Espaço de Leitura - Chuá! Chuá! - 26 a 28 de novembro 2011

sexta-feira, 25 de novembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Francisco Gregório Filho

Mirna Brasil Portella é carioca. Mãe de dois garotos bonitos. Professora. Estudou Direito e Pedagogia. Atualmente faz curso de pós-graduação na PUC-Rio, intitulado Leitura: Teoria e Prática. Encontrei Mirna na oficina de contadores de histórias que desenvolvi na Cátedra de Leitura/Unesco daquela universidade. Pois bem, essa moça inquieta e inteligente acaba de lançar um livro de literatura infanto-juvenil que é uma delicadeza só. Conta uma história de liberdade... Um rio escondido que queria alcançar o céu e abraçar a terra. O ciclo da água contado em poesia, embalado pela rima das palavras e pelo movimento de coloridas e belíssimas ilustrações criadas pela paulista Camila Carrosine.

A editora escrita fina caprichou na edição sob a coordenação de Laura Van Boekel. “Chuá! Chuá! Gota d’Água, Céu e Mar”. Texto de trabalhada melodia e narrativa apurada. E ainda encontrei na última página um Você sabia? Vejam que maneira gostosa de comunicar conteúdo precioso:

“Curiosidades

Os lençóis freáticos, também conhecidos como lençóis d’água, encontram-se embaixo da terra. A água que cai da chuva entra pelo solo e infiltra-se pelas camadas inferiores até encontrar a rocha, que freia a água, formando bolsões, verdadeiros lagos subterrâneos.

Essa água armazenada é quase sempre pura, altamente potável, e pode minar da terra. Quando isso acontece, é chamada de nascente, porque dela podem nascer um ou mais rios que seguirão rumo ao mar para se misturarem aos oceanos, que é aonde todo rio vai dar...

Toda a água do planeta, esteja ela onde estiver, no subsolo, nos rios, lagos lagoas, oceanos, e até nas galerias, é constantemente evaporada pelo calor do sol. Transformada em vapor, a água sobe ao céu e vira nuvem. Lá no céu a temperatura é bem mais baixa que a da terra. Então, aquela água que subiu, em forma de vapor, torna-se líquida ou sólida, dependendo do frio que faz lá em cima. E quando a nuvem, muito cheia e pesada, esbarra com outra, a água cai, como chuva ou como neve...

Então, um simples pingo d’água é uma gota de mar, uma gota de rio, uma gota de chuva, uma gota de vida.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade