Equipe do Projeto Florestar & Cia. faz trabalho de conscientização sobre corte de taludes em época de chuvas

segunda-feira, 03 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Equipe do Projeto Florestar & Cia. faz trabalho de conscientização sobre corte de taludes em época de chuvas
Equipe do Projeto Florestar & Cia. faz trabalho de conscientização sobre corte de taludes em época de chuvas

A equipe do Projeto Florestar e Cia. esteve recentemente visitando várias localidades em áreas de risco, com distribuição de material gráfico conscientizando os moradores dessas áreas a não promoverem cortes de taludes (barrancos) para construção de residências, ou junto a elas, em épocas de chuvas. Isto porque esta prática é mais frequente próximo ao fim do ano, coincidindo com férias, pagamento do 13º salário e outras bonificações propiciando aos moradores mais facilidades para melhorias. 
O coordenador do Projeto Florestar e Cia., Luiz Latour, explica que a prática de corte de barrancos em períodos de chuvas vem potencializar possíveis deslizamentos junto às residências, muitas vezes sem o devido acompanhamento de um profissional habilitado e regularização de órgãos públicos, principalmente em áreas de risco, o que pode agravar a situação, inclusive, de pessoas próximas. O mais preocupante é que muitos sabem os riscos que decorrem dessa prática lesiva ao meio ambiente, mesmo envolvendo vizinhos. Tanto sabem que a maioria desses cortes ocorre nos fins de semana, quando o risco de ocorrer uma possível denúncia ou fiscalização é menor.
O coordenador cita que qualquer corte que se faça em uma encosta deve obedecer a critérios técnicos bem elaborados, principalmente em se tratando de áreas que já foram atingidas por eventos climáticos e ainda estão em recuperação. Latour cita dois pensamentos para quem pensa assim: “A natureza apenas nos devolve o que fazemos a ela” e “o perigo mora ao lado”.
Luiz Latour agradece a parceria da concessionária Águas de Nova Friburgo e a participação das firmas Ki-Angelim e Silthur, que ajudaram a propiciar mais essa atividade de cunho ambiental e social junto à população em áreas de risco, e também aos órgãos de comunicação que ajudam na divulgação de temas pertinentes à preservação do meio ambiente, em especial A VOZ DA SERRA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade