Resultados para marcarem mais um importante capítulo da história da Associação dos Corredores Friburguenses (Ascof). Vitórias que apenas recheiam a trajetória de 28 anos, composta por novos e antigos personagens, capazes de manter e reciclar a tradição do grupo de atletas de Nova Friburgo. Ao todo 32 corredores participaram da Maratona de Revezamento de uma rede de supermercados do Rio de Janeiro. A Ascof venceu nada menos que três das seis categorias da prova: o octeto feminino, o quarteto feminino e o quarteto masculino. Não bastasse, ainda foi vice na categoria dupla feminina e quarto lugar no octeto masculino.
O evento teve sua primeira edição realizada há 28 anos, em São Paulo. Atualmente acontece em quatro capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza) sempre reunindo milhares de atletas. A competição contempla um percurso de 42,195 quilômetros, distância que pode ser percorrida em dupla, quarteto ou octeto (oito atletas) nas categorias masculino e feminino.
A prova do Rio de Janeiro, em sua oitava edição, reuniu cerca de oito mil corredores de diversas cidades e estados do Brasil, com destaque para o maratonista Wanderley Cordeiro, medalha de bronze na Maratona Olímpica da Grécia, que abriu a prova correndo na equipe de octeto, campeã da categoria. O quarteto feminino, campeão da Associação Friburguense foi formado por Rozane Dubois, Izamar Trancozo Bastos, Danielle Bessa e Patrícia da Silva Huback. Entre os homens, o time vencedor foi integrado por Alexandre Pereira dos Santos, Isaías Schuindt, José Alberto Pinheiro de Souza e Francisco de Assis da Silva.
Para alcançar o título entre os octetos femininos, foram para a pista as atletas Renata Nunes Boy, Joelma Conceição da Silva, Michele de Oliveira Costa, Monike Folly Frossard, Janaína Fonseca Firmino, Juliana da Silva, Rozane Dubois e Jaqueline Izídio Abreu. A dupla feminina vice-campeã foi composta por Jaqueline Izídio e Vitória Régia, enquanto o octeto masculino, quarto colocado, teve como participantes Leonardo Ederick de Oliveira, Nilton Carlos Boy, Roberto da Cruz Silva, Júlio Cesar Castro, Benedito Cruz, Felipe Francesco Colonese, José Augusto Theodoro e Guilherme da Silva Fernandes.
A Ascof obteve ainda alguns outros resultados importantes. Entre as duplas masculinas, Manoel Nazareno Gonçalves de Araújo e Breno Barboza Jales concluíram a prova na 14ª colocação. Já o quarteto masculino, formado Aloísio Meirelles Ribeiro, Sebastião de Simas Guilherme, Robert Malhard e Alexandre Pereira dos Santos, foi 15º. O outro quarteto friburguense composto por Petterson da Silva Muniz, Luiz Carlos Asth, Ernani Amaral Garcia e Manoel Alves da Costa alcançou a 24ª colocação.
Fundada em outubro de 1988, a Associação dos Corredores Friburguenses (Ascof) já recebeu e formou muitas gerações de corredores. No ano passado a Ascof passou por um processo de reestruturação, e conseguiu triplicar o número de filiados. O que era apenas uma equipe de corredores de elite passou a ser um time de atletas também comprometidos com a diversão e a qualidade de vida conquistada através da prática esportiva.
A união vai muito além das pistas. O grupo treina regularmente no estádio Eduardo Guinle, e periodicamente, realiza os chamados “treinões” pelas avenidas da cidade. Algumas confraternizações são feitas pelo grupo, a exemplo de cafés da manhã para comemorar aniversários, festas típicas de época e datas marcantes. Eis o segredo para o fortalecimento e renovação para manter o trabalho de quase três décadas.
“Mais uma vez, a equipe renasce das cinzas e se firma como a principal associação de corredores do estado do Rio de Janeiro. Obrigado a todos os atletas que participaram e às empresas que estão acreditando nesta nova fase”, resume José Augusto, fundador e responsável pelo grupo.
Deixe o seu comentário