Uma equipe do Alerta Serla esteve em Nova Friburgo na última quarta-feira, 14, visitando as estações hidrológicas instaladas pelo órgão no fim do ano passado, em diversos pontos da cidade. Os equipamentos monitoram os índices pluviométricos no município e estão localizados no Alto do Caledônia, Córrego Dantas e às margens dos rios Bengalas, Santo Antônio e Cônego.
A visita proporcionou o estreitamento das relações com a nova administração municipal e foi acompanhada pelo comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente-coronel João Paulo Mori, e pelo coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, tenente-coronel Roberto Robadey. Ambos destacaram que este primeiro contato também proporcionou maior troca de informações, visando ao melhor aproveitamento dos dados produzidos pelas estações.
Na ocasião, Robadey aproveitou para agendar uma visita à sede da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), que agora integra o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Segundo ele, a visita objetiva promover maior intercâmbio entre os órgãos municipais de segurança que agora integram a Secretaria Municipal de Ordem Urbana e o instituto estadual.
Alerta do Inmet para o fim de semana
A Defesa Civil também divulgou alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para as próximas 120 horas em Nova Friburgo. O prognóstico prevê um alto índice pluviométrico a partir das 22h deste sábado, 17. A situação mais crítica está prevista para ocorrer a partir das 22h deste domingo, 18, conforme demonstrado em imagem divulgada na última quarta-feira, 14, pelo instituto.
A previsão do Climatempo também indica um alto índice pluviométrico para o fim de semana. Para este sábado, 17, a estimativa é de uma precipitação de 46mm e de 44mm no domingo. “Por enquanto não há motivos para preocupações, já que neste período de instabilidade o prognóstico pode mudar”, afirma Robadey.
Deixe o seu comentário