Na tarde da última terça-feira, 30 de junho, foi inaugurado “O Cisne”, escultura em metal em homenagem aos 105 anos do Sanatório Naval de Nova Friburgo. Entre as autoridades presentes, estiveram o capitão de fragata e diretor do Sanatório Naval, Luiz Carlos da Graça, o capitão de fragata e vice-diretor Abelardo Vieira Cavalcante Filho, os vereadores Gustavo Barroso e Zezinho do Caminhão, o secretário de Defesa Civil, coronel João Paulo Mori, o subsecretário da Secretaria de Mobilidade Urbana, Carlos Alberto Bayer, o comandante do 11° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Eduardo Hespanha, e o tenente-coronel João Luiz de Moraes, do Corpo de Bombeiros.
Confeccionada pelo artista friburguense Felga de Moraes, a obra — um imponente barco-cisne de ferro — pesa cerca de uma tonelada e possui 3 metros de comprimento, 2 metros de largura e 3 metros de altura, sem contar a base de concreto. De acordo com Felga, a inspiração para a construção da escultura partiu do próprio Hino da Marinha do Brasil, que em sua letra cita o famoso veleiro Cisne Branco. “A obra é uma imagem surrealista, sendo a fusão do veleiro com o cisne, e leva em suas velas os brasões da Marinha do Brasil, do Sanatório Naval de Nova Friburgo, do município de Nova Friburgo, da Soamar (Sociedade dos Amigos da Marinha) Brasil e do Nova Friburgo”, disse o artista, que já confeccionou outras esculturas e monumentos no município, como nos quartéis dos Bombeiros e da PM.
Ainda segundo Felga, a escultura — afixada em frente à entrada do Sanatório, na Avenida Governador Geremias de Mattos Fontes — foi toda confeccionada com material doado por empresas locais.
A solenidade foi marcada ainda pela distribuição dos troféus “O Cisne” e pela presença do empresário e diretor cultural do Instituto Felga i Gracias, Dalton Carestiato, a colunista de A VOZ DA SERRA Elizabeth Saldanha, acompanhada de seu marido Licinio, a presidente da Firjan Regional, Márcia Carestiato, e Luis Gracias.
Deixe o seu comentário