Escolha da logo dos 200 anos causa controvérsias

Desenho mostrando as Catarinas em detrimento de outros símbolos como o Cão Sentado é alvo de críticas, mas também de elogios
sexta-feira, 30 de junho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A logo do bicentenário que venceu o concurso (Reprodução da internet)
A logo do bicentenário que venceu o concurso (Reprodução da internet)

O resultado do concurso da Prefeitura de Nova Friburgo que escolheu, entre mais de 60 trabalhos, a logomarca oficial dos 200 anos da cidade dividiu opiniões e provocou controvérsias nesta quinta-feira, 29, um dia depois de ter sido divulgada.

 A divulgação do resultado veio com quase 45 dias de atraso. Houve quem gostasse da arte e parabenizasse a Comissão dos 200 Anos pela escolha. Mas também houve comentários, sobretudo nas redes sociais, questionando os critérios da escolha e o fato de que o trabalho não destaca os principais pontos turísticos da cidade, como o teleférico e a Pedra do Cão Sentado, e sim as Catarinas. Sobraram até críticas ao slogan, que, segundo internautas, pertence à cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul.

O designer paulista Dennis Sieber, de 43 anos, ganhador do concurso, fez um vídeo agradecendo a escolha e se disse muito feliz por ter sido o vencedor. “Foi uma cidade em que morei  por muitos anos e estou agradecido pela escolha. Nova Friburgo ajudou muito na minha formação profissional. Busquei ressaltar o relevo e as belezas naturais que são partes significativas da cidade”, afirmou.

O designer, natural de Itapetininga, não mora mais em Friburgo – há 13 anos mora no Rio de Janeiro – e isso causou discussão nas redes sobre a valorização do cidadão friburguense. O programador de sites Frederico Vanelli indagou: “Não entendi como ganhou um logotipo que utiliza um slogan que não é o oficial da cidade”. Em resposta, o perfil da prefeitura no Facebook informou que “este tipo de mudança é seguido de um decreto para oficializar tal alteração. A utilização da marca, slogan e elementos visuais são formalmente oficializados. Diferente de uma entidade privada, todas essas melhorias são acompanhadas de uma formalização legal”.

A resposta da prefeitura não convenceu muita gente e, novamente, a logo foi alvo de questionamentos. O engenheiro Fabio Oliveira, além de abordar a questão do slogan, questionou a falta de outros cartões-postais. “Não entendi. O Cão Sentado foi ao veterinário e o slogan veio da cidade de Dourados-MS? E assim vamos levando os 200 anos, matando a nossa cultura? Cadê a representação da colonização? Cadê as nossas ferrovias? Nossas árvores nativas? Nossas cachoeiras?”.

Em resposta, a prefeitura esclareceu:  “Recebemos logotipos com esses elementos. Aliás, tivemos trabalhos belíssimos fazendo referência a estes elementos de nossa cultura. Como já comentamos, foi muito difícil definir uma só. Quanto ao slogan, fazemos menção justamente a essa diversidade de povos e de modo algum tivemos o interesse de copiar de outra cidade, o que não vemos como problema, pois nossa história de colonização justifica essa escolha. Acreditamos que, graficamente, seria complicado unir tantos elementos numa única marca. Mas suas críticas são super bem-vindas. Esperamos que o concurso seja apenas o começo das ações para os 200 anos”, afirma a prefeitura em sua página no Facebook, em resposta ao comentário.

A polêmica sobre a logo ficou clara, por exemplo, nos comentários da reportagem de A VOZ DA SERRA que foi ao ar no site do jornal, na noite desta quarta-feira. A designer Lê Algayer, por exemplo, mesmo se dizendo suspeita por ter participado do concurso com dois trabalhos, defendeu que o vencedor fosse escolhido por voto popular. "O caso é que realmente faltou o ícone do turismo de Friburgo, o Cão Sentado. A cor ficou apagada, o que não confere com as imagens que nossos olhos veem todos os dias. A cidade é rodeada de montanhas lindas e bem verdinhas", comentou.

Já a leitora Maria Lua elogiou o trabalho escolhido: "Deux-Catherine era o nome de um dos navios que trouxeram imigrantes suíços para Nova Friburgo. Por isso o nome das montanhas. Por isso as Catarinas na logo. As cores são da bandeira de Nova Friburgo: preto, azul e branco. O autor da logomarca conhece a história da cidade", opinou.

O prefeito Renato Bravo, em decreto oficial publicado nesta quinta, estabeleceu 2018 como o ano comemorativo dos 200 anos de Nova Friburgo. O símbolo (logomarca) dos 200 Anos de Nova Friburgo, passa a ser o símbolo oficial do município para todas as ações referentes aos 200 anos. Ainda de acordo com o documento, “a partir da data de publicação, o uso da logomarca torna-se obrigatório em todos os documentos oficiais da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e demais instituições públicas da  administração direta e indireta a ela ligadas, onde quer que seja exposto o Brasão Oficial de Nova Friburgo”, decretou o prefeito.

 

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TAGS: 200 anos | Prefeitura
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