusão interior.
O uso da história mostra como recorrer à ajuda da imaginação para lidar com os sentimentos, pois a ruminação mental tende a remexer as ansiedades e vozes críticas interiores. A história desencadeia um olhar aos sentimentos perturbadores.
O poder deste método é que podemos nos beneficiar ao “ingresso” para o mundo interior.
Quando a história é bem escolhida, a escuta é atenta, porque você entra no mundo do indivíduo com cuidado e compreensão.
Uma história terapêutica fala de questões e problemas emocionais comuns, mas fala dentro do domínio da imaginação e não dentro do domínio da cognição...
Ela faz com que a pessoa a compreenda sinta com mais clareza, proporcionando uma empatia e uma verdade mais profunda do que é possível por meios de palavras literais.
A história apresenta esperança e possibilidades em forma de mecanismos mais saudáveis e criativos.
No universo da história, ela encontra ferramentas para soluções mais ricas e gratificantes. Oferece novos modos de pensar sobre seus sentimentos mais difíceis.
Todo sentimento doloroso ou intenso demais exige tempo para a reflexão. Uma história proporciona esse tempo.
Vera Lucia Seixas Bello – psicóloga, criou a Casa do Conto e do Saber.
Contato (22) 2522.0766.
Deixe o seu comentário