(SECOM) Trinta e uma escolas da área rural receberam kits pedagógicos como parte do Programa Escola Ativa do Ministério da Educação (MEC). A Secretaria Municipal de Educação (SME) aderiu ao programa em 2010 e ao longo de 2011 foram realizados seis encontros de capacitação para professores. O Programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores. Participam do programa as 31 escolas de conjunto, atingindo 43 turmas, com um total de 552 alunos.
Os três primeiros encontros foram oferecidos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e abordaram o programa, seus fundamentos e metodologia; e Informática Educativa para Educadores do Campo. Os demais encontros, que tiveram oficina de jogos e estratégias de leitura, foram coordenados pelo setor de Gestão e Capacitação da SME, com apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc-RJ), pois a UFRRJ interrompeu os cursos por ter deixado de receber verbas para a continuidade dos encontros.
Os kits enviados pelo MEC são compostos de: 01 Ábaco vertical aberto; 01 Material pedagógico dourado; 01 Tangran; 01 Jogo numérico com pinos emborrachados; 01 Jogo alfanumérico; 01 Escala Cuisenaire; 01 Jogo Pedagógico bloco lógico; 01 Jogo de xadrez.
O objetivo é que o material enriqueça o trabalho em sala de aula possibilitando o estímulo da construção de esquemas de raciocínio operacional, o crescimento da autonomia intelectual da criança, a construção do conceito de número, construção do conceito de espaço e forma, construção de estratégias de localização espacial, reconhecimento do sistema decimal, desenvolvimento do cálculo mental, entre outras habilidades ligadas à área matemática. Os kits possibilitam o aprendizado de forma lúdica e prazerosa.
Deixe o seu comentário