Escola Municipal Dante Magliano inaugura a sua Sala de Leitura

terça-feira, 02 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Escola Municipal Dante Magliano inaugura a sua Sala de Leitura
Escola Municipal Dante Magliano inaugura a sua Sala de Leitura

(SECOM) No final setembro, foi inaugurada a Sala de Leitura Manoel Bastos da Silva Moreira, na Escola Municipal Dante Magliano, localizada na Ponte da Saudade. 
Todo o projeto de implantação das Salas de Leitura é realizado sob a coordenação da Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação, sob a responsabilidade da professora Márcia Machado e sua competente equipe, que tem desenvolvido ainda um bonito projeto de contação de histórias nas creches do município, visando promover o gosto e o interesse pela leitura nos alunos desde a primeira infância.
O secretário municipal de Educação, Ricardo Lengruber, acredita no valor e na importância da leitura, e afirma que ela “representa um instrumento que pode mudar a vida das pessoas para melhor”. Convicto disto, tem dedicado especial atenção à promoção da leitura nas unidades de ensino da rede municipal, e, somente neste ano, viabilizou a inauguração de seis novas salas de leitura, três delas na zona rural do município, onde ainda houve distribuição de obras da literatura brasileira para todos os alunos. Tudo isto para promover e incentivar a leitura nestas localidades, onde o acesso a esta importante ferramenta tende a ser menor.
Para o prefeito Sérgio Xavier, “a inauguração de mais esta sala de leitura representa o esforço do governo municipal para garantir acesso a obras importantes da nossa literatura e também contribuir para o desenvolvimento do gosto pela leitura. Estes espaços de leitura que estamos deixando nas escolas da rede municipal certamente ajudarão a ampliar a qualidade do ensino em Nova Friburgo”. 
A Sala de Leitura Professor Larry foi inaugurada no início de 2012 na Escola Lafayete Bravo Filho. Já as escolas Monsenhor Teixeira, Flores de Nova Friburgo e Manoel José Nogueira Peixoto foram inauguradas em maio. Em Flores, a sala de leitura leva o nome da Irmã Celma Calvão da Silva, diretora da Faculdade de Filosofia Santa Doroteia, enquanto na Escola Manoel José Nogueira, a homenageada foi a escritora Lúcia Fidalgo. Em Agosto, foi realizada a abertura da sala de leitura da Escola Hélio Goncalvez e em setembro foi inaugurada a sala de leitura da Escola Decio Monteiro Soares.
“A palavra que eu digo sai do mundo que estou lendo, mas a palavra que sai do mundo que estou lendo vai além dele. Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma, transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com este mundo”, afirmou Paulo Freire.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade