Envelhecimento e diabetes favorecem o surgimento de problemas oculares

Consultas a partir dos 40 anos auxiliam a prevenção desses males
terça-feira, 08 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Milhões de idosos sofrem com problemas de visão como catarata e glaucoma. Exames periódicos a partir dos 40 anos, no entanto, possibilitam prevenir as doenças ou reduzir seus danos. A catarata é a maior causa de cegueira no mundo. Ocorre um problema no cristalino, que é a lente natural do olho, em decorrência do envelhecimento. É como se houvesse uma fumaça na frente. Geralmente acontece nos dois olhos, mas de maneira assimétrica. O tratamento é feito por meio de cirurgia. Se a pessoa não tiver mais nenhum problema ela é operada e vê tudo de novo. Em Nova Friburgo, a Fundação Leão XIII costuma desenvolver ações periódicas com a promoção de exames oftalmológicos em pessoas maiores de 40 anos, encaminhando pacientes para mutirões de cirurgias de catarata. A entidade funciona no antigo posto de saúde na esquina das ruas Augusto Cardoso e José Eugênio Müller, no Centro.

No glaucoma, as dificuldades na visão começam na lateral do olho, tornando mais difícil a percepção dos problemas do paciente. O diagnóstico precoce, nesse caso, é essencial: se descoberto no início, na maioria dos casos é tratado com um colírio. Algumas pessoas, no entanto, precisam recorrer à cirurgia. A doença atinge principalmente negros e pessoas com histórico familiar. Míopes e diabéticos também fazem parte dos grupos de risco. Outro problema é a degeneração macular, que atinge a mácula, área central da retina, e afeta principalmente a capacidade de ver detalhes. A pessoa tem manchas cinzas no meio da visão. É uma doença incapacitante.

A retinopatia diabética, por fim, é uma complicação do diabetes: o nível de açúcar causa lesões nos vasos sanguíneos dos olhos. Em casos mais graves acontece uma hemorragia, que pode levar à perda de visão. É possível, no entanto, detectar o problema antes dessa fase e tratá-lo. O tratamento pode ser a laser (nos estágios iniciais) ou cirúrgico (depois da hemorragia). O paciente, contudo, não fica curado: é possível apenas deter o avanço da doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: envelhecimento | diabetes | ocular | olho | oculares | glaucoma
Publicidade