O dia 2 de junho foi de conscientização ecológica na Escola Municipal Dr. Dante Magliano, localizada na Ponte da Saudade, que realizou evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A comunidade escolar participou de palestras e oficinas realizadas pelas equipes do polo Cederj — que funciona no campus regional da Uerj —, Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), Instituto de Desenvolvimento Humano e Educação Ambiental (Idhea) e concessionária Águas de Nova Friburgo.
Nas abertura do evento os alunos realizaram caminhada ecológica no entorno da escola, quando fizeram catação de material reciclável e observaram os problemas da região. A caminhada foi animada pelo DJ Diego, que gentilmente cedeu seu carro de som para animar a galera. Voltando à escola, os alunos participaram de várias palestras e oficinas ministradas por uma equipe da Vigilância Ambiental, alunos de graduação de odontologia do polo da UFF em Nova Friburgo, e de biologia do polo Cederj/Uerj, e representantes da EBMA, Idhea e Águas de Nova Friburgo.
Os alunos dos oitavo e nono anos, após assistirem à palestra “Análise da Agenda 21 Local: o ideal na construção de uma proposta para o município de Teresópolis”, ministrada pelo aluno de biologia Phelipe Martins da Silva, colocaram suas ideias no papel para confecção da Agenda 21 escolar. Eles também assistiram ao documentário “Lixo Extraordinário”, apresentado pelo Cineclube do Barão, com direito a pipoca doada pelo mercado Pepê e Gabriel.
A escola vai preparar sua própria horta, conforme proposta surgida no evento. As hortaliças serão utilizadas na merenda escolar, graças à doação da terra feita pela Secretaria de Serviços Públicos e à ajuda de Jor Natureza, que fará a doação das mudas e, junto com os alunos, vai preparar o lugar para o plantio. Também já estão sendo agendados passeios ecológicos ao Idhea, que fica em Theodoro de Oliveira, a partir de parceria com a Secretaria de Educação.
Mais uma vez o evento movimentou os alunos e principalmente suas consciências, ficando provado que a articulação entre os diversos setores públicos e privados é a chave para a realização efetiva de mudanças nas comunidades. O gestor da escola, Cláudio Cardoso, foi muito cumprimentado pela iniciativa, juntamente com a dentista da Unidade Básica de Saúde da Família de Varginha, Penha Faria da Cunha — apoiada pela Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde —, que fizeram os contatos e parcerias responsáveis pelo sucesso do evento.
Deixe o seu comentário