Escola pública homenageia o trovador João Costa

"Manhã Literária", no Alto de Olaria, teve performance teatral, jogral e muitas trovas
quarta-feira, 27 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Escola pública  homenageia o trovador João Costa

A última terça-feira, 26, foi especial para os alunos da Escola Municipal São José, no Alto de Olaria. Na ação "Manhã Literária" teve performance teatral, jogral e muitas trovas. Tudo para recepcionar o escritor, poeta e trovador João Costa, que chegou acompanhado do trovador Adilson Calvão. Ambos interagiram com a criançada, declamando trovas e conversaram sobre os Jogos Florais, falando de suas próprias trajetórias e ainda sobre a história do trovismo na Cidade das Trovas, título oficial de Nova Friburgo por força de lei municipal.

O encontro literário foi promovido pela equipe de educadores da escola dirigida por Ângela Thurler e a professora Josani Siqueira, cuja turma do 3º ano do ensino fundamental homenageou o convidado. A visita foi a culminância de um projeto desenvolvido durante as aulas, tendo como base o livro “Nova Friburgo em prosa e verso (Eu Friburgo e a Trova”), que João Costa lançou no ano passado, em homenagem ao centenário de Luiz Otávio, um dos criadores dos Jogos Florais de Nova Friburgo. Em um mural do corredor da escola, os alunos prepararam diversos trabalhos, tendo o livro e o autor como temas. Além da foto de João Costa e várias de suas trovas e de outros autores, chamou a atenção a colagem de um Cão Sentado, feito com exemplares de A VOZ DA SERRA (foto). A trova que ilustra a imagem, dizia: “Majestoso o Cão Sentado, // com certo ar de austeridade.// Olha o infinito calado, abençoando a cidade."

Autobiográfica, a publicação de João Costa também relata a história da trova em Nova Friburgo, uma vez que o autor, apesar de nascido em Monnerat, distrito de Duas Barras, viveu boa parte de sua infância e juventude em Nova Friburgo, onde trabalhou na rádio Nova Friburgo AM, que o aproximou de pessoas, ligadas à trova, a exemplo de Rodolpho Abbud, Aloízio de Moura, Nádia Huguenin e dos próprios J. G. de Araújo Jorge e Luiz Octávio.

Na inauguração, em maio, da sala de leitura denominada Padre Francisco Perez Blasco, o Pacco, a Escola São José recebeu alguns exemplares do livro de João Costa, o que acabou encantando professores e estudantes, que escolheram trabalhar na temática do bicentenário, com as trovas e a trajetória do autor, que atualmente reside em Saquarema, na Região dos Lagos. Prestigiaram o evento, a coordenadora da biblioteca da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Machado e a coordenadora de eventos da secretaria, Íris Thurler Leal; o secretário de Cultura, Marcos Marins e ouvidor da prefeitura, jornalista Girlan Guilland, que voluntariamente é padrinho da sala de leitura da escola.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade