Espaço de Leitura - Irmãs empreendedoras em Leitura

sexta-feira, 19 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

São elas: Nádia e Soraya, irmãs leitoras e amantes de livros.

Um dia, reuniram as boas energias e resolveram se estabelecer como livreiras. Fundaram, então, em plena Avenida Alberto Braune, uma livraria. Assim foi que, no centro nervoso do comércio de Nova Friburgo, surge a Arabesco — livraria e papelaria com café charmoso, o Café Árabe.

Saberes e sabores juntinhos para acolher os leitores e apreciadores das boas conversas em companhia de escritores, poetas e contadores de histórias.

Um local para uma paradinha, na corrida do dia a dia, para a fruição da poesia, nas prosas, impressa nos livros e nos quitutes árabes oferecidos pelo café. Ali tenho testemunhado com frequência a reunião de gerações de leitores em intercâmbio com as boas notícias. Paradinhas necessárias para nutrir a inteligência e a degustação com qualidade.

Nesses encontros na Arabesco percebo também o funcionamento na cidade de um importante ponto de memória. Boas lembranças e histórias são ali incentivadas, temperadas com os ingredientes da sensibilidade e do humor. Pessoas que se visitam em um espaço público, pessoas que acreditam na força simbólica dos livros na formação de valores humanos pertinentes ao bom exercício da cidadania e do bem-estar interpessoal construindo uma sociedade saudável e enriquecida.

Nadia e Soraya, como boas leitoras, ainda articulam, nos fins de semana, as sessões de contadores de histórias, investindo na formação de novos leitores, e tardes de autógrafos com escritores e narradores distinguidos em suas práticas.

Em tempos difíceis, a convivência com essas representativas empreendedoras me enche de esperança e de fé nas pessoas e em nossa sociedade que participa das ações positivas em nossa bela e acolhedora Nova Friburgo.

Na livraria somos, ainda, atendidos por moças e rapazes trabalhadores e “aprendentes” de boas maneiras, cultura, educação e culinária de primeira em ambiências de afeto e bem-querer.

Parabéns, Nádia e Soraya, pela persistência, esforço e alegria em montar e manter um espaço impregnado pela saúde e bons símbolos sociais.

Viva Nádia, Soraya e toda sua família. Salve Nova Friburgo e essas iniciativas de valor sociocultural que desfrutamos na ARABESCO.

Texto-depoimento do leitor Francisco Gregório Filho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade