Os integrantes do Grupo de Acompanhamento e Tratamento da Obesidade (Gato) e a equipe de cirurgia bariátrica (de combate à obesidade mórbida) do Day Hospital Nossa Senhora do Líbano participaram na última semana, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, do Fórum de Debate da Saúde Da obesidade ao tratamento, uma oportunidade de mudança, promovido pela Prefeitura daquele município e que reuniu cirurgiões e diversos profissionais de medicina do estado.
O diretor do Day Hospital, cirurgião José Antônio Verbicário Carim, foi representado no evento pelo filho, o cirurgião e endoscopista Filipe de Bustamante Carim, a psicóloga clínica e hospitalar, especialista em transtornos alimentares em cirurgias bariátricas, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Obesidade e responsável pelo serviço de psicologia do Day Hospital, Cláudia Quintanilha, e a nutricionista Ângela Carestiato Faria, que exemplificaram o êxito do trabalho com pacientes assistidos pelo Day.
A nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento e responsável pelo serviço de nutrição do Day, abordou na ocasião a necessidade de mudança dos hábitos alimentares, uma realidade pré e pós-operatória. Durante o evento a equipe do Day Hospital de Nova Friburgo destacou o trabalho desenvolvido com pacientes obesos mórbidos e cirurgias, inclusive em pacientes portadores de diabetes do tipo dois, promovidas pelo médico José Antônio Verbicário Carim.
O cirurgião diretor do Day Hospital e sua equipe se especializaram há três meses em Paris, na França, e em São Paulo, em congressos sobre cirurgias de obesidade metabólica. No Fórum de Saúde em Búzios, o cirurgião de Nova Friburgo, Filipe Carim, abordou em palestras os tipos de cirurgia de obesidade mórbida mais utilizadas atualmente e apresentou casos clínicos.
Vale ressaltar que graças à parceria firmada entre o Day Hospital e as prefeituras de Rio das Ostras, Quissamã e Macaé, muitos obesos mórbidos destes três municípios têm sido operados em Nova Friburgo nos últimos sete anos. Este ano a equipe do Day obteve pleno êxito na cirurgia de um paciente diabético encaminhado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que, após a intervenção, teve a taxa de glicose sanguínea reduzida de mais de 400mgl para menos de 110mgl.
Deixe o seu comentário