Espaço de Leitura - Uma escolha—uma iniciação

clara.pc@ig.com.br - chico.greg@yahoo.com.br
sexta-feira, 27 de julho de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Francisco Gregório Filho

Moças e rapazes com as suas mochilas caminhando nas trilhas e caminhos por entre Teresópolis e Nova Friburgo subindo e descendo a Serra para o exercício das pernas e do corpo, e especialmente, o exercício da cabeça.

Andam... andam... andam e de vez em quando param, descansam e conversam. Boas conversas sobre suas leituras acerca dos filósofos. Isto mesmo, digo aqui, leituras de filosofia. Esses moços carregam em suas mochilas alguns livros de iniciação à filosofia. Iniciação à prática de pensar, raciocinar e refletir.

Em uma das minhas andanças esbarrei com um desses grupos de jovens suando e ao mesmo tempo com frio e com os corpos em movimento e a cabeça fervendo de perguntas focadas na relação homem/natureza e origem/finitude. Ao encontrá-los cumprimentei-os de forma efusiva e observei que cada um deles tinha em mãos um exemplar de um livro sobre Sócrates.

Bom, amigos leitores, não preciso dizer que aí paramos debaixo das muitas árvores para desenvolver um dedo de prosa sobre o que estavam lendo. Curiosidade minha e o desejo de travar um diálogo para além do trivial. Claro quer tive que suportar alguns insistentes mosquitos e suas mordidas, digo suportar, por causa de minhas alergias a esses mosquitinhos da floresta Atlântica.

Voltando aos moços leitores da filosofia, em suas mãos avistei exemplares do livro “Pensar com Sócrates”. Livro traduzido e organizado por Walter Omar Kohar, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro—Uerj—, que traz ilustrações da artista Elvira Vigna e que foi editado pela Editora Lamparina, do Rio de Janeiro, em 2012, com a participação da Faperj.

Logo na apresentação do livro o professor Omar escreve:

“... mas a filosofia pode ser também algo diferente: uma experiência de pensamento. Com ela podemos nos surpreender, pensar de outra maneira, encontrar o que não buscávamos, problematizar o que somos, transformar a vida que estamos vivendo. Ela pode ser uma tentativa de gerar pensamento, de pensar de outro modo o que já se pensa, de abrir as portas para outras formas de vida—isso aprendemos com Sócrates”.

Considero as iniciativas de professores de mediar leituras e incentivar os jovens a ler e a estudar os filósofos uma coisa muito séria. As secretarias de educação podiam muito bem premiar e reconhecer esses esforços de professores em promover esses clubes de jovens leitores de filosofia. Esses mestres merecem nossos aplausos e respeito.

Gostaria aqui, no entanto, de celebrar a decisão de moçoilas e de rapazes de mergulharem nas leituras e ainda nas discussões entusiasmadas de livros de importantes pensadores. Jovens que caminham e cuidam da saúde, mantendo costumes saudáveis como as aventuras das caminhadas e a contemplação das belas paisagens da Região Serrana. Precisamos saber e divulgar essas atitudes, principalmente para que outros jovens saibam dessas possibilidades e que por aqui, tão próximo de nós, pessoas fazem escolhas inteligentes e atuam por trilhas repletos de esperança.

E para continuarmos aqui nossa conversa sobre livros e leituras, transcrevo aqui mais trecho do livro, um especial comentário do professor Omar:

“O sentido deste livro é oferecer alguns pensamentos potentes para pensar junto com eles.

As falas de Sócrates, tomadas de diálogos de Platão—traduzidas diretamente do texto grego—, estão aqui acompanhadas por desenhos. Os diálogos de Platão são textos clássicos lidos em diversas culturas—contêm inúmeros tesouros para o pensamento.

Assim, pensar com Sócrates é uma iniciação à filosofia, pois esta pode começar quando, conversamos com Sócrates, quando, a partir dele, questionamos o que pensamos e sabemos”.

Lamparina Editora. www.lamparina.com.br. Rua Joaquim Silva, 98 – 2º andar / Lapa – Rio de Janeiro/RJ

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade