Espaço de Leitura - Zandunga - 17 a 19 de dezembro 2011

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Zandunga – sabor Istmeño é um restaurante comandado por uma professora leitora e chefe de cozinha que fica no Centro Histórico da cidade de Oaxaca, em Jesús Carranza 105, esquina de Garcia Vigil, C. P. 68.000, no México. O diferencial do lugar são os pratos que são batizados com os nomes de escritores e poetas amados pela professora Aurora Toledo (pura imagem da Sarita Montiel quando jovem).

Aurora Toledo participava, como eu, da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, que estava acontecendo agora em novembro de 2011, em sua 25ª edição. Estive por lá falando em um painel chamado “Agentes de La Lectura em Brasil: Inclusion Social e Ciudadania Cultural”. (HTTP://www.fil.com.mex/programa-buscador.asp)

Depois do painel fui procurado pela professora que, eufórica, me falou de sua saudade do Brasil, onde morou uma temporada em Mury, Nova Friburgo. Não pude atender a seu convite para saborear uma de suas iguarias por conta do pouco tempo em que estive por lá. Contou-me que há um prato especial preparado por ela e que leva o nome do querido poeta Affonso Romano de Sant’Anna. Disse-me a professora Aurora que prepara seus pratos, contando e falando versos, assim como também os serve à mesa de seus clientes, frequentadores do restaurante. Falou-me ainda que o prato que leva o nome do poeta Affonso, seu vizinho de Mury, quando ali viveu, é um peixe muito especial, acompanhado de salada. Aproveitou e recitou para mim esse poema do livro “Sísifo desce a Montanha”, publicado pela editora Rocco, onde Affonso escreveu o poema Ritual Doméstico:

“Toda noite

Acendo algumas velas na sala

Enquanto minha mulher prepara o jantar.

Somos só nós dois

E essa cachorrinha meiga

Com seu estoque inesgotável de afeto.

Comemos, conversamos

(as velas em torno)

Elogio a comida surpreendente

que ela sempre faz.

Falamos do mundo. De nós mesmos.

Volta e meia, ela diz: Vou te dizer uma coisa

que só posso dizer para você e faz uma revelação...”

Francisco Gregório Filho, contador

de histórias e promotor de Leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade