Francisco Gregório Filho
“Pensamento crítico na biblioteca. Isso é necessário, sobretudo, para que a cada um dos indivíduos que compõem nossas sociedades seja segurado um futuro dotado de memória, entendimento e vontade que são, precisamente, as faculdades da alma.” (Milagros Del Coral – professor)
Testemunho muitos jovens interessados em estudar biblioteconomia. Cresce o número de inscrições nos cursos preparatórios para o vestibular nessa área. Hoje o país conta com pouco mais de 30 cursos nas universidades públicas espalhadas pelo Brasil. Ainda é um curso procurado majoritariamente por mulheres, mas a cada ano já é possível perceber o aumento da presença masculina.
O primeiro curso de formação de bibliotecários foi criado na Biblioteca Nacional pelo Decreto n. 8.835, de 11/07/1911. Teve inicio em abril de 1915 no Rio de Janeiro, quando era diretor Manuel Cícero Peregrino Silva, mas o reconhecimento da profissão veio a partir da década de 1960, portanto a apenas 50 anos atrás.
“A biblioteconomia apareceu anos depois. Na verdade, fui escolhida por essa profissão. Apesar de nunca ter cogitado outra graduação, a profissão me acolheu e me mostrou novas possibilidades.”*
Em muitas cidades brasileiras é difícil encontrar esse profissional, em outras eles são raros. O sudeste não só é a região com maior número deles, mas também possui o maior número de cursos de biblioteconomia e, principalmente, conta com o maior mercado de trabalho nesse campo.
Inserida no âmbito das ciências da informação que tem como foco reunir, organizar e tornar acessível o conhecimento cultural, científico e tecnológico produzido, a biblioteconomia, trabalha a seleção, a classificação, o armazenamento, a recuperação e a disponibilização da informação.
“Mais importante que status e gordos salários é a possibilidade de nos satisfazer com a profissão que escolhemos. Para mim trabalhar com o que nos dá prazer é um raro privilégio e deve ser buscado a todo custo. A vida é árdua, o mercado é competitivo e exercer a profissão com sacrifício pode acarretar frustração permanente. Por isso, essa escolha fez de mim uma pessoa melhor e mais feliz. Mais confiante em meu potencial.”*
A profissão de bibliotecário é regulamentada e conta com um Conselho Federal de Biblioteconomia que agrega conselhos regionais e que tem como função cuidar e fiscalizar o exercício da profissão. Há também a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, que congrega as associações estaduais que buscam a atualização profissional dos bibliotecários. O Brasil precisa muito desse profissional como uma peça importante para alavancar a educação e a cultura como ingredientes fundantes do desenvolvimento econômico e social.
“A biblioteconomia é a profissão que escolhi para minha vida. Dela me orgulho, pois é dela que extraio meu substrato financeiro e emocional. Os desafios que me são apresentados só me instigam a querer ir mais além e mostrar que posso superar a mim mesma.”*
Tenho enorme admiração e gratidão pelos bibliotecários que em minha trajetória fui encontrando nas bibliotecas publicas e escolares. Cultivo também grande esperança por essas novas gerações de profissionais que vem sendo formados nas universidades.
Mais que um guardião de livros, o bibliotecário precisa ser um intermediário entre o leitor e a informação, um agente da leitura. Significativa parcela da população brasileira necessita de bibliotecas com acervos atualizados e nelas bons profissionais para dinamizá-las, para fazer desses espaços, lugar de acolhimento, de convite ao saber, do exercício crítico sobre o conhecimento. É preciso, portanto, reconhecer a importância dos bibliotecários e melhorar suas condições de trabalho.
* Depoimento da jovem bibliotecária Cyntia Chaves, no artigo “Por que escolhi biblioteconomia?” In Revista LiterAção p. 40.
Leitura recomendada: Revista LiterAção, edição2, ano 1 – Revista de Apoio às Práticas Leitoras e às disciplinas de Normatização, Editoração e Teorias e Práticas da leitura do Curso de Biblioteconomia. Universidade Federal do Ceará. Blog.revistaleracao.ufc.br- Twitter.@literacaoufc.
Deixe o seu comentário