A ginástica geral reúne elementos das ginásticas rítmica e artística, somados à dança e ao folclore, porém com mais liberdade para criar e ousar nas coreografias. É uma modalidade não competitiva, que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade.
Com o objetivo de promover um estilo de vida saudável, o Sesc traz para o Brasil a Equipe Nacional de Ginástica Geral da Dinamarca, formada por 36 atletas, sendo 18 homens e 18 mulheres, com idade entre 18 e 28 anos. O grupo fará uma exibição neste sábado, 4, às 17h, no Sesc Nova Friburgo. A equipe também apresenta acrobacias no colchão e no trampolim, além de coreografias rítmicas com acessórios cênicos.
Antes da apresentação, às 16h, a equipe fará um workshop em que o público poderá aprender noções básicas de ginástica, como movimentos de dança, acrobacias e saltos. Os participantes vão ter um gostinho da prática da modalidade, tudo com muita diversão.
O coordenador de Esporte do Sesc, Felipe Carvalho, afirma que além da parte esportiva, outros benefícios podem ser observados. "Além de estimular a prática da atividade física, o Sesc promove ações educacionais por meio do esporte. A vinda dos ginastas dinamarqueses é uma oportunidade única de intercâmbio cultural entre os dois países. Os atletas vão mostrar o excelente trabalho realizado naquele país com uma modalidade de ginástica acessível a pessoas de todas as idades e poderão conhecer o que o Sesc realiza nessa área por meio do contato com o público presente nas apresentações e workshops”, afirma o coordenador.
Não é a primeira vez que a Equipe Nacional de Ginástica Geral da Dinamarca vem ao Brasil. Desde 2005, a companhia faz apresentações no país e já passou por diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Nenhum dos ginastas vive desta atividade. Todos trabalham ou estudam, tendo a ginástica como hobby. Uma prova de que não é preciso ser um atleta competitivo para praticar esse esporte.
A entrada é gratuita e a atividade é livre para todos os públicos.
Deixe o seu comentário