A segunda edição do Concurso Nacional do Livro Tátil, que é a etapa brasileira do Prêmio Typhol & Tactus, promovido há 18 anos pela instituição francesa de caridade Les Doigts qui Revent (LDQR) premiou os vencedores recentemente. Ao todo nove escritores brasileiros participaram dessa edição e os cinco primeiros livros selecionados serão encaminhados para a etapa internacional do concurso que acontecerá na Bélgica.
Todas as obras são adaptadas em braile permitindo a leitura por deficientes visuais. Iniciativa sem fins lucrativos, o prêmio tem como objetivo estimular a criação, a produção e a difusão de livros acessíveis a crianças cegas e com baixa visão, e é promovido em 21 países, como Chile, Colômbia, Peru, África do Sul, Coreia do Sul, Noruega, entre outros. Em 2015, o Instituto Benjamin Constant foi convidado pela LDQR para ser o responsável pela edição brasileira do concurso.
Um dos livros selecionados, “Os animais ao redor do mundo”, é de autoras da região Centro-Norte fluminense, a professora Ana Paula de Lima Wermelinger Cavalheiro, do município de Cordeiro, e Andréa Duarte da Cunha, de Nova Friburgo. A obra foi a terceira colocada na etapa nacional.
Ana Paula é professora da Sala de Recursos Multifuncionais Ismélia Rodrigues Monteiro, no Jardim de Infância Municipalizado Eny Galvoza da Costa, em Cordeiro, onde com outras duas professoras atende a 61 alunos com necessidades educativas especiais. Os atendimentos acontecem no contra turno e visam complementar e suplementar as atividades pedagógicas oferecidas nas unidades escolares.
Ana Paula é graduada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva. Ela também fez especialização em Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant. Já Andréa Duarte é é professora de Atendimento Educacional Especializado dos municípios de Nova Friburgo e Bom Jardim. Possui formacao em Licenciatura em Pedagogia, Pos graduada em Educacao Especial.
Deixe o seu comentário