Texto: Sérgio Bernardo
Fotos: Regina Lo Bianco
Se um dia o 7º distrito de Nova Friburgo, como os demais, ou por falta de iniciativas próprias, ou pela desatenção do poder público, ou pela soma de ambos, ressentiu-se de uma flagrante carência de realizações culturais, isto virou coisa do passado. Há exatos cinco anos – em abril de 2004 – foi criado o Espaço Cultural São Pedro da Serra (ECSPS) para suprir essa lacuna e desenvolver eventos educacionais e culturais com o envolvimento da comunidade.
Praticamente todos os campos artísticos e vertentes da cultura têm sido atendidos ao longo desse tempo. Apresentações musicais de vários estilos e para os mais diferentes gostos ocuparam os palcos do Espaço e um encontro de corais levou grande público, em 2007, à Igreja de São Pedro. Sem falar nos shows de grande porte que lotaram a quadra de esportes do distrito, divertindo moradores, demais friburguenses e bom número de turistas.
Na poesia, desde 2005, acontece o já aguardado Poetando no carnaval, uma espécie de sarau que mescla a alegria momesca ao prazer das leituras e performances poéticas, sempre com casa cheia. O barato é que, após o evento, poetas se transformam em foliões e são convidados a se integrar aos blocos carnavalescos locais. Além disso, está em pleno andamento a 3ª versão do concurso nacional de poesia, que este ano tem por tema a palavra Serra e tudo o que a ela se refere, com uma novidade: foi incluída a categoria juvenil, dividida em três faixas etárias. A finalidade, segundo as organizadoras Carla Pinho e Maria Lua, é descobrir talentos literários entre os jovens e levar a esse público a oportunidade do exercício poético, tanto na parte criativa quanto na de divulgação da obra.
Outra área permanentemente contemplada é o cinema, sob a curadoria de Celso Bonfim. Paralelo às edições do Curta São Pedro – festival de curtas-metragens –, há exibições de filmes aos sábados e às segundas-feiras – neste último dia dedicado ao cinema nacional e tendo como público-alvo a população local e os comerciantes impossibilitados de comparecer no fim de semana, devido ao fluxo turístico em seus estabelecimentos.
Também as artes plásticas e a fotografia têm sempre lugar garantido nas salas de exposição do ECSPS. Incontáveis autores já mostraram seus trabalhos, a exemplo da fotógrafa Regina Lo Bianco, que desde 14 de março e até o próximo dia 17 está com sua mostra São Pedro em cartaz, revelando através de sua lente mágica o porquê de encontrarmos no 7º distrito toda a paz do universo.
Porém, não só a sede do Espaço, situada na Rua Rodrigues Alves 237, no centro de São Pedro da Serra, reúne exposições. Em 2008, foram realizadas as mostras ao ar livre Poesia da Sucata e a primeira edição da Cabras da Serra, que alcançou enorme sucesso de público e mídia. Tanto, que a partir do próximo dia 10, sexta-feira santa, acontece a abertura da versão 2009 do evento, estendendo-se agora ao vizinho distrito de Lumiar, a Mury e ao centro de Friburgo, com cerca de 50 obras participantes. Criada por Júlio Morgado e Carlos Pinho, a Cabras da Serra promete mais uma vez movimentar toda a localidade, cultural e economicamente, já que o grande afluxo de visitantes e turistas atraídos pela mostra beneficia sobretudo as lojas, pousadas e restaurantes.
Notícias sobre a agenda completa e eventos já realizados podem ser encontradas nos sites www.espacoculturalsps.org.br e www. educari-ong.org; ou então obtidas pelos telefones (22) 2542-3365, (22) 2542-3568 (nos fins de semana) e (21) 9989-3323. Vale, claro, também a visita à sede do ECSPS, que fica numa antiga casa com alpendre, de propriedade de Rita Heringer, integrante da equipe, que saberá responder (e mostrar) por que ali o verbo mais empregado e importante é este: fazer.
Deixe o seu comentário