Entrevistados dizem não ter nada a festejar desde a tragédia de janeiro

terça-feira, 06 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Na última semana a equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA saiu às ruas para realizar mais uma série para a seção Opiniões, publicada todas as terças-feiras. Desta vez, a pergunta em pauta era: “Desde a tragédia de janeiro, qual a melhor notícia que Nova Friburgo recebeu?”.

O resultado, no entanto, foi desanimador. Quinze pessoas abordadas disseram nada ter a comemorar; algumas disseram não se lembrar de qualquer boa notícia—e ainda teve quem se esquivasse ao tomar conhecimento do tema.

O sentimento que predominou durante alguns contatos foi indignação, revolta com o estado de calamidade do município, descrença em relação aos políticos, desalento com a indiferença das autoridades. Estas foram as expressões mais expostas, geralmente ditas às pressas, como quem não acredita mais que valha a pena sequer reclamar.

Um taxista que não quis revelar sua identidade foi categórico ao afirmar que tinha sim, uma boa notícia: “Sobrevivi!”. Já uma senhora comentou: “Esta cidade está abandonada, nada foi feito desde a tragédia. A situação de Nova Friburgo é uma vergonha”. Nem mesmo as conquistas e êxitos obtidos na área esportiva—o acesso do Friburguense à série A do Campeonato Carioca, a participação do lateral Rafael Galhardo na conquista do Mundial Sub20, com a Seleção Brasileira, e a vitória do lutador Edson Barboza no UFC 134, no Rio de Janeiro—parecem amenizar o sentimento de tristeza e desesperança dos entrevistados.

Assim sendo, fica aqui o registro de uma matéria que se pretendia de um jeito, mas acabou saindo de outro. Nem por isso, menos digna de atenção—afinal, reporta o que está nas ruas, nos corações e mentes de friburguenses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade