Francisco Gregório Filho
A moça é friburguense, bailarina, coreógrafa, professora de dança, produtora, e diretora do grupo Guasa. Leitora apaixonada. Encontrei-a em Goiânia, participando do Seminário Internacional de Políticas e Práticas de Leitura. Evento organizado pela Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Goiás e pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, agora em setembro.
A moça se chama Vera, casada com o professor Sandro com o qual tem dois filhos. Lucas e Mila. Vera, moradora de Goiânia, vive com saudades de Nova Friburgo. Disse-me ela que lê nos finais de semana o jornal A voz da Serra e especialmente o caderno Light. Leitora assídua desta coluna, envia um abraço para as professoras Lucia Raminelli e Raquel Nader, das quais lembra com muito carinho e registra que foi estimulada à leitura por elas.
Estivemos no encontro Maria Clara Cavalcanti, Eliana Yunes e eu, para desenvolver oficinas, participar das mesas de debates e contar muitas histórias. Intensos dias de mergulho prazeroso com as leituras, os livros e a convivência com os estudiosos da literatura. Boas conversas de leitores, com especialistas de Goiás, de vários outros estados e países, entre poetas, escritores e contadores de histórias.
O autor homenageado no seminário foi o poeta goiano Gilberto Mendonça Telles, comemorou seus 80 anos de vida e sessenta de poesia. Vera Moreira celebrou a data com uma coreografia apresentada por seu grupo de dança e declamando o belo poema de Gilberto que tem como título: LEITURA.
Debrucei-me na tua janela
e olhei para fora, esperando:
era como se o capim e as árvores
me chamassem pelo nome
e me apontassem a direção do vento.
Depois olhei muito para dentro
e fui-me dando conta de que a paisagem
parecia a mesma: o capim continuava
a subir pelo morro, mas alguém
já havia gravado o teu nome
numa árvore, agora invertida,
assim como é comum acontecer na vida.
Faço esse registro aqui e agora, com a esperança de eventos como esses venham acontecer também, por essas terras da querida Nova Friburgo em grande festa de livros, leitores e leituras. E claro, com a presença da bailarina leitora, Vera.
Deixe o seu comentário