Escassez de água e energia em discussão amanhã na Firjan

Regional em Nova Friburgo fará a transmissão em tempo real
segunda-feira, 23 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Com o objetivo de debater os rumos e propor soluções para a escassez de água e energia, o Sistema Firjan realiza esta semana dois seminários gratuitos sobre o assunto, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, com transmissão simultânea nas representações regionais através de telões. As inscrições para participar dos seminários ou das transmissões nas representações podem ser feitas pelo telefone 0800-0231-231 ou pelo e-mail nbraga@firjan.org.br. No ato da inscrição, o interessado pode escolher um dos seminários ou, se quiser, participar de ambos.

GESTÃO DA ÁGUA – Amanhã, 26, os empresários podem participar do seminário "A Gestão da água na indústria em um cenário de escassez”, das 14h às 18h, com a participação do diretor da Divisão de Políticas e Planejamento da Bacia de Murray–Darling (Austrália), Marlos de Souza, que apresenta a palestra magna.

A Oceania, por incrível que possa parecer, é o segundo continente mais seco do mundo. Por isso, a Austrália vive realidade similar à enfrentada atualmente no Sudeste do Brasil. Souza está à frente de um programa de gestão de água adaptado a situações de escassez no local. No seminário, ele aborda os esforços conjuntos do poder público, do setor privado e da população para consumir água de forma racional. Em Vitória, por exemplo, diante de uma crise hídrica, letreiros luminosos são espalhados pelas ruas para que a população acompanhe em tempo real o nível dos reservatórios da região.

Além da experiência internacional, o seminário traz à luz do debate o cenário brasileiro, com as participações de Paulo Carneiro, pesquisador da Coppe/UFRJ, que coordenou o Plano Estadual de Recursos Hídricos; Carlos Rosito, consultor sênior da GO Associados, com experiência internacional em reúso de água na indústria; Fabian Fenoglio, diretor técnico do Degrémont, um dos maiores escritórios de projetos de tratamento de água do mundo; e Guilherme Mercês, gerente de economia e estatística da Firjan.

CRISE ENERGÉTICA – Na sexta-feira, 27, o debate será sobre "O setor produtivo e a energia – questões e soluções da indústria em tempo de crise energética”, numa realização da Firjan e da Fiesp, das 9h às 17h. Participam o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, e os presidentes das federações das indústrias do Rio e de São Paulo, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira e Paulo Skaf, respectivamente.

O encontro trata dos temas "Segurança energética e impactos no preço”, "Gás para as térmicas, Gás para as indústrias: como garantir a oferta adequada ao país?”, "Qualidade da energia e competitividade” e "Vencimentos das concessões das distribuidoras e o Impacto sobre o setor elétrico”.

Já estão confirmados para o debate representantes do Ministério de Minas e Energia, da Aneel, Abradee, Empresa de Pesquisa Energética, Centro Brasileiro de Infraestrutura, Cluster Automotivo Sul Fluminense e da Veirano Advogados.

Na Região Centro-Norte a transmissão será feita na representação regional da Firjan em Nova Friburgo (Avenida Alberto Braune 12, 7º andar, Centro). Para assistir às palestras é necessário se inscrever pelo telefone 0800-0231-231, pois as vagas são limitadas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: água | Energia | Firjan
Publicidade