Escultura ‘O Cisne’ inaugurada no Sanatório

Obra do artista plástico Felga de Moraes homenageia a Marinha do Brasil
sexta-feira, 03 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
“O Cisne” pesa cerca de uma tonelada e possui três metros de altura
“O Cisne” pesa cerca de uma tonelada e possui três metros de altura

Na tarde da última terça-feira, 30 de junho, foi inaugurado “O Cisne”, escultura em metal em homenagem aos 105 anos do Sanatório Naval de Nova Friburgo. Entre as autoridades presentes, estiveram o capitão de fragata e diretor do Sanatório Naval, Luiz Carlos da Graça, o capitão de fragata e vice-diretor Abelardo Vieira Cavalcante Filho, os vereadores Gustavo Barroso e Zezinho do Caminhão, o secretário de Defesa Civil, coronel João Paulo Mori, o subsecretário da Secretaria de Mobilidade Urbana, Carlos Alberto Bayer, o comandante do 11° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Eduardo Hespanha, e o tenente-coronel João Luiz de Moraes, do Corpo de Bombeiros. 

Confeccionada pelo artista friburguense Felga de Moraes, a obra — um imponente barco-cisne de ferro — pesa cerca de uma tonelada e possui 3 metros de comprimento, 2 metros de largura e 3 metros de altura, sem contar a base de concreto. De acordo com Felga, a inspiração para a construção da escultura partiu do próprio Hino da Marinha do Brasil, que em sua letra cita o famoso veleiro Cisne Branco. “A obra é uma imagem surrealista, sendo a fusão do veleiro com o cisne, e leva em suas velas os brasões da Marinha do Brasil, do Sanatório Naval de Nova Friburgo, do município de Nova Friburgo, da Soamar (Sociedade dos Amigos da Marinha) Brasil e do Nova Friburgo”, disse o artista, que já confeccionou outras esculturas e monumentos no município, como nos quartéis dos Bombeiros e da PM.

Ainda segundo Felga, a escultura — afixada em frente à entrada do Sanatório, na Avenida Governador Geremias de Mattos Fontes — foi toda confeccionada com material doado por empresas locais. 

A solenidade foi marcada ainda pela distribuição dos troféus “O Cisne” e pela presença do empresário e diretor cultural do Instituto Felga i Gracias, Dalton Carestiato, a colunista de A VOZ DA SERRA Elizabeth Saldanha, acompanhada de seu marido Licinio, a presidente da Firjan Regional, Márcia Carestiato, e Luis Gracias. 

  • Da esquerda para a direita: o capitão de fragata e vice-diretor do Sanatório Naval, Abelardo Vieira Cavalcante Filho, Felga de Moraes, o capitão de fragata e diretor do Sanatório Naval, Luiz Carlos da Graça, e Luis Gracias

    Da esquerda para a direita: o capitão de fragata e vice-diretor do Sanatório Naval, Abelardo Vieira Cavalcante Filho, Felga de Moraes, o capitão de fragata e diretor do Sanatório Naval, Luiz Carlos da Graça, e Luis Gracias

  • A presidente da FIRJAN Regional, Marcia Carestiato, recebe o troféu dos artistas Gracias e Felga

    A presidente da FIRJAN Regional, Marcia Carestiato, recebe o troféu dos artistas Gracias e Felga

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: O Cisne | Felga i Gracias | Sanatório Naval | Marinha | escultura
Publicidade